Follow by Email

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Big Brother real: Nova função do Facebook ignora privacidade e expõe usuário?!

TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA DE:http://www.libertar.in/2011/11/o-big-brother-real-nova-funcao-do.html


O Big Brother real: Nova função do Facebook ignora privacidade e expõe usuário
E assim a vigilância da vida alheia se torna mais comum e banal... Enquanto acostumam o povo utilizando uma mera rede social criada por Mark Zuckerberg (agente da CIA), a tirania aos poucos vem implantando o estado policial orwelliano (veja um exemplo aqui)...

Espécie de mini-Facebook frenético dentro do próprio Facebook, o Ticker (Novidades, na versão em português), nova barra lateral atualizada em tempo real, pode causar imbróglios porque não obedece às configurações de privacidade do usuário, alerta o especialista em segurança Nelson Novaes Neto.

Disponível atualmente apenas para parte dos usuários, o Ticker mostra atividades dos seus amigos, como comentários que eles fizeram, recados que eles deixaram em outros murais e pessoas que eles adicionaram.

Neto observou que, mesmo se você configurar seu mural para que ele não registre suas novas amizades ou os recados que você deixa, essas informações ficam visíveis para seus contatos no Ticker.
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress


Para ilustrar a situação, Neto criou uma simulação que envolve quatro personagens o marido traído, a mulher infiel, o ex-namorado da mulher e o observador externo, que é amigo do marido e da mulher e o único com acesso ao Ticker.

Na simulação, a mulher remove o ex-namorado de sua lista de amigos depois de reclamações de seu marido.

Depois disso, ela configura seu mural para que não torne públicas suas novas amizades, readiciona o ex-namorado e deixa recados no mural dele. Sem acesso ao Ticker, o marido não fica sabendo dessas ações, mas o observador externo, amigo de ambos, as vê no Ticker e revela a traição ao marido.

A Folha conseguiu reproduzir a simulação com sucesso.

Para Neto, mudanças sensíveis, como a do Ticker, deveriam ser avisadas com clareza pelo Facebook. "Consta nos termos de uso que eles podem mudar o que quiserem, quando quiserem", critica.

Procurado pela Folha, o Facebook afirmou que não se manifestaria sobre o assunto.

PASSARINHO AZUL

Recentemente, o Twitter inaugurou um recurso semelhante, o Activity (Atividade).

A nova aba reúne, também em tempo real, os tuítes seus e de outros usuários marcados como favoritos pelos seus contatos, os perfis que eles começaram a seguir recentemente e os seus tuítes que foram retuitados.

Nenhuma dessas informações é privada --a não ser que o usuário configure sua conta dessa forma--, mas o recurso facilita o acesso a informações que antes só se obtinham após vários cliques.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1011686-nova-funcao-do-facebook-ignora-privacidade-e-expoe-usuario.shtml
Postado por LIBERTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário