domingo, 24 de abril de 2011

Dr. Sohaku Bastos - PARTE III & IV

FONTE: http://sohaku.com.br/?page_id=14

Década de 80
1981– Torna-se professor de Medicina Oriental e seus Recursos Terapêuticos do Curso de Medicina Natural do Centro de Saúde Comunitária do INAMPS.
1982– Escreve O Livro do Shiatsu pela Editora Ground, São Paulo.
1982– Concede entrevista à Revista Mulher – Editora Bloch

1984– Conclui o Curso de Extensão em Terapêutica da Dor Crônica do Hospital de Clínicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1984– Escreve o livro Introdução à Medicina Psicossomática Oriental – Editora Aquarius – São Paulo
1984– Promove como professor e coordenador o Curso de Formação em Shiatsuterapia para Fisioterapeutas da Associação do Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro – AFERJ
1986– Dirige o Retiro Budista no Convento dos Jesuítas Padre Anchieta, Rio de Janeiro
Durante o retiro
1986– A Sohaku-In Foundation, dirigida por Dr. Sohaku e fundada em 1974, estabelece a Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental – ABACO para promover cursos oficiais de Shiatsu e Acupuntura no Brasil autorizados pelos Sistemas Estaduais de Educação.
1987– Transfere a Comunidade Budista Sohaku-In do bairro do Grajaú para Laranjeiras (Rua Alice 1150)
1987– Coordena o Curso de Medicina Integrada promovido pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
1988– Inicia a complementação de estudos no Sri Lanka para obter o título de Bacharel em Medicina, visando a matrícula no curso de Doutorado em Acupuntura na The Open International University, em Colombo.
Década de 90
1990 Conclui o curso de Bacharelado em Medicina pela Faculdade de Estudos Médicos da The Open International University, Colombo, Sri Lanka.
Recebe o título de Bacharel em Medicina das mãos do ministro da educação na presença do reitor Dr. Anton Jayasuriya
1992 – Funda a Sociedade Brasileira de Eletroacupuntura-SOBEA
1992 – Participa como conferencista do 6º Congresso Brasileiro de Acupuntura da Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – São Paulo – e, juntamente com Dr. Francisco Pereira, passam a representar a ABA no Rio de Janeiro, temporariamente.
1992 – Escreve o livro Tratado de Eletroacupuntura: Perspectivas Científicas - Teoria e Prática pela Editora Numen, Rio de Janeiro.
1992 Matricula-se no Curso de Doutorado em Acupuntura da Faculdade de Estudos Médicos da The Open Internacional University, Sri Lanka, na modalidade semipresencial.
1992 – Torna-se professor-conferencista da disciplina de Eletroacupuntura do Curso de Pós-graduação de Acupuntura da Universidade de Mogi das Cruzes – São Paulo
1992 – Torna-se Professor da disciplina de Eletroacupuntura da Medicina Alternativa Institute – Colombo, Sri Lanka
1992 – Obtém o registro de Membro do Instituto de Acupuntura e Medicinas Naturais da Comunidade Britânica
1992 – Participa como conferencista do 1º Seminário de Medicina Chinesa do Rio de Janeiro do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro - IARJ
1992 – É entrevistado pela revista Mulher de Hoje.

