quinta-feira, 17 de março de 2011

Mestre Ydenir Machado (KARATE)






Ydenir Machado { KARATE }


Kyoshi Ydenir P. Machado é considerado por muitos como um dos maiores conhecedores de Goju-Ryu do mundo. Nasceu em 10 de agosto de 1958 em Santo André/ SP. Ainda garoto aprendeu com o avô o básico de Luta-livre e Boxe, porém, assistindo os antigos programas de telecatch, que passavam em vários canais de televisão, se encantou com o nome Karate, arte usada por lutadores como Fantomas e Kitaka, e passou a querer aprender. Depois de muita procura conheceu Mestre Morihiro Yamauchi, procurando-o e levando todo o dinheiro que tinha guardado, mas não era suficiente para pagar a matrícula e a mensalidade, então pegou do porquinho as moedas e iniciou em 1974 o Karate Do Goju Ryu. Com esse mestre alcançou o 5ºdan, vindo a desligar-se do mesmo por problemas políticos.
No decorrer do tempo treinou Taekwondo (chegou ao 1º gub), Fei Hok Pai, Hung Gar, Wing Chun, Tai Chi Chuan, Luta Livre e noções de Jiu Jitsu, porém, embora respeitando todos os estilos, o amor ao Karate sempre foi maior permanecendo no Goju-Ryu. Em 1976 foi vice-campeão interestadual de Karate Goju Kai (Itapira/ SP) e em 1978 foi campeão nacional (V. Carrão, São Paulo/ SP) período em que todas as famílias Goju Ryu participavam juntas.
Desenvolveu respeito e amizade aos mestres dessa arte, com quem mantém constante contato, sendo que foi escolhido pelo Grande Mestre Kiichi Nakamoto (10º dan em Goju Ryu e em Kobudo) por indicação do Mestre português Jaime Pereira (8ºdan) para representar o Goju Ryu Okinawa-kan Karate Do Kyokai no Brasil sendo reconhecido como 7ºdan pelo grande mestre.
Kyoshi Ydenir pesquisa o Karate, mais precisamente o Goju Ryu com afinco, em suas palavras ”Praticar Goju Ryu Karate é uma maneira de viver desenvolvendo um acordo moral, social, espiritual de viver”, ou “Praticar Goju Ryu é aprender a alta administração da vida”. Acrescenta ainda que dever-se-ia valorizar a busca filosófica - o Budo, como essência do Karate.
Doutor em Teologia e Filosofia da Religião, possui diversos títulos de Doutor Honoris Causa, Psicanalista, Juiz de Paz Eclesiástico, Arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil (www.igrejaanglicanasp.com.br), jornalista, escritor, professor universitário, detentor de centenas de condecorações, medalhas nacionais e internacionais sendo membro de academias, associações e institutos nacionais e internacionais.
É membro da Liga Portuguesa de Karate Do Goju Ryu que é presidida pelo Shihan Humberto Nuno Lopes; reconhecido pela Federação Brasileira de Karate e Kobudo como 8ºdan e 7ºdan em Kobudo (presidente Péricles D. Veiga). Goza da amizade do Presidente da Confederação Brasileira de Karate (CBK), Comendador Edgar Ferraz de Oliveira e do Presidente da Federação Paulista de Karate (FPK) Mestre Pedro Oshiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.