domingo, 22 de abril de 2012

ROUPA EM LATA?


O TECIDO AGORA VEM EM LATA


Para todos os que não sabem como enfiar todas aquelas peças de roupa e acessórios fundamentais que têm mesmo de ir na mala de viagem, e ainda para todos os que dão voltas e voltas pelas lojas de roupa na esperança de encontrar roupa que possam vestir sem correr o risco de encontrar pelo menos três pessoas com algo igual no mesmo dia, Manel Torres tem a solução: Fabrican.
fabrican, moda, roupa, spray, tecido, tecnologia
© Fabrican, Spray on mannequin (photo: Miguel Sobreira).

Fabrican é um conceito de vestuário totalmente inovador, que altera o próprio conceito de tecido. É que o tecido vem nada mais, nada menos do que dentro de uma lata de spray.
Inicialmente concebido com o objectivo de revolucionar o design de moda, Fabrican é o resultado de um trabalho multidisciplinar entre a ciência e o design, que permitiu a criação de uma suspensão líquida com fibras que se interligam quando o spray é usado, criando um tecido sem malhas nem costuras, que se molda a qualquer superfície.
Quando o tecido é pulverizado, as fibras aderem umas às outras formando um corpo coeso. Existem já vários tipos de tecidos, com fibras naturais e sintéticas, nas mais variadas cores, desde as primárias às fluorescentes. Sua aplicação é tão simples ou tão complicada como pulverizar o spray sobre o corpo até obter a consistência certa.
A imaginação é o limite, já que o tecido pode ser sobreposto criando camadas e jogos de transparência e, uma vez que adere a qualquer superfície, permite a adição de moldes que podem alterar completamente a forma do vestuário.
fabrican, moda, roupa, spray, tecido, tecnologia
© Fabrican, Spray on dress (photo: Gene Kiegel).

fabrican, moda, roupa, spray, tecido, tecnologia
© Fabrican, Dr. Manel Torres e o modelo David.

fabrican, moda, roupa, spray, tecido, tecnologia
© Fabrican, David.

Como se despe? Não despe. Não no comum sentido da palavra. Para retirar uma peça de roupa feita com este tecido, é necessário rasgá-la. Contudo, nada está perdido, pois pode voltar a vesti-la, bastando reparar a parte rasgada adicionando mais tecido em spray.
Manel Torres pensou este produto já em 1995, enquanto tirava um Mestrado em Moda Feminina no Royal College of Art em Londres. Começou a desenvolvê-lo como projecto de doutoramento com o acompanhamento de dois professores e, em 2003, fundou a Fabrican Ltd. com um dos seus professores, Paul Luckham. Desde aí a empresa tem-se desenvolvido e alargado as aplicações do produto, tendo como objectivo desenvolver, através da pesquisa científica, protótipos para produtos inovadores que venham a ser líderes de mercados futuros.
Actualmente conta com aplicações nos campos da medicina e da higiene, com pensos para feridas, toalhitas e ambientadores entre muitos outros.
No que respeita à moda, este produto permite poupar imenso espaço e ter sempre um guarda-roupa novo e personalizado, com a reciclagem aparentemente infinita das peças de roupa. Por outro lado, lá se foi o acordar e vestir a primeira coisa que aparece no armário para sair de casa em cinco minutos...
fabrican, moda, roupa, spray, tecido, tecnologia
© Fabrican, Fashion Show Spray on dress (photo: Ian Cole).

fabrican, moda, roupa, spray, tecido, tecnologia
© Fabrican, Jody Kingzett, Fashion Show 2010.

Para saber mais, veja o site da Fabrican.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.