sexta-feira, 28 de setembro de 2012

1º Ten ADHEMAR MACHADO RIBEIRO (MS-Nr 08 e DoMPSA-Nr 01) - PARAQUEDISMO MILITAR DO BRASIL

PIONEIRO DO CURSO DE DOMPSA 

1º Ten ADHEMAR MACHADO RIBEIRO
(MS-Nr 08 e DoMPSA-Nr 01)


        Nascido em 29 de julho de 1917 na cidade do Rio de Janeiro-Distrito Federal, atual Estado do Rio de Janeiro.

        Ingressou na Escola Militar do Realengo 18 de maio de 1939, tendo sido declarado Aspirante a Oficial do Serviço de Intendência em 19 de setembro de 1942, após vários anos de serviços prestados, em 1966 galgou o posto de Coronel.

        Selecionado na primeira turma de Paraquedista Militar, embarcou para os Estados Unidos da Amérca concluindo o Curso Básico de Paraquedista Militar na “The Parachute School” no período de 04 a 21 Dez 1945, em Fort Benning - Geórgia – EUA. Prosseguindo a sua formação aeroterrestre, concluiu também nesta Escola, o Curso de Mestre de Salto.

       Buscando mais ainda sua especialização, para lidar com o material específico de salto, qualificou-se pela “The Parachute School”, Conservador Artífice de Pára-quedas. Tornando-se apto a ministrar os conhecimentos de dobragem de pára-quedas e manutenção do equipamento, correspondendo ao Curso DoMPSA realizado atualmente na Brigada de Infantaria Paraquedista.
       Retornado ao Brasil foi matriculado no 49/2 – Curso Básico Paraquedista, para ser submetido a uma Readaptação Técnica de Salto conduzida pelos próprios militares concludentes do Curso Básico Paraquedista Militar na “The Parachute School”.

       Concluiu com aproveitamento e recebeu a numeração de Paraquedista Militar Nr 08, e após o término deste, no 49/1 – Curso de Mestre de Salto tendo-os concluído e revalidado assim, respectivamente, os Cursos Básico Paraquedista e de Mestre de Salto, realizados em “Fort Benning”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.