terça-feira, 6 de março de 2012

FARDA DO BPCHQ DA PMERJ IRÁ MUDAR!!!!


De olho na Copa e em 2016, uniforme da PM do Rio será similar ao da polícia de NY

Nova farda, ainda sem exemplar disponível para fotos, busca imagem mais moderna e internacional para a corporação. iG mostra a nova roupa do Batalhão de Choque

Texto:
Foto: Napoleon ColeAmpliar
Uniforme da PM do Rio será da mesma cor daquele da polícia de Nova York
Até o fim deste ano, a Polícia Militar do Rio de Janeiro vai trocar sua farda por um uniforme da cor “azul noite”, semelhante ao da polícia de Nova York. A PM ainda não tem um exemplar disponível do modelo final para foto (a imagem ao lado é de um policial de Nova York, em cujo modelo se inspira a fluminense).
Batalhão de Choque da PM, unidade de elite da corporação, também vai substituir o seu tradicional camuflado cinza. Vai adotar a cor azul (veja fotos abaixo), mas em tom diferente diferente daquele do resto da corporação. Como o Bope, a farda do Choque será peculiar.
A mudança dos uniformes é um processo que vem sendo estudado nos últimos anos pela corporação e por consultoria contratada ao Senai/Cetiqt. A fase de implantação vai se dar até o fim deste ano.
Como o iG revelou em janeiro, o Bope também vai passar a usar em 2012 uma farda camuflada verde, além da tradicional roupa dos “homens de preto”, que ficará reservada para algumas situações.
Cara nova e imagem moderna para a Copa e as Olimpíadas
Foto: Márcia Foletto / Agência O GloboAmpliar
PM com a atual farda, azul acinzentada, que será substituída no dia a dia
Os objetivos de ter um novo uniforme são criar uma imagem mais moderna e internacional da PM, ao mesmo tempo dando aos integrantes da força mais conforto, proteção e eficiência no trabalho. Com vistas à Copa do Mundo em 2014 e às Olimpíadas do Rio-2016, o governo quer dar uma “cara nova” à principal força de segurança ostensiva, atualmente com 43 mil homens.
A cor “azul noite” é usada por polícias como as de Nova York, Miami e da Polícia Nacional da França, por exemplo. É tida como um “padrão internacional”.
A previsão da PM é de que a padronização já comece a ser feita este ano. Além do Bope, as primeiras unidades a adotar o novo uniforme devem ser o Choque, o Batalhão de Policiamento Turístico e as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).
Ao longo do tempo, a farda operacional atual passará a se destinar apenas a treinamento e operações.
Consultoria e informações detalhadas por conforto e segurança
Foto: Raphael GomideAmpliar
Nova farda do Choque será de azul menos escuro, diferente da do resto da PM
A ideia de alterar os uniformes é fruto de um estudo com consultoria do Senai/Cetiqt, referência brasileira no setor. O estudo é detalhado: as especificações da gandola (camisa militar) ocupam 23 folhas; as das calças, mais 26.
São detalhes como padronagem, tecido, distância entre as costuras, localização do velcro, entre outros. O tecido será de NYCO, 50% de nylon e 50% de algodão, de modo que haja maior ventilação.
Além disso, com tantos detalhes técnicos exigidos pela corporação fluminense, o objetivo é aprimorar a qualidade do material de modo a dificultar a fabricação de uniformes falsos - frequentemente encontrados com criminosos em operações policiais nas favelas do Rio.
Farda azul e capacete amarelo no Choque
Foto: Agência O GloboAmpliar
Policiais do Choque, com o uniforme atual camuflado, prenderam o traficante Nem
No Choque, um protótipo do novo uniforme, "compacto" (sem camuflado) de cor azul escura, já está em teste há um mês e atende à necessidade específica da unidade.
“A farda do Choque vai ser azul marinho, com capacete amarelo, para chamar a atenção mesmo. Esse atual padrão ‘descontinuado’ (camuflado) faz com que a tropa desapareça no terreno, em efeito contrário ao que desejamos para uma força de controle de distúrbio, como o Choque. Se há 50 homens, o desenho faz parecer que tem menos, e queremos o contrário. Com o uniforme azul compacto, teremos esse efeito de parecer estar em maior quantidade, o que é eficiente como elemento dissuasório", explicou o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Fábio Souza.
"O Bope precisa do camuflado para ganhar tempo e não ser visto enquanto se desloca. Nós temos de chamar a atenção”, comparou.
Foto: Raphael GomideAmpliar
Novo uniforme do Batalhão de Choque tem o objetivo de "aumentar" o contingente
O cabo do Choque José Roberto Filho, 41 anos e 12 anos de PM, vem testando a nova farda no dia a dia, por determinação do comandante da unidade.
Para o cabo Filho, o novo conjunto é mais confortável e menos quente que o atual. “Não retém tanto calor. Fica mais resfriado quando bate o vento, e dá mais mobilidade e conforto, principalmente nas calças”, relatou o militar.
Porém nem todos gostaram da novidade. Alguns policiais do Batalhão de Choque consideram a nova farda “feia” e ponderam que a cor – em oposição à ideia de dificultar – pode facilitar a falsificação por criminosos. “É muito mais fácil copiarem uma farda dessas do que igual à camuflada cinza”, afirmou um subtenente da unidade.
Foto: Raphael Gomide

4 comentários:

  1. Po o camuflado cinza além de ser mais bonito do que esse tom de azul e a identidade do BPchq também ajuda a tornar o operacional menos vizível em combate, esse tom de azul no sol ao meu ver é o mesmo que botarem verde fluorescente a noite. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. QUE IDENTIDADE,A PMERJ NAO TEM MAS IDENTIDADE,AGORA O NOVO UNIFORME TINHA QUE SER DE PALHAÇO

    ResponderExcluir
  3. AZUL NOITE JÁ EH A COR DOS UNIFORMES DAS GCM'S DO BRASIL !!

    ResponderExcluir
  4. A pmerj tinha q imitar a policia de ny no salario tambem. isso sim seria bom de se ver.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.