1993 – Recebe a Moção de Congratulações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo lançamento do livro Tratado de Eletroacupuntura
1993 – Aprova na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro o 1º Curso Oficial de Shiatsuterapia e Acupuntura no Brasil, convalidando estudos dos alunos concluintes desde 1988 da Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental - ABACO.
1993 – Aprova o plano de Curso de Formação em Acupuntura para graduados em Fisioterapia da ABACO no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional- COFFITO, Brasília.
1993 – Recebe o Diploma e a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Recebe a medalha de sua mãe brasileira Maria de Lourdes Rego Bastos.
Recebe o diploma do representante da Câmara Municipal
1994 – Recebe o Diploma e a Medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Recebe o diploma do Deputado Sivuca
1994 – Conferencista convidado pelo Diretor do Curso de Acupuntura Médica, Prof. Ysao Yamamura, para dirigir com o seu ex-aluno Dr. Francisco Pereira as palestras sobre as disciplinas de Eletroacupuntura e Eletrodiagnóstico do Curso Avançado de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina.
1994– Funda na sede da ABACO, no Rio de Janeiro, a Confederação Nacional de Acupuntura e Terapias Afins – CONAT, juntamente com representantes do Rio e de São Paulo, da ABAA, ABA, CEATA, CWHD, ETOSP, com o apoio de empresas da área de acupuntura.
Na foto com os representantes das instituições
1994– Cria em Porto Alegre a Sociedade de Acupuntura e Terapias Orientais do Rio Grande do Sul - SATORS
1994– Participa do evento com os colegas Evaldo Martins Leite, Duk Ki Kim e Pedro Bueno que recepcionou Dr. Ralph Nogier na promoção do I Curso de Auriculoterapia e Auriculomedicina em São Paulo.
Entre o francês Dr. Nogier e Duk Ki Kim
Com os Drs. Carlos Moryama (Associação Médica) e Evaldo Martins Leite (ABA)
1994– Conclui o curso de Doutorado em Acupuntura pela Faculdade de Estudos Médicos da The Open International University – Colombo, iniciado em 1992 na modalidade semi-presencial.
Recebendo o título do Prof. Dr. Albert Naieyen Kou
Com o Reitor e Chanceler da Universidade Dr. Anton Jayasuriya após a solenidade
Com o ex-presidente do Sri Lanka, Sua Excelência J.R. Jayawardene no coquetel de encerramento do curso e de abertura do 32º Congresso Mundial de Medicinas Complementares, Sri Lanka.
Cumprimentando Sua Excelência o ex-Presidente do Sri Lanka J.R. Jayawardene após a Cerimônia
1994– Conferencista-Sênior do 32º Congresso Mundial de Medicinas Complementares – Colombo, Sri Lanka.
Durante o congresso com o Lama médico tibetano Venerável Gangchen Tulku Rinpoche, o médico cingalês Dr. Vimal de Alves e representantes do Lama no Brasil
1994- Visita o Departamento de Farmacologia da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Hong Kong, China
Com o chefe do Departamento e Dr. Francisco
1994– Conclui o Estágio do Curso de Extensão em Medicina Tradicional Chinesa no VI Hospital Público de Shanghai – República Popular da China

1994– Conclui o Estágio de Acupuntura Clínica no Shanghai Research Institute of Acupuncture and Meridian da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Shanghai – China, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde- OMS e assina convênio acadêmico-científico dessa universidade chinesa com a ABACO

1994- Assina o Convênio Acadêmico-cientifico da ABACO com Colégio de Acupuntura e Moxabustão de Traumato-ortopedia de Beijing (Pequim) do Ministério de Saúde Pública da República Popular da China. Beijing, China.

1994– Torna-se Membro Estrangeiro (oversea member) da Sociedade de Promoção da Ciência Médica Tradicional Chinesa – Hong Kong, China
1994- Visita o escritório de Tóquio da Sociedade Japonesa de Eletroacupuntura e Medicina Ryodoraku e a Clínica Médica de Eletroacupuntura do Dr. Tsutomu Imai.

1994– Visita seu pai espiritual Abade Soko Tajima no Mosteiro Jochi-In em Koyasan, Japão, juntamente com Maria Elisa e seu ex-aluno Dr. Francisco Pereira, Wakayama-ken, Japão.
Dr. Sohaku com seu pai espiritual, Abade Soko Tajima com 96 anos de idade
1995- Firma convênio acadêmico da ABACO/ Sohaku-In Foundation com o American College of Traditional Chinese Medicine. San Francisco, EUA.
Com a Presidente Executiva da Faculdade, Prof. Lixin Huang
1995– Leva ao Sri Lanka 23 acupunturistas brasileiros para atender o Programa do Curso de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) e stricto sensu (Mestrado) em Acupuntura na The Open Internacional University

