quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sensei Yoshizo Machida


Yoshizo Machida (nascido em 29 de janeiro de 1946, em Ibaraki, Japão), é um carateca brasileiro. É o pai de Lyoto Machida.[1] Imigrou para o Brasil em 1968. Iniciou seus treinamentos em 1961 tendo treinado com os mestres Togushi, Nakayama, Nishiyama, Masahiko Tanaka e Takahashi Yoshimasa. Aos 19 anos foi campeão de Kumite no Torneio da Ilha de Okinawa. Sensei Machida treina karatê porque gosta e diz que se deve treinar para vencer a si próprio (Força do Espírito). Atualmente é o presidente de honra da JKA Brasil e possui Faixa Preta 7° Dan da JKA (Japan Karate Association) e 8° Dan da Federação Internacional de Karate Tradicional.
Presentemente, reside no estado do Pará, há mais de 30 anos, onde ministra aulas de artes marciais. Antes de residir no estado do Pará, Yoshizo Machida, treinava no estado da Bahia em parceria do baiano Caribé.

 Feitos de Yoshizo Machida

Em 1966, no 1° Campeonato em Okinawa, foi campeão em kumite. No ano seguinte, em 1967, no Campeonato do Japão (na categoria de Universidade) foi campeão de Kata e 3° lugar de luta.
Em 1968 chegou ao Brasil em abril (Belém-Pará). Já em 1970, no Campeonato "Olimpíada em Brasília", foi campeão de kumite e kata.
Em seguida, em 1971 participou do II Campeonato Brasileiro de Karate, em Brasília, excercendo a função de Técnico da Seleção Baiana. Foi o segundo colocado em Kumite e Kata.
Em 1972 e 1973 participou do III e IV Campeonato Brasileiro (Rio de Janeiro), exercendo a função de Técnico da Seleção Baiana. Sendo campeão geral em ambas as edições. Este ano, 1973, foi muito importante para Sensei Machida, pois participou do campeonato Panamericano (Rio de Janeiro), exercendo a função de Técnico da Seleção Brasileira alcançando o 2° Lugar. Ainda participou do Campeonato Mundial de Karate Shotokan em Tóquio, no Japão, sendo o segundo colocado e a partir de 1975 atuou como árbitro em inúmeros campeonatos.
Em 1987 afastou-se da Confederação Brasileira de Karate, para no ano de 1988 fundar a Confederaçao Brasileira de Karate Tradicional. Nos dias de hoje, é um dos responsáveis pela JKA no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.