segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Maçonaria Feminina: Estamos na contramão da história?

TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA DE: http://mictmr.blogspot.com/2009/06/mulheres-na-maconaria-historia.html
Símbolos da Maçonaria: Esquadro e Compasso


"Quando formardes os dois um,
e o interno como o externo,
e o alto como o baixo,
a fim de fazer o macho
e a fêmea em um só,
para que o macho não se faça macho,
e a fêmea não se faça fêmea,
ingressareis então no reino".
(dito 23 do Evangelho segundo São Tomás)


Esta senhora se chamava Elizabeth Aldworth. Observe que ela usa trajes maçônicos. Note a postura e o que há sobre o livro que ela aponta. Sua iniciação se deu em 1712 na Lodge No44 em Doneraile Court (Inglaterra).
Gravura retratando a primeira mulher na maçonaria

Abaixo vemos um retrato de Maria Deraismes, uma feminista francesa, co-fundadora da Respeitável Loja Le Droit Humain, (Maçonaria Mista), em Paris - 1893.
Foto da fundadora da Loja Maçônica Direitos Humanos de Paris

As mulheres maçons da imagem seguinte estão prontas para a Consagração de Templo exclusivamente feminino St. Ermins (Westminster, EUA). A foto é do dia 26 de Setembro de 1933. A Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid é a quarta mulher da direita para a esquerda.
Consagraçao de Templo Maçônico para Mulheres

Mulheres não participam da Maçonaria? 
A participação das mulheres na maçonaria é muito pouco conhecida por historiadores de nossa época, tendo em vista as dificuldades interpostas, dentre as quais a destruição de uma grande parte dos documentos que comprovavam tais fatos; os próprios maçons de lojas exclusivamente masculinas, resistiam e ainda resistem a idéia de que as mulheres possam fazer parte da sociedade maçônica.

Agora, responda: será que as mulheres da fotografia abaixo estão reunidas para um desfile de moda? (Clique sobre a imagem e ela se ampliará muito, abrindo em uma nova janela).
Reunião Maçônica Feminina

A senhora na “cadeira” de Salomão da foto seguinte é Brenda Taylor a Grão Mestre da Order of Women Freemasons ou Ordem das Mulheres Maçons. (Imagem de 2007).
Grão Mestre da Maçonaria de Mulheres


Para os interessados no tema, recomenda-se a leitura de "A Mulher na Maçonaria: Desde O Século Xvii Até Nossos Dias", de autoria de Esteva Maria Krinski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.