terça-feira, 29 de março de 2011

A mais jovem faixa preta do mundo

07/10/2009
Varsha: faixa preta aos cinco anos
Ela tem apenas cinco anos e é uma fera no karatê. A indiana Varsha Vinot é a mais jovem faixa preta no mundo. Ela viajou da Índia para a Inglaterra como convidada especial do Campeonato de Karatê de Londres. Varsha enfrentou Juan Moreno, um outro craque desse esporte, que irá representar a Grã-Bretanha no Campeonato Europeu de 2010. A luta não era para valer, mas Juan Moreno disse ter ficado “chocado” com a performance da garotinha. “Ela é o máximo. É difícil lembrar que ela tem apenas cinco anos. A habilidade e a concentração dela são impressionantes”, disse ele.

Com um laço da Minnie, a menina indiana da cidade de Purakkad, em Kerala, contou ao jornal inglês The Sun que entrou no karatê aos dois anos. “Meu pai é instrutor profissional. Eu costumava vê-lo praticar e, certa vez, perguntei a ele se poderia entrar nas aulas”, diz. Varsha afirma que, nessa época, o aluno mais velho era um senhor de 55 anos e todos sorriam quando viam a menininha de dois anos entrar para lutar.

Em apenas seis meses, a pequena ninja conseguiu a faixa amarela. Em três anos, conseguiu mais seis faixas até atingir a categoria máxima dessa arte marcial. Isso graças às duas horas e meia de treinos diários com o pai, Vinod Viswanatha, de 37 anos. Hoje Varsha é capaz de usar até armas letais do karatê.

Na Índia, ainda hoje, a preferência é pela educação dos meninos. Então Varsha, ao atingir a faixa preta, venceu duas vezes no karatê. Por ser pequena e por ser uma célebre representante do sexo feminino. Como a Martha disse em seu post sobre os meninos cheerleaders, a prática de esportes deveria ser igualitária para ambos os sexos. Se esse pensamento prevalecesse no país, que será hospedeiro das Olimpíadas, certamente todas as nossas crianças seriam beneficiadas. Você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.