terça-feira, 10 de abril de 2012

Como fazer um fogão solar de caixa desmontável.



Como fazer um fogão solar de caixa desmontável.

É muito simples fazer um fogão solar de caixa desmontável a partir de duas caixas de papelão. O truque é cortar fora o fundo de cada caixa criando duas peças: a base e os lados. Depois disso, é possível desmontar a caixa dobrando seus lados e assentando-os sobre a base; ou, quando você quiser usar o fogão, insira os lados direto na base (figura 1), abrindo-os e dobrando a superfície plana para baixo e para dentro (figura 2).

wpe1.jpg (28581 bytes)
A tampa se encaixa perfeitamente na base da caixa maior, de tal forma que, quando desmontada, o fogão assuma a forma de uma caixa do tamanho de uma pasta de documentos.

As instruções abaixo apenas mostram como fazer a caixa desmontável do fogão. A parte de cima pode ser construída seguindo as instruções para a tampa do Minimum Solar Box Cooker.
Clique em qualquer uma das fotos abaixo para vê-las ampliadas.
sg1.jpg (69427 bytes)Figura 1
Corte fora o fundo de uma caixa larga. Faça uma dobra em cada um dos lados mais curtos. Então coloque os lados dentro da base.
sg2.jpg (83768 bytes)Figura 2
Faça duas pregas em cada aba de tal forma que uma vez que elas forem dobradas, formem uma parede com cerca de 1" (2cm - 3cm) de espaço vazio. Note que você terá que aparar as abas menores de cada lado de forma que elas possam ser dobradas depois que os lados maiores já tiverem sido dobrados.
sg3.jpg (95305 bytes)Figura 3
Coloque duas argolas de papelão no fundo da caixa mais larga. Elas irão manter o espaço de ar entre a caixa maior e a caixa menor.
sg4.jpg (81180 bytes)Figura 4
Corte fora o fundo da caixa menor e coloque-o dentro da caixa maior de forma que ele descanse sobre as argolas de papelão. Coloque uma fôrma de metal preto nesta base.
sg5.jpg (84940 bytes)Figura 5
Prepare os lados da caixa menor assim como você fez com os lados da caixa maior. Então, coloque-os dentro da montagem de tal forma que eles fiquem dentro da base da caixa menor.
sg6.jpg (77787 bytes)Figura 6
Dobre os lados da caixa menor de tal forma que eles fiquem embutidos na base da caixa maior. Apare um dos cantos de cada aba para poder embuti-las mais facilmente.
sg7.jpg (72851 bytes)Figure 7
Agora você tem uma base completa.
sg8.jpg (125338 bytes)Figure 8
Coloque a tampa e você estará pronto para cozinhar. Você pode fazer qualquer tamanho de fogão usando este método.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.