quinta-feira, 24 de março de 2011

Morihei Ueshiba, O´Sensei

Fonte: The Aikido Student Handbook by Greg O’Connor
Tradução: Jose Roberto Bueno
Pesquisa de Vídeo: Julio Moreira (Acadêmia CLAM Goiânia)

 Fundador do Aikido foi alguém que, provavelmente como você, procurava estar em paz qualquer que fosse a circunstância. Ele desejava manter uma conexão harmoniosa com todas as coisas por todo tempo. A medida que o tempo passava e suas habilidades marciais tornavam-se fenomenais, ele falava mais e mais sobre nossa família humana global e da necessidade dve cada pessoa estar aberta para os caminhos da natureza e do universo; viver o amor e o respeito por todos os seres com o objetivo de curarmos a nós mesmos e o mundo.



O produto de sua vida e o seu presente para nós é o Aikido.



Ele nasceu com o nome Morihei Ueshiba em 1883 em Tanabe, uma pequena vila japonesa de pescadores e camponeses. Seu nome, Morihei, significando "paz abundante" foi profético.



Começou seus estudos de artes marciais na sua juventude. Treinou primeiramente Sumo, em seguida espada tradicional, uso de lança e Ju Jutsu, enquanto ao mesmo tempo se dedicava com voraz apetite a matemática, física e estudos espirituais. Investindo anos em treinamento sua proficiência e reputação como um renomado mestre de artes marciais crescia. Sua fama atraiu muitos desafiantes que vinham testar suas habilidades e refutar a lenda de grande guerreiro. Inevitavelmente ele venceria a todos - muitos vieram a pedir para serem aceitos como alunos.


Após um destes encontros onde ele facilmente se evadiu de repetidos golpes com uma espada de madeira, e assim fazendo sem ferir seu desafiante, ele teve uma luminosa revelação. Vencer como resultado de uma derrota de alguém não é uma verdadeira vitória. A partir deste ponto suas profundas crenças espirituais e sua extraordinária arte marcial tornaram-se uma coisa só.



Em 1941, O-Sensei (Grande Mestre), como ele mais tarde seria conhecido, começou a chamar seu sistema de arte marcial de Aikido - "o caminho da harmonia e do amor". Ele ainda atraia muitas pessoas, mas agora elas vinham em profunda admiração e respeito por uma lenda viva e pelo poder de seu Aikido.



O-Sensei manteve um estilo de vida simples por toda sua vida e uma forte ligação com a terra através de sua pequena fazenda. Ele amava o trabalho com o solo, o plantio, os cuidados no crescimento e a colheita. Ele fez o mesmo com o seu Aikido, crescendo agora por todo mundo, com milhões de sementes espalhando o alimento do Aikido.



O-Sensei viu o grande potencial do Aikido pra criar uma cura global e encorajava seus alunos a levarem o Aikido para o mundo. O propósito do Aikido, ele dizia, "é construir um céu na terra organizando as pessoas num convívio de amizade e harmonia.  Eu ensino esta arte para ajudar meus alunos a aprender como servir seus próximos."

O-Sensei faleceu em 26 de abril de 1969, sabendo que seu amado Aikido já estava sendo ensinado e praticado não apenas no Japão, mas em vários lugares do mundo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.