Grupo de acupunturistas que foi estudar no Sri Lanka
1995– Recebe o título Doutor em Filosofia Médica Oriental (Ph. D.) pela Faculdade de Estudos Médicos da The Open International University (Notoriu Sapere), Colombo, Sri Lanka.
Dr. Sohaku recebendo o título do Prof. Dr. Albert Naieyen Kou
1995– Recebe das mãos do chanceler da The Open International University Dr. Anton Jayasuriya , do Lama médico tibetano Venerável Gangchen Tulku Rinpoche e do Reitor da Universidade de Medicina Chinesa de Taiwan Dr. Albert Naieyen Kou, o título de Chanceler para América do Sul da The Open International University e o Prêmio de Honra da Medicina Tibetana , Colombo, Sri Lanka.
Recebendo os títulos das mãos dos três grandes nomes das medicinas tradicionais do Oriente
1995– Participa da tradução e do lançamento em português do livro “As Bases Científicas da Acupuntura”, de Dr. Anton Jayasuriya, em Colombo, Sri Lanka.
Apresentando o livro com Dr. Jayasuriya
1995– Visita o Hospital de Medicina Ayurvédica do Sri Lanka

1995– Participa do I Curso Alternative Medicine: Implications for Clinical Practice na Harvard Medical School – Harvard University – EUA.
1995– Recebe o Diploma e a Medalha do Prêmio Albert Schweitzer outorgado pela Albert Schweitzer Foundation
1995– Torna-se Fellow da Associação Chinesa de Acupuntura e Moxabustão de Beijing – República Popular da China
Com o Diretor da Associação, Prof. Dr. Yu Hai Ruo
1995– Preside o 1º Congresso Brasileiro de Eletroacupuntura e Fitoterapia Chinesa – Porto Alegre realizado pela SATORS com o apoio da ABACO, ABA, SINDACTOR e CEATA
Mesa composta pelos Drs. Francisco Pereira, Marco Aurélio Dornelles, médica chinesa, Roseane Debatin, Sohaku Bastos, Evaldo Leite, Daniel Okamura e Wu Tou Kwang
Dr. Evaldo recebendo das mãos de Dr. Sohaku o Título de Doutor Honoris Causa da UNIMEC
Composição da mesa sob presidência de Sohaku Bastos e Evado Martins Leite
1995– Preside o I Seminário Internacional de Acupuntura Científica no Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Rio de Janeiro, tendo como convidado especial o Prof. Dr. Sir Anton Jayasuriya
1995– Concede entrevista ao Jornal O Globo.
1995– Concede entrevista ao Jornal do Brasil, no caderno de Ciência.
1996- Participa da Audiência Pública no Senado Federal como expositor (Comissão de Assuntos Sociais – substitutivo do Senador Valmir Campello) que pretendia a aprovação do Projeto de Lei que regulamentaria a Acupuntura no Brasil.
Dr. Sohaku Bastos defende a regulamentação da Acupuntura e da Medicina Oriental no Brasil de forma independente, de acordo com as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1996.
Por este motivo, desde que retornou ao Brasil após seus estudos no Exterior, dedicou-se à prática da Acupuntura de forma independente e integrada aos demais recursos da medicina oriental e não de forma complementar.
Defende o fomento dos sistemas de saúde do Oriente no meio acadêmico e na comunidade científica, entendendo que a Acupuntura deve ser regulamentada com autonomia e que a profissão de acupunturista tenha uma identidade com legitimidade social e academica, como nos Estados Unidos, Japão, China, Sri Lanka, Austrália, Inglaterra, Canadá, entre outros, e que esta não se torne apenas um complemento de profissões de saúde já regulamentadas no Brasil.
Faz pronunciamento na audiência pública sobre Acupuntura no Senado Federal
Discussão no Senado Federal sobre a regulamentação da Acupuntura no Brasil antes
da Audiência Pública
Na foto os Drs. Evaldo, Sohaku, Cairo, Oniki, Wu, entre outros
1996- Estabelece a Representação da The Open International University for Complementary Medicines na América do Sul – Chancelaria para a América do Sul e Reitoria para o Brasil do escritório de representação- UNIMEC.
Posse da Chancelaria na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na presença do Vereador e médico Milton Nahon e outras autoridades
1996– Promove reunião na sede da ABACO com o Deputado Álvaro Vale e representantes da acupuntura japonesa no Brasil com membros da ANDEMO, SINDACTOR e ONIKI
Foto histórica do grupo de acupunturistas japoneses do Rio e de São Paulo com o Deputado Álvaro Vale em defesa da regulamentação da Acupuntura no Brasil , na sede da ABACO, Rio de Janeiro. Presentes: Profs. Sohaku, Oniki,Yamada, Abe, Fujita, Nomi, Okamura, Masuda, Iwai, Carneiro e Francisco
1996– Recebe Moção de Congratulações da Assembléia do Estado do Rio de Janeiro pela abertura da Representação da Universidade Internacional de Medicinas Complementares no Rio de Janeiro.
1996– Escreve o livro Alternativas em Saúde: o Futuro das Medicinas Complementares com o Professor Doutor Anton Jayasuriya (Sohaku-in Edições, Rio de Janeiro)
Na entrada do escritório da Chancelaria
Dr. Jayasuriya mostra o livro em português na Chancelaria da UNIMEC
1996– Concede entrevista ao Jornal O Globo, caderno da família, Rio de Janeiro.

