terça-feira, 10 de abril de 2012

"Cookit" - O Painel Dobrável da Família


"Cookit" - O Painel Dobrável da Família
O Painel Dobrável da Familia não é nem um "forno solar" nem um "concentrador curvo", mas um ótimo híbrido. A sua total simplicidade não corresponde à sua poderosa força de cocção. E o seu baixo custo permite levar a "cozinha solar" a uma enorme quantidade de pessoas.
Ele é adequado para cozer os alimentos, assar pães, pasteurizar a água e para o ensino dos conhecimentos básicos da energia solar.
Os co-responsáveis pelo desenvolvimento do "Cookit" são Roger Bernard (França) e Barbara Kerr (Estados Unidos), que também trabalharam com Edwin Pejack, Jay Campbell e Bev Blum do Solar Cookers International . Extensos testes de campo nos Estados Unidos e com refugiados no Kenia confirmam o seu desempenho, sua conveniência, baixo custo, aceitação e adaptação a diversas necessidades.
Esboços para Construção:

Comece com um grande pedaço de papelão, medindo 1m x 1,33m. Corte e dobre como é mostrado no esboço ao lado. Os ângulos e dobras são os mais indicados, mas pequenas variações também podem ser feitas.
Dicas: Para fazer dobras retas no papelão, primeiro faça um vinco sobre a linha da dobra com um objeto de ponta cega, como o cabo de uma colher, então dobre o papelão contra uma superfície firme e reta.

Faça as fendas (slots) um pouco menores e estreitas que as abas a serem encaixadas, de modo que estas se prendam firmemente ao painel frontal.

Cole folhas de alumínio nas áreas que formarão as superfícies internas quando o forno estiver pronto para cozinhar.
Para instalar, deite o painel com o lado brilhante para cima. Dobre para cima as partes frontais e traseiras e encaixe as pontas das abas nas fendas à sua frente.
Você está pronto para cozinhar! Coloque a sua comida em uma panela preta. Então coloque a panela dentro de um saco plástico (um saco de cozinhar irá suportar melhor o calor). Depois, feche a abertura do saco e coloque a panela, envolta no saco, no centro do seu fogão solar.













TRANSCRITO DE:http://solarcooking.org/portugues/cookit-pt.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.