terça-feira, 10 de abril de 2012

História dos video games

TRASNCRIÇÃO NA ÍNTEGRA DE: http://aidobonsai.com/2010/07/05/a-historia-dos-video-games-2/#more-13939

A História dos video games.

Quem gosta de video game provavelmente deve ter tido como seu primeiro console um Telejogo, lançado no Brasil em 1978. Quem não lembra  das suas barras em preto e branco se movimentando na vertical do televisor simulando: Tênis, Futebol , Tiro, Volei e Paredão.
Esta matéria é fruto de uma pesquisa que estou fazendo há algumas semanas em vários sites, blogs e revistas especializadas. Quero tentar deixar aqui uma cronologia completa da evolução dos video games. Esta matéria será complementada sempre que achar novas informações ou novas fotografias.


Depois chegou ao Brasil em 1983 um dos consoles mais revolucionários da indústria de video games, o Atari 2600. Criado e projetado por Nolan Bushnell, este console foi lançado nos Estados Unidos em 1978 e é considerado um símbolo cultural dos anos 80. Colorido e com seus jogos comprados separadamente em forma de cartucho, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre 1984 e 1986.

Imagem do Telejogo
Seus games até hoje são jogados por saudosistas que mantem o seu console original, ou jogam através de emuladores (software que simula o sistema do videogame em um computador ou console, usado para jogar games antigos com o teclado ou um joystick).
Imagem da tela do jogo Pac Man no Atari 2600.
Embora a qualidade gráfica de videogames como Xbox 360 e PS3 tenham mudado a forma como se joga videogame, muitos afccionados por jogos uma vez ou outra snao tomados por uma saudade dos gráficos quadriculados do Atari, Master System, ou das aventuras de Super Mario em 2D nos consoles da Nintendo.
Imagem do jogo River Raid.
Um estudo da  ”The Value Gamer”, publicado pela Nielsen no início de junho, fala que a taxa de usuários comprando games usados em 2009 é a maior desde 2006, quando a medição começou a ser feita. Quem não lembra com saudade de River Raid, Pac Man, Enduro, Frog, Laser Blaster, Míssil Comando, etc…
30 anos depois olhar um jogo de Playstation 3 em Full Hd é realmente mágico. Jogar um video game com resolução e movimentação superior aos longas metragens de animação 3D da década de 90 é impressionante.

Abaixo a galeria com a evolução dos videos games:

Tennis programming e Maatoka   1958

O primeiro jogo para computadores é criado nos Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory. O programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio. Uma simulação bem simplificada do esporte. Um ponto piscando representava a bola e os jogadores controlavam seu movimento por cima de uma linha vertical que representava a rede. Não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas da ‘bola’ e da ‘quadra’ de tênis, numa vista lateral. O jogo nunca saiu do laboratório.
Em 1958 o físico William Higinbotham que havia trabalhado na primeira bomba atômica transformou duas linhas rudimentares e uma bola na primeira experiência interativa de entretenimento em computador: Maatooka.
Foi nesse ano que o físico Willy Higinbotham, criou o primeiro conceito do que depois viria a se tornar o videogame. Era um jogo de tênisbastante simples, chamado “Tennis Programming”, que rodava em um computador analógico e era mostrado em um monitor de 15 polegadas. O projeto, entranto, não foi patenteado e nem todos consideram Higinbotham como o criador dos games.

Spacewar   1962

Quatro anos depois, alguns cientistas do MIT se inspiraram em livros de ficção cientifica para criar outro jogo, o Spacewar!. O game rodava em um computador chamado DEC PDP-1 que, na época, custava US$ 120 mil. Ele disputa com Tennis Programming o título de primeiro jogo eletrônico já criado.
O Magnavox Odssey foi primeiro console de video game para conexão em televisão  dentro de casa. Foi criado por Ralph Baer que terminou o protótipo em 1968. Chega aos Estados Unidos em 1972 o primeiro console de videogame, o Odyssey 100, fabricado pela Magnavox, subsidiária da Philips holandesa. Existiam 12 jogos para o console, que podiam ser trocados pelo usuário por um mecanismo mais rudimentar que os cartuchos. Apesar da simplicidade, o equipamento oferecia um rifle opcional, para os jogos de tiro. Curiosidades interessantes sobre o Odyssey 100 são a necessidade de se anotar os pontos dos jogos tinham (e por isso folhas de papel acompanhavam o jogo) e que os usuários tinham de colocar cartões em frente à tela da TV para simular o campo do jogo (em um jogo de tênis por exemplo, colocava-se uma cartão verde para parecer grama).

