Follow by Email

sábado, 25 de dezembro de 2010

Elvis e o Karatê

Até o Elvis, o Rei do Rock, praticou a arte niponica!

Em 1959, Elvis descobriu a arte marcial, por assim dizer, na Alemanha enquanto servia o exército em Bad Nauhein. Seu primeiro instrutor foi um alemão, Juergen Seydal. Elvis dedicou-se de corpo e alma a essa nova paixão, o karatê. Muitos achavam que aquela nova mania não passaria de alguns meses, porém o karatê acompanhou o Rei até o fim de sua vida. Ele treinou também, com Hank Slemansky, que concedeu a ele sua primeira faixa preta, pouco antes de regressar aos Estados Unidos em 1960. Embora tenha começado no estilo Shotokan, e ganho sua primeira faixa preta no Chito-ryu, sua maior influência foi um estilo livre, o Kempo. Ed Parker, introduziu seu método revolucionário de ensino do Kempo à milhares de americanos. Ainda em 1960, quando foi assistir a uma demonstração, Elvis ficou impressionado com aquele novo estilo de karatê, e na primeira oportunidade disse a Parker - "Você parece ser um rebelde no seu campo, assim como sou no meu." Logo depois, Ed Parker passou a treiná-lo.

A partir de 1970, ele começou a treinar com Kang Rhee em Memphis. Ao novo mestre, que logo tornou-se amigo, presenteou com 50.000 dólares para construir uma nova escola, um Cadillac, guitarras, uma joia pessoal, etc. Entretanto, continuou treinando com Ed Parker na Califórnia, a quem também deu um Cadillac.
Ao que se sabe, Elvis passou para segundo grau em 1963 e conseguiu o terceiro e quarto grau em algum momento dos anos 60, o quinto em 1971, o sexto no início de 1973; o Rei alcançou oitavo grau de faixa preta em Agosto de 1974. Ele comemorou esse feito num show, falando à platéia sobre os 16 anos que vinha praticando o karatê, falando também de sua nova e futuras conquistas neste esporte.
Durante os anos 70, suas apresentações performáticas foram todas inspiradas no Karatê, fazendo movimentos de mãos e pernas durante as músicas dando um ritmo delirante as suas interpretações.
Não era difícil ver Elvis demonstrando algum "Kata" durante canções, como em "Suspicious Minds" e "Polk salad Annie", entre outras.






















Fonte: http://www.members.tripod.com/chuca_paz/karate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário