segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PEDRAS QUE ROLAM NA LUA?


PEDRAS QUE ROLAM NA LUA


Pedras enormes se movimentam sozinhas em solo lunar: veja as rotas tomadas por elas. A rocha no canto inferior esquerdo tem 15 metros de diâmetro e já percorreu extenso caminho.


A sonda lunar LRO, da NASA, enviou incríveis fotografias de imensas rochas lunares (Boulders) que se movimentam espontaneamente na superfície do satélite. As imagens mostram algumas rochas em dimensões variadas – uma delas com diâmetro avaliado em 15 metros – que rolaram pelo chão, deixando para trás os registros de seus movimentos.

Conforme mostram as imagens disponibilizadas no site da LRO, algumas dessas rochas seguem em paralelo (na mesma direção), enquanto outras seguem rotas diferentes. Curiosamente, pode-se observar que em um dos casos (acima), uma rocha cruzou a trajetória da outra. Para os cientistas da NASA, as fotografias mostram que estas rochas percorreram longas distâncias nos últimos trinta anos.

Mas, como estas imensas rochas se movimentam por “iniciativa própria” na superfície lunar? Realmente, seria surpreendente, se tais movimentos ocorressem sobre uma superfície plana. No entanto, os movimentos registrados ocorrem em terreno declinado – ainda não se possa ser constatado pelas imagens. Desta maneira, seria como se as rochas rolassem por montanha-abaixo, atraída pela força da gravidade, tal como ocorreria na Terra.

O astrônomo Márcio Rodrigues Mendes, observou as imagens e comentou:-“É possível observar as trilhas desse e de outros ‘boulders’ menores. Observe que alguns parecem dar saltos regulares durante sua queda, ou devido às irregularidades na superfície desses grandes blocos, eles marcam o terreno com os seus pontos mais salientes”, disse.



Astronauta da Apollo 17 (última missão tripulada à Lua) ao ladode uma dessas imensas rochas que se movimentam


Mas, mesmo estando claro que estas enormes rochas estejam se movimentando devido, à força da gravidade lunar sobre um terreno em declive, surgem ainda algumas perguntas: Qual foi a causa de tais deslizamentos? Eles aconteceram simultânea ou esporadicamente

“Respostas a essas perguntas podem propiciar melhor compreensão dos processos erosivos na Lua, que certamente dependerão muito de fatores relacionados à gravidade lunar, uma vez que não há intempéries naquele mundo”, avalia Márcio Mendes.

Para o professor Márcio Mendes, outras questões interessantes que podem ser avaliadas a partir dos muitos resultados gerados pela sonda LRO, referem-se à freqüência com que esses deslizamentos ocorrem, definindo assim, uma escala de tempo para tais eventos. “Como existem registros de muitas das áreas onde esses blocos deslizaram nos últimos 30 anos, talvez seja possível começarmos a definir essa escala de tempo localizando novos deslizamentos”, afirmou.

Portanto, pedras que rolam na Lua, existem, mas, montanha-abaixo.


Fonte:Projeto Vega Ufo.

Um comentário:

  1. Transcrevi na íntegra de: http://esferacosmica.blogspot.com/2011/09/pedras-que-rolam-na-lua.html

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.