segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conceito de notebook simula painel de controle das naves de Star Trek


Quem gosta de Star Trek sabe do que vamos falar a seguir. Quando Star Trek: The Next Generation foi ao ar, muita gente criticou os painéis de controle das naves, que eram simplesmente vidros em tom preto, com formas coloridas que eram projetadas nesse vidro. Ao pressionar essas formas no painel, os comandos eram realizados. As críticas eram porque “era tudo meio falso” para os exigentes telespectadores da época.
Conceito de notebook (Foto: Divulgação)Conceito de notebook (Foto: Divulgação)
Pois bem, décadas depois, nos temos o iPhone e o iPad, que faz quase a mesma coisa, e ninguém fala nada. Mas, tudo bem. O tempo foi capaz de mostrar que os trekkers estavam com a razão. Tanto que o conceito do notebook baseado no painel de controle da Star Trek não é algo tão estranho assim.
O notebook foi desenvolvido por Philipp Schaake, membro da equipe de design alemã Sensid Studio, e recebe o nome de Crowd Notebook, e tem como princípio utilizar diversos círculos coloridos em uma área de toque, no lugar onde originalmente estaria o teclado físico. Aliás, nesse caso em específico, o teclado é virtual, bastando um simples acionamento em um símbolo do canto inferior esquerdo para acioná-lo.

Outro recurso interessante do Crowd Notebook é que ele está apto a ser dividido em dois módulos, que podem gerenciar dois conteúdos diferentes do equipamento. É como se você tivesse dois iPads lado a lado, trabalhando como um laptop.
Com tantos recursos diferenciados, o projeto de Philipp conseguiu ficar em segundo lugar na edição 2011 da Fujistu Design Awards. O que é excelente, se levarmos em conta a sua origem, e principalmente, a sua proposta.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/conceito-de-notebook-simula-painel-de-controle-das-naves-de-star-trek.html

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.