1996– Concede entrevista ao Jornal O Globo, no lançamento do Congresso Mundial de Saúde e Terapias Complementares na parceria Universidade do Estado do Rio de Janeiro e The Open International University for Complementary Medicines
1996– Presidente Executivo do 34º Congresso Mundial de Saúde e Terapias Complementares e da Conferência Mundial de Cuidados Básicos em Saúde na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Mesa da cerimônia de abertura
Título de Doutor Honoris Causa outorgado ao Reitor da UERJ, Prof. Antônio Celso, pela The Open International Univeristy
Público parcial do Congresso
Sendo cumprimentado por Dr. Hésio Cordeiro, Ex-Reitor da UERJ
Mesa de encerramento do Congresso
1996– Preside o 34º Congresso Mundial de Saúde e Terapias Complementares e da Conferência Mundial de Cuidados Básicos em Saúde na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ foi estabelecida a Carta do Rio de Janeiro, com o apoio de diversas instituições de saúde, que criou as diretrizes de cuidados básicos em saúde para o Século XXI.
Mesa de abertura da discussão sobre a Carta do Rio de Janeiro, na UERJ
1996– Convidado Especial da 4ª Conferência Internacional de Saúde Global de Ayurveda do Ministério de Medicinas Nativas do Sri Lanka - Colombo
1996– Recebe o Diploma e a Medalha Estrela de Ouro Internacional da Academia Polonesa de Medicina em Varsóvia, por indicação de seu presidente Dr.Kazimierz Imielinski, juntamente com os doutores Andrew V. Schally, Bengt Samuelsson e Susumu Tonegawa (prêmios Nobel de Medicina em 1977, 1982 e 1987, respectivamente), na presença do Embaixador do Brasil na Polônia.
Recebendo a Condecoração no Palácio Real de Varsóvia das mãos do Presidente da Academia Polonesa de Medicina
Com o Prêmio Nobel de Medicina Dr. Andrew Schally
Na residência do Presidente da Academia e esposa (em pé) com o médico indiano Dr. H. Singh Sandhar
1996– Professor responsável pela disciplina Medicina Oriental em Psicossomática do Curso de Especialização em Medicina Psicossomática – Lato Sensu – da Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro
1996– Recebe Moção de Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pela Presidência do 34º Congresso Mundial de Saúde e Terapias Complementares
1996– Visita a Reitoria da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), representando a Chancelaria da UNIMEC
Com o reitor e a vice-reitora
1996– Preside a Cerimônia da Ordem do Mérito da UNIMEC na Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro.
Mesa de abertura da cerimônia
Autoridades homenageadas: Vereador Milton Nahon, Desembargador Francisco Dober Lovisi, Desembargador Antônio Carlos Amorim, Deputado Jorge Leite, Sr.Rubens César, Sra. Maria Lúcia de Araújo, Sra. Mavy Hamon
1996– Participa como conferencista de Psicossomática e Medicina Oriental do I Fórum de Psicossomática da Universidade Gama Filho
1996– Recebe o Diploma e Colar Real de Ouro da Antiga Ordem Real dos Médicos do Sri Lanka com o título de Royal Physician 1996 – Sri Lanka
Recebendo o Título das mãos do Diretor da Ordem
Com o Lama médico tibetano Venerável Gangchen Tulku Rinpoche
1996- Concede entrevista ao Jornal Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro.
1997- Conclui o Curso de Docência Superior na área da saúde (Pós-graduação Lato Sensu) na Faculdade de Reabilitação da ASCE – Rio de Janeiro
1997- É entrevistado pelo Jornal O Globo.
FONTE: http://sohaku.com.br/?page_id=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.