Pong o console da Atari chegou em 1975. Criado pelo engenheiro Harold Lee, era um jogo de Ping Pong simples, com duas barras verticais e uma bola (quadrado), sem controle de velocidade ou reflexão. Deu início a uma série de video games com este design de dois botões de controle de movimento. Vendeu 150.000 unidades em um ano, uma marca expressiva para a época. O Pong, jogo para arcade criado por Bushnell na Atari, se torna um fenômeno e várias empresas, como a Ramtek e a Nutting, começam a lançar similares. A Atari estabelece contato com a Namco do Japão.




A série Telstar é uma série de máquinas de Pong lançados pela Coleco. Com esse videogame, a Coleco liderou a primeira geração de videogames. O console fez muito sucesso por causa de seus baixos preços (custava 50 dólares em média) e de um pouco de sorte.
A Coleco alcançou o primeiro lugar na venda de consoles da primeira geração graças aos baixos preços e a uma sorte extra. Naquela época havia muitas empresas querendo entrar para o ramo de videogames, o único problema é que haviam poucas fabricantes de chips. A príncipal fabricante da época era a General Instruments, que estava sobrecarregada de serviço, porém, a Coleco se adiantou nos pedidos do seu chip foi a única a receber todo o pedido de uma vez. Com o sobrecarregamento das empresas que produziam chips, algumas das grandes concorrentes da Coleco chegaram a receber somente 20% da encomenda. Resultado: a Coleco liderou.
O console da Telstar abaixo foi lançado em 1976 e tinha apenas 3 jogos com 3 níveis de dificuldade. Com toda simplicidade foi vendido mais de um milhão de unidades no mundo.








Atari 2600 foi um video game projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época.


Telejogo foi um aparelho de videogame simples produzido no brasil pela philco. Consistia basicamente de traços que subiam ou desciam para rebater um quadrado (bola), o controle era feito através de um dial (como o sintonizador de rádio). No Brasil ele foi comercializado em 1977 pela Ford e pela Philco.
O segundo console além dos 10 jogos dessa versão (Hockey, Tênis, Paredão I, Paredão II, Basquete I, Basquete II, Futebol, Barreira, Tiro Alvo I, Tiro Alvo II),tinha um  outro detalhe que se destacava, os joysticks. Com eles não era mais necessário ficar perto do console para poder jogar (bem diferente do 1o modelo)
Mas uma vez a Philco / Ford caprichou no acabamento, utilizando madeira clara, dando um toque elegante ao aparelho. Outro ponto interessante do design, é que o Telejogo II (assim como o Telejogo) não é simplesmente uma cópia de algum “Pong” estrangeiro, e sim um projeto totalmente brasileiro, mostrando que os fabricantes nacionais tinham total capacidade de concorrer com os aparelhos importados.

Entre leia e veja toda a evolução dos video games até hoje:








Intellivision I foi o primeiro console criado pela Mattel em 1980. Na época do seu lançamento, ele custava US$300. Ao todo, foram lançados 125 jogos para o console entre os anos de 1979 e 1989.
O console ficou no mercado mesmo depois do grande “Crash de 1984″, onde o mercado de videogames nos EUA sofreu sua maior queda e todos os videogames perderam valor e credibilidade. A primeira versão esteve disponível até o ano de 1983.
Intellivision Keyboard Component – Transformava o Intellivision num computador. O teclado possuía como microprocessador o 6502 da Motorola (8 bits) e funcionava em conjunto com o hardware do console. Possuía também 16Kb de RAM (expansível até 8 Mb), gravador cassete controlado digitalmente prara gravação/leitura de dados e leitura de áudio, portas de expansão e entrada para impressora.
PlayCable – Lançado em 1981, o acessório deixava você jogar via TV a cabo. O assinante baixava o jogo para o console. Assim como o teclado, ele era conectado na entrada do cartucho. Foi descontinuado em 1983.
Intellivoice – Lançdo em 1982, este acessório adicionava vozes ao videogame. Possuia um chip sintetizador de voz. Apenas 13 jogos eram compatíveis a ele. Sua fabricação acabou no dia 4 de Agosto de 1983.







Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES (no Brasil apelidado como Nintendinho), é um videogame lançado pela Nintendo na América do Norte, Europa, Asia, Austrália e Brasil. Originalmente lançado no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom, o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado no mercado americano em 1985. O NES/Famicom foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época, ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria. Também foi o primeiro console a ser produzido por terceiros, o que ajudou a divulgar o sistema em todo o mundo. O NES também foi um dos primeiros consoles a se apoiar em jogos feitos por terceiros (não só pela própria fabricante). Seu código de modelo é NES-001.

Atari 7800 é um console de videogame lançado pela Atari em junho de 1986. Foi desenvolvido para substituir o Atari 5200, que foi um fracasso de mercado, e restabelecer a supremacia da Atari em relação a Intellivision e Colecovision.
O Atari 7800, foi projetado para fazer frente aos recentes rivais do fracassado Atari 5200, O Nintendo Entertainment System(NES) e o Sega Master System. Com um processador trabalhando em uma velocidade superior aos rivais, e com um processador de audio de dois canais separados, o Atari 7800 possuia um desempenho superior em velocidade ao NES e gráficos e sons de qualidade similiar ao Sega Master System.
Porém, o que decretou o fracasso do Atari 7800, mesmo sendo superior aos concorrente, foi o baixissímo acervo de jogos, uma vez que a maior parte das Software House de sucesso da época, como: Taito, Namco, Capcom e a própria Activision, responsável pelos maiores sucessos da Atari a época do Atari 2600, já possuíam contrato de exclusividade com a Nintendo.










3DO Interactive Multiplayer (comumente chamado de 3DO) foi o primeiro videogame doméstico com arquitetura de 32 bits. O 3DO consiste em especificações técnicas criadas pela “3DO Company”, que é uma sociedade entre 7 diferentes empresas. Estas especificações são de propriedade intelectual da “3DO Company” e são a parte principal para quem quiser desenvolver um console compatível com o 3DO Interactive Multiplayer. As empresas fabricantes licenciavam os direitos autorais da 3DO para fabricar um sistema baseado nas especificações da “3DO Company”, e empresas de software, licenciavam o direito de desenvolver softwares (jogos e programas) para os sistemas 3DO.

Jaguar foi um videogame lançado pela Atari no início dos anos 1990 para competir com os consoles de 16 bits da Sega e da Nintendo. O Jaguar possuía cinco processadores, da familia 68000, quatro para processamento geral e um para som.
O projeto original iniciou no final da década de 1980, com o nome de Phanter. Era um sistema poderoso para a época, com processador 16 bits e resolução gráfica melhor que o Super Nintendo. Porém novos videogames 32 bits foram lançados como o Amiga CD-32 e o 3DO, a Atari decidiu melhorar o processamento e lançar um pseudo 64 bits. A midia nova para jogos era o CD, o Jaguar era o único dos novos que ainda usava os já ultrapassados cartuchos.
Com pouco apoio de empresas tercerizadas, e um eminente fracasso em vista dos novos consoles Sega Saturn da SEGA e Playstation da Sony, a Atari resolveu lançar um drive externo de CD, rebatizando assim o Jaguar de Jaguar-CD. Poucos Jaguar-CD e drives para este console foram vendidos. Menos ainda foram os jogos fabricados para o Jaguar-CD. Considerado um fracasso, o Jaguar-CD acabou junto com a falência da Atari em 1996.




