quinta-feira, 24 de março de 2011

Rei Zulu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casimiro de Nascimento Martins
Estatísticas
ApelidoRei Zulu
Altura1,93 m
Peso104 kg
NacionalidadeBrasil Brasileiro
Data de nascimento9 de junho de 1947 
Cidade natalSão Luís do Maranhão
ModalidadeLuta Livre
Cartel no MMA
Vitórias5
    Por nocaute3
    Por finalização2
Derrotas10
    Por nocaute3
    Por finalização3
    Por decisão2
    Por outros2
Rei Zulu no Sherdog
Rei Zulu no Full Contact Fighter
Casimiro de Nascimento Martins, conhecido por Rei Zulu, (São Luís do Maranhão, 9 de junho de 1947) é um lutador de vale-tudo brasileiro. É pai do também lutador Zuluzinho. Rei Zulu ficou famoso por desafiar lutadores do Brasil e de outras partes do mundo. Em 1980, depois de 17 anos de competição, Rei Zulu era considerado invicto após 150 lutas. Foi então que, Rei Zulu lançou um desafio à família Gracie para provar quem era o melhor Vale Tudo fighter de toda a nação.
Tambem invicto Rickson Gracie lutou com Rei Zulu em um combate televisionado histórico no Brasil. Em uma luta dura, Rei Zulu perdeu sua invencibilidade quando Rickson Gracie o derrotou por finalização. Em um reencontro poucos anos depois, Rei Zulu foi derrotado novamente por finalização. Porém, no dia 30 de Novembro de 1984 Rei Zulu alcançou sua maior vitória sobre o competidor Sergio Batarelli, lutador de kickboxe de contato, no evento JJ vs MA-Jiu-Jitsu vs Martial Arts.
Rei Zulu já era considerado uma figura lendária em MMA (Mixed Martial Arts) e continuava a lutar. Em 1990, foi derrotado por nocaute por James Adler. Em 6 de Abril de 2000 no Piauí, Brasil em um combate televisionado, Rei Zulu, com 55 anos de idade, perdeu por nocaute para Wellington Dourado. Rei Zulu perdeu o combate quando foi atingido, caindo do rigue e desmaiando ao bater com a cabeça no chão.
Porém Rei Zulu continuou a lutar, pois esta é a unica profissão que ele conhecia. Em 2007, aos 62 anos, Rei Zulu teve três lutas no Brasil e venceu todas elas por nocaute. Ele também foi instrutor de seu filho Zuluzinho.
Em 7 de Fevereiro de 2008, em uma entrevista para Sherdog.com, Rei Zulu disse que vai continuar a lutar. Ele espera ainda lutar com antigos lutadores americanos como Skip Hall (MMA), e o campeão de pesos pesados da UFC Dan Severn, um dos poucos lutadores que ultrapassaram a marca de 100 lutas (91-16-7).
Em 6 de Julho de 2008, Rei Zulu, aos 63 anos, perdeu por desclassificação no 1º round para Santos Samurai no Desafio de Giantes 10 no Brasil.

