sexta-feira, 18 de março de 2011

9 Incríveis insetos-plantas

Conheça os dez mais incríveis insetos com o poder de se clamufar, pode parecer incrível, mas são apenas insetos. Eles usam estas adaptações em suas formas como maneira de se proteger dos predadores e também para se ocultar das suas presas. Vamos ver?
Para ver os insetos-plantas clique em Leia Mais
 
Mas olhando bem você vai ver que são vários insetos ali.
KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
O segredo deste animais é sua organização quase militar em termos de posicionamento. Vistos a distância, eles parecem ser um único conjunto de folhas. Este animal é nativo das florestas de Madagascar.O interessante é que as ninfas deste inseto também são exímias peritas na arte do disfarce.
3
Olhando rapido pode parecer uma singela floração ou algum tipo de fungo parasita na árvore mas de perto vemos que se trata das ninfas do inseto e sua engenhosa camuflagem.
4
Bicho folha (Phillidae) - O nome já diz tudo, né? Nos EUA são chamados de folhas vivas.
5
Esta família de insetos é bem vasta e variada, compreendendo animais que se assemelham a diversos tipos de folhas. A simulação chega a um grau de perfeição que as “folhas” contém lesões e recortes nas bordas, como uma folha de verdade que foi roída ou atacada por fungos.
6
Muitos possuem requintes de camuflagem, como veios similares aos das folhas das árvores onde se escondem, cantinhos ressecados e até alguns animais da família Phillidae parecem folhas secas.
7
Estes insetos são muito antigos, com fósseis registrados em tempos anteriores aos dinossauros! Prova que a camuflagem é bem eficiente.
8
Borboleta folhas – É nativa da Amazônia e engana bem que são duas folhas juntas.
9
Veja que incrível como esta borboleta some no chão da floresta. Ela está aí bem no meio da foto:
10
Esta aqui é a borboleta folha do tipo encontrado na serra do Japi, em SP. Incrível, né?
1112(créditos Birds & Blooms, 2004)
Existem vários tipos de borboletas-folha. Esta abaixo é uma Gonepteryx rhamni (fonte)
13
Outro mestre do disfarce é o Bicho-pau (Phiblossoma phyllinum). Ele fica horas parado e geralmente passa batido. Seu corpo delgado e comprido engana bem como um pedaço de galho ou graveto sem folhas.
Você acha que isso é uma bacia cheia de gravetos? Não. É uma bacia cheia de bichos-pau.

14
O bicho pau está nesta foto.
15
Aqui vemos o inseto com melhor definição.
16
Inseto feio mas que se disfarça muito bem em troncos é o jequiranabóia amazônico. Basta olhar para este inseto para qualquer índio correr de medo. O troço tem cara de jacaré! Mas a verdade é que apesar da fama de assassino, este inseto é absolutamente inofensivo. São duas espécies que compartilham o nome e características principais, como a cabeça de cobra-jacaré. Eles são os Fulgora lanternaria e a Fulgora lampetis  (Fonte)
jequiti2jequiti6 
As mariposas costumam se disfarçar em cascas de arvores para desaparecer. Alguns exemplos clássicos do mimetismo usam as mariposas como exemplos:
171819
Algumas chegam ao requinte de simular líquens.
20
Lagartas também costumam ser eficientes na arte de sumir no mato. isso geralmente causa problemas pois muitas delas contém um veneno bastante forte que podem afetar o homem. Conheço casos de pessoas que encostaram em “taturanas” (Lonomia) e perderam os movimentos dos membros temporariamente em decorrência do efeito tóxico dos espinhos.
2122
Alguns insetos usam a aparência das flores como seus meios de se ocultar.
23a
Veja como este inseto desaparece no meio de flores:
2324(créditos Igor Siwanowich)
25(créditos Igor Siwanowich)
26(créditos Igor Siwanowich)
Outro inseto com incrível aparencia que podem literalmente sumir dependendo do tipo de vegetação em que se encontra é o Louva-Deus. Existem inúmeras variedades de Louva-Deus, como os que parecem flores acima e os que parecem folhas caídas e até mesmo aqueles que simplesmente são confusos demais para o predador reconhecer um padrão.
27(créditos Igor Siwanowich)
28(créditos Igor Siwanowich)
Os grilos também costumam ser feras em se esconder. Tem um grilo enorme bem no meio desta foto.
29
30
Fonte: 1 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.