Devido ao alto preço do Neo-Geo AES, a SNK resolve lançar um modelo mais barato, já que o console de cartucho era extremamente caro, e seus jogos também (um bom jogo custava cerca de $300, o preço de lançamento do Neo-Geo CD), a solução foi usar o CD no lugar do cartucho. Nasceu então o Neo-Geo CD, que não devia nada em potência ao Neo-Geo original, e tinha um som melhorado, devido ao sistema de cd, seus jogos também eram bem mais baratos, devido ao uso do cd, que custava em média 5 vezes menos do que os cartuchos utilizados no Neo-Geo, o console lia também cds de música.
A primeira versão lançada foi o Neo-Geo CD de gaveta, que saiu apenas no mercado japonês, hoje em dia é um console bastante difícil de encontrar. Logo depois, foi lançado em todo mundo o modelo de Neo-Geo CD de tampa, aonde o cd era posto na parte de cima do console, esse é o modelo mais comum e fácil de encontrar.
Apesar de tudo, o Neo-Geo CD tinha um grave problema, devido ao seu drive de cd de 1X de velocidade, os jogos eram carregados muito lentamente, o que tornava o gameplay uma tarefa de paciência algumas vezes, para tentar solucionar isso, a SNK lançou o NeoGeo CDZ que carregava os jogos mais rapidamente (há quem diga que o drive de cd era de 2x, e há quem diga que o drive de cd era o mesmo porém o console dispunha de mais memória, o que carregava os jogos mais rápido), porém, nessa época, o Neo-Geo já estava em declínio, devido ao alto preço das versões de cartucho, e a lentidão da versão cd, o que tornou o Neo-Geo um fracasso comercial, no entanto, sua lista de jogos era ótima, com conversões perfeitas do arcade. O Neo-Geo possui um grande número de fãs até hoje.


Sega Saturn é um videogame de 32 bits lançado pela Sega em 1994, no Japão e 1995 nos EUA (e Brasil por meio da Tec Toy).
O desenvolvimento do Sega Saturn foi composto de muita especulação, já que não era costume das empresas divulgarem muitas informações concretas durante o desenvolvimento de seus produtos.
Em meados de 1991 apareceram diversas notícias sobre um novo console em desenvolvimento pela Sega chamado GigaDrive, que seria baseado na nova placa System 32 que começava a ser utilizada nos fliperamas da época. Do mesmo modo que o Mega Drive foi originado da placa System 16, fazia sentido acreditar que o GigaDrive estivesse sendo desenvolvido utilizando a System 32 como base. Mas o tempo passou e nunca ocorreu uma confirmação oficial sobre o GigaDrive vindo da Sega.

PlayStation é um console video game da Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, apenas superado pelo seu sucessor, o PlayStation 2.
A origem da PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava um acessório de CD para o Super Nintendo. A Sony fora accionada para fabricar o acessório, mas vários desentendimentos entre as duas empresas fizeram a Nintendo optar por trocar a Sony pela Philips. O aparelho já se encontrava em avançado desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como uma consola de videojogos independente, fazendo esse anúncio em 1993 na feira E3. A Nintendo tentou medidas judiciais para impedir o lançamento e a fabricação, mas perdeu em várias instâncias nos Estados Unidos e Japão.

Nintendo 64 (abreviada como apenas, N64) é o terceiro console de video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo.
Lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão e em 29 de Setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64 , Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de Março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de “Game Pack”), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.
O console foi anunciado em 1993 com o codename “Project Reality”. Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four – o codinome do projeto).



Sega Dreamcast (Japonês: os codinomes foram “Blackbelt”, “Dural” e “Katana” durante o seu desenvolvimento) foi o último console de videogames da Sega e o sucessor do Sega Saturn. Com o objetivo de recuperar o mercado dos consoles com um sistema de sexta geração, foi criada por forma a bater tecnologicamente o PlayStation da Sony e a Nintendo 64. Mesmo tendo sido considerada um console que se encontrava “bastante à frente do seu tempo” (foi lançado 15 meses antes do PlayStation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), ela falhou em ganhar “força” suficiente antes do lançamento do PlayStation 2 em Março de 2000.

