terça-feira, 16 de agosto de 2011

DICAS DE AQUARISMO - TIPOS DE AQUÁRIOS


Tipos de aquários

Definição de aquário 
Depósito de água para conservar ou criar peixes ou plantas aquáticas.

Atualmente existe inúmeros tipos de aquários, tanto de água doce quanto de água salgada. Eles podem ser muito simples ou complexos.

Amazônico
Este aquário contem exclusivamente espécies de peixes e plantas da região amazônica.

Bem Plantado
O objetivo principal deste estilo são os peixes ornamentais. As plantas são um elemento decorativo para proporcionar abrigo e conforto os peixes. Sua montagem não segue uma regra especifica, o que vale é o bom gosto do montador.

Biótipo 
É um aquário pouco complexo, formado de peixes e plantas da mesma região. Tenta reproduzir o habitat natural de uma região.

Comunitário
Caracteriza-se pela diversidade das espécies de peixes e plantas. É o aquário mais comum, principalmente entre os aquaristas iniciantes. A sua montagem não segue nenhum padrão específico. O aquário Comunitário também pode ser desprovido de vegetação ou possuir vegetação artificial. Quando montado com zelo e bom gosto tem-se belos exemplares.

Criação
É um aquário destinado a criação, onde os alevinos são mantidos até atingir tamanho adequado. Caso contrário seriam devorados pelos peixes maiores. Em geral é um aquário simples, sem ornamentação, apenas algumas plantas para dar abrigo aos alevinos.

Holandês
Foi inventado pelos holandeses, daí a origem do nome. É considerado pelos aquaristas como o mais bonito. Também é o estilo mais complexo, pois exige um vasto conhecimento de plantas aquáticas, composição química da áqua e iluminação. Mas isto não basta o aquarista precisa ter um extremo bom gosto por paisagismo. Este estilo reproduzir com perfeição um jardim ou uma floresta aquática, são ornamentados harmoniosamente com pedras, troncos e muitas espécies de plantas. No Aquário Holandês o enfoque principal são as plantas, os peixes são coadjuvantes com a finalidade de comer as algas indesejadas. Existe versão Aquária Holandês exclusivamente com plantas. No Aquário Holandês nada acontece ao acaso, tudo é cuidadosamente planejado, por este motivo não pode ser confundido com Aquário de plantas.

Hospital
Aquário pequeno e simples sem cascalho, plantas ou qualquer ornamento. Destinado para tratamento de peixes doentes.

Monoespecífico
É o aquário que abrange uma única espécie. Também não é complexo. Deve ser montado de acordo com as necessidades da espécie escolhida.

Palustre 
Palustre - (paludi do lat. palude), tem o sentido de lagoa. Geralmente este aquário tenta representar um lago ou riacho, tem uma parte seca ornamentada com plantas e pedras. Alguns aquários possuem animais (sapos e répteis), a outra parte é o aquário propriamente dito, em geral são bem ornamentados com muitas plantas, pedras e troncos. O Palustre é um aquário muito bonito, mas requer do aquarista conhecimento e técnica.

Plantas
Este aquário é parecido com o Aquário Holandês. Exclusivamente de plantas, reproduzir de forma simples um jardim ou uma floresta aquática. É um aquário muito bonito e também trabalhoso.

Quarentena
Aquário simples em geral sem ornamento. Destinado a manter os peixes recém adquiridos em observação, afim de evitar a transmissão de doenças para os peixes do aquário principal. O tempo de quarentena é de sete a quinze dias. Se neste período o peixe apresentar alguma enfermidade é tratado neste aquário. O aquário de quarentena e hospital podem ser o mesmo.

Reprodução
É o aquário destinado à reprodução das espécies. A ornamentação, plantas, troncos, pedras e substrato são destinados a proporciona abrigo e conforto para os peixes.

Artigo: Wagner Cremonezi

FONTE:http://www.reidospassaros.com.br/daqua/aquarios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.