terça-feira, 10 de abril de 2012

Video game Odyssey


“ODYSSEY, um aparelho de jogos diferente do Atari, chega ao Brasil com inovações. Teclado alfa-numérico e controle com alavanca. ODYSSEY o videogame da Philips no Brasil”
Esta foi a peça de introdução do ODYSSEY em sua chegada no Brasil em 1983.
O lançamento foi estratégicamente preparado para abalar o mercado de videogames no Brasil, pois naquele ano, apesar do declínio nos EUA, o mercado nacional estava aquecido e cheio de clones do Atari (O Atari original é outro capítulo) e a Philips (representante da Magnavox no país) estava pronta para lançar a novidade ODYSSEY, o videogame do futuro!
“Na UD de 1983 esteja preparado para conhecer O NOVO, O FUTURO e Mudar a sua VIDA. A Philips tras ao Brasil o videogame ODYSSEY. O videogame com teclado e controle tipo alavanca. Com ODYSSEY os jogos são personalizados, grave seu nome na História!”
A UD era a Feira de Utilidades Domesticas que acontecia em São Paulo
e nela eram apresentados os lançamento tecnológicos ao consumidor brasileiro.
” Em seu lançamento o ODYSSEY terá 15 títulos à disposição do comprador nacional, podemos citar alguns títulos como: Forca, Em busca dos Anéis Perdidos, Wall Street, Conquista do Mundo, Fórmula Um.”
Entre os primeiros títulos lançados no Brasil fica a clara a intenção em focar em jogos que utilizem o teclado e para todas as idades, como Forca e Wall Street, este último um jogo de compra e venda de ação que dificilmente uma criança acharia graça.
“Com o ODYSSEY você poderá personalizar seu jogos, colocando na tela, por exemplo, seu nome. Ou num jogo com mais de 1 jogador, escrever na TV o nome dos que fizerem mais pontos! “
O ODYSSEY foi o primeiro videogame a se preocupar com a “peça” atras do console (o jogador), na época isso era um grande passo, imagine Você, José, vendo o seu nome na tela da Televisão. Em 1983 isso era o máximo!!
Embora todos os jogos lançados para o ODYSSEY no exterior fossem traduzidos ao chegar no Brasil (Conquest of the World – VIROU – A Conquista do Mundo ), a Philips se preocupou em adaptar jogos de sucesso no exterior para a líguagem e tema local.
Dois bons exemplos são:
Pick Axe Pete! – VIROU – Didi na Mina Encantada
K.C.’s Krazy Chase! – VIROU – Come-Come
Outro ponto interessante que determinava a escolha de jogos para distribuição no Brasil era a busca por determinado assunto. Na época, 1983, o interesse por temas espaciais e da antiguidade era grande.
Então a Philips apressou-se em trazer ao país com “exclusividade” jogos como O Segredo do Faraó!, Atlantis, Batalha Medieval!, Tutankham e a invasão da ficção científica ficava por conta de jogos como Buraco Negro!, Invasão Alienígena! +, Invasores do Cosmos!, Os Panzers Atacam!/Batalha Aeronaval! e OVNI!.
” É dado como certo, pela Philips, o sucesso do Odyssey no Brasil. Bem é aguardar a UD/83 e conferir.”
Philips Odyssey – algumas especificações técnicas:
* CPU – Intel 8048 8-bit microcontroller running at 5.37 MHz
* Memory: CPU-internal RAM: 64 bytes
* Audio/video RAM: 128 bytes
* BIOS ROM: 1024 bytes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.