 Rei Zulu X Rickson Gracie: O Maior Clássico do Vale- Tudo Mundial

A família Gracie estava apreensiva pela primeira vez em uma luta de um membro da família, seu pai e seu irmão Rolls não queriam que ele lutasse, Rolls que era até então o melhor lutador Gracie queria ir no lugar do irmão mais novo, Rolss foi naquela época, um lutador avançado para seu tempo, pois não era somente faixa preta em Jiu-Jitsu, mas também em Muay Thay e tinha noção de várias outras lutas, era completo, sabia lutar no chão e em pé com a mesma eficiência, excelência que só nos dias atuais foi descoberto pelos demais lutadores.
O temido e famoso Rei Zulu até então estava invicto há 150 lutas, saia pelo Brasil em caravana para desafiar os lutadores das cidades por onde passava. Com a importância crescente de Rickson, somente Rei Zulu poderia silenciá-lo, então foi organizado a luta para se provar qual arte marcial era superior.
A PRIMEIRA LUTA: Antes do combate histórico começar, no ringue, Rei Zulu debochava de Rickson Gracie imitando uma galinha, era uma alusão ao fato do Gracie ser jovem, franzino e um “anão” perto dele. A primeira luta ocorreu em Brasília em meio a um público ensandecido, foi um Vale-Tudo autêntico, infelizmente a gravação da luta foi perdida, sobrando apenas fotos achadas recentemente e que foram publicadas na revista “Gracie Magazine n.90” que traz logo na capa Rickson acertando cotovelada no pescoço de Zulu. Com isso podemos ter a dimensão que todos que viram a luta falam, que foi uma luta realmente selvagem e a mais difícil tanto de Rickson quanto de Zulu, segundo eles próprios… Logo no começo da luta Gracie desfere uma joelhada em Zulu, quebrando-lhe os dentes, Zulu no seu vigor de 1,90 m e quase 100 kg, mesmo sangrando muito continua na luta como se nada tivesse acontecido e consegue jogar Rickson Gracie 3 vezes para fora do ringue, há uma foto (página 32) em que Rei Zulu desfere um violento golpe nas costas de Rickson e este cai fora do ringue, o público vai a loucura. Há também aquelas que mostram Rickson já nas costas acertando cotoveladas e outra socando nas costas (página 33).
Por fim, o inimaginável aconteceu, o Grande Rei Zulu não era imbatível e conheceu a sua primeira derrota para um menino de 20 anos, Rickson vence por mata-leão, mas a luta continua entre o público pró- Jiu-Jitsu e Pró Luta-Livre, houve quebradeira dentro e fora do ginásio.
A SEGUNDA LUTA: Na revanche, Rickson tenta derrubar o oponente e cair por cima, mas devido a força de Rei Zulu, este ergue e atira Rickson violentamente de costas no chão, Rickson Gracie passou toda luta por baixo, mas, ativo na guarda presa pra impedir os golpes do ativo Zulu, que tentava se desvencilhar, dar cabeçadas, cotoveladas, socos e estrangular Rickson com os dedos, golpes estes sempre frustrados pela técnica defensiva de Rickson.
Enquanto isso, Rickson Gracie prendendo Rei Zulu na guarda, desferia golpes com os calcanhares nos rins de Zulu até que conseguiu escorregar e segurar Zulu, aplicando-lhe um mata-leão, algo que como sua marca registrada, finalizando assim a luta campal.
OBS: Atualmente, Rei Zulu, uma lenda do Vale-Tudo, aos 62 anos de idade, continua a lutar torneios e desafios principalmente no interior do Estado do Maranhão para garantir o seu sustento e de sua família, Zulu disse em entrevista para o site Sherdog que Rickson Gracie foi o melhor lutador que ele enfrentou em toda a sua carreira, e que gostaria de vê-lo lutando com Zuluzinho: “da mesma forma que eu dei uma chance ao Rickson quando ele era um 'menino', gostaria que ele desse uma oportunidade ao meu filho”. Antes da extinção do PRIDE, Rei Zulu acompanhava seu filho Zuluzinho em suas lutas e estava sendo cogitada a sua luta de aposentadoria neste evento.

CURIOSIDADES

  • Rei Zulu nunca praticou artes marciais, desenvolveu seu estilo próprio que se aproxima de brigas de ruas.

  • Rei Zulu tornou-se famoso também pelas caretas que faz enquanto luta. Ele diz que as caretas são para mostrar que está feliz por estar ali.

  • Rei Zulu nunca frequentou academias de musculação, mas desenvolveu um estilo de luta próprio, e realiza seu treinamento físico diariamente com pedras pesadas, pneus, marreta e diz não gostar de frequentar academia, por isso treina no quintal de casa.

  • Rei Zulu é considerado por Rickson Gracie o mais difícil oponente com quem já lutou. Após as lutas contra o temido Rei Zulu, Rickson não teve outros adversários à altura enquanto lutou.

  • Possuia uma força naturalmente descomunal.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.