PlayStation 2 (PS2) é o segundo console da Sony, após o PlayStation original. Seu desenvolvimento foi anunciado em Março de 1999 e foi lançado no Japão em Março de 2000. A versão norte-americana foi mais tarde lançada em 26 de Outubro de 2000. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o mais popular console da história dos videogames, com mais de 120 milhões de unidades vendidas em 2008.
Embora seu sucessor PlayStation 3 tenha sido lançado, PS2 continua sendo fabricado e novos jogos são produzidos.

Nintendo GameCube (apelidado “Cube”, abreviado GCN) é um console de video game produzido pela empresa japonesa Nintendo, lançado no mercado americano e japonês em novembro de 2001. É o sucessor do Nintendo 64, e seu codinome durante a produção era Dolphin. A intenção da Nintendo ao lançar este videogame era tentar retomar o mercado perdido para a Sony e seu Playstation. Este console trouxe algumas novidades como a interação com o console portátil Game Boy Advance e um controle desenhado para melhor se adaptar aos jogadores de todas as idades. Alguns jogos de sucesso para esta plataforma são The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine, Metroid Prime e Resident Evil 4. A Nintendo anunciou o fim da produção do GameCube no início de 2007. Seu código de modelo é DOL-001 (cuja sigla vem de DOLphin – o codinome do console).



Xbox 360 é o sucessor do console de jogos da Microsoft, Xbox desenvolvido em cooperação com a IBM, ATI, Samsung e SiS.
O Xbox 360 foi apresentado oficialmente na MTV em 12 de Maio de 2005, os detalhes do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. O console foi lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1º de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país. O Xbox 360 compete no mercado com o PlayStation 3, da Sony, e o Wii, da Nintendo.
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.

PlayStation 3 (marca registrada como PLAYSTATION 3, geralmente abreviado PS3) é o terceiro console de video jogos produzida pela Sony Computer Entertainment e sucessora da PlayStation 2 como parte da série PlayStation. A PlayStation 3 compete contra a Microsoft Xbox 360 e a Nintendo Wii como parte da sétima geração de consolas de videojogos.
Uma das maiores funções que distinguem a PlayStation 3 das suas predecessoras é o seu serviço unificado de jogos online, a PlayStation Network, que contrasta com a política forma da Sony de acreditar nos criadores de jogos para jogos online. Outras funções da consola incluem uma robusta capacidade para multimédia, conectividade com a PlayStation Portable e o uso da próxima geração de discos ópticos, Blu-ray Disc, como o meio de armazenamento primário.
A PlayStation 3 foi inicialmente lançada em 11 de novembro de 2006 no Japão, 17 de novembro de 2006 na América do Norte e 23 de março de 2007 na Europa e Oceania, com duas unidade de manutenção de estoque (SKUs): uma básica com um drive de disco rígido (HDD) de 20 GB e uma versão premium com um HDD de 60 GB e várias funções adicionais. (A versão de 20 GB não foi lançada na Europa ou Oceania). Desde então, o console teve várias revisões feitas a seus SKUs disponíveis e enfrentou competição acirrada com os outros consoles de sétima geração. Em dezembro de 2007 ele assumiu 2º lugar nas vendas de sua geração, e, apartir deste então, a PlayStation 3 ocupa o terceiro lugar nas vendas de sua geração.

Wii é um console de videogame doméstico produzido pela empresa japonesa Nintendo. Sendo um videogame da sétima geração e o quinto console e o sucessor da Nintendo GameCube. O Wii concorre, principalmente, com o Xbox 360, da Microsoft e o Playstation 3, da Sony. O jornal Financial Times informou que a partir de 12 de setembro de 2007, o Wii é o líder de vendas de sua geração, com base em dados de vendas da Enterbrain, NPD Group, e GfK.
O Wii foi anunciado, oficialmente, na feira de jogos E3 de 2005 e lançado em 19 de novembro de 2006 nos Estados Unidos, 2 de dezembro de 2006 no Japão e em 8 de dezembro de 2006 na Europa. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de abril de 2006, era conhecido como Nintendo Revolution. Seu código de modelo é RVL-001 (cuja sigla vem de ReVoLution).
Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames de última geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos

Esta matéria será complementada nas próximas semanas seguintes, com mais fotografias e informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.