sábado, 7 de janeiro de 2012

FOTOS HISTÓRICAS DA PMERJ - MUSEU DA PMERJ

























































































Um comentário:

  1. instalada no 2º andar da ala direita do Regimento Marechal Caetano de Faria e destinada a ser um Centro de Adestramento de Oficiais e Praças, no manuseio das espadas.

    Em virtude da Corporação já possuir uma coleção de armaduras e objetos que enfeitavam os castelos de Lisboa, trazidos por D.João VI, bem como um acervo de armas antigas, usadas desde os primeiros tempos da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, a Sala D’Armas, depositária inicial desse acervo, foi transformada pela Ordem do Dia nº 177, de 27 de julho de 1937, em Museu, recebendo a denominação de Museu e Sala D’Armas General José da Silva Pessôa, numa justa homenagem a esse Ex-Comandante Geral da então Polícia Militar do Distrito Federal.

    Atualmente, o Museu da PMERJ encontra-se instalado na antiga residência do Comandante do Batalhão de Choque, contando com um acervo histórico-cultural de cerca de 3.000 objetos e documentos, que retratam e perpetuam os atos de bravura, sempre conquistados com espírito de lealdade, sacrifício e disciplina dos Policiais Militares.

    O Museu tem o objetivo de inclusão social e valorização da história da PMERJ, como patrimônio cultural de todos, sendo um instrumento para torná–la mais próxima da sociedade e visa, também, reavivar no Policial Militar sua tradição e identidade, preservando a memória histórica da Instituição nos seus mais de duzentos anos de existência.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.