segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EQUI-DO - ARTE MARCIAL BRASILEIRA


EQUI-DO foi fundado em 09 de maio de 1991, no Estado de São Paulo – Brasil, pelo Mestre Francisco Garcia Ruiz,
formado em Educação Física em 1982.

5

Baseado em técnicas de outras artes marciais orientais como:
Kung Fu – Karate – Judo – Aikido – Jiu-Jitsu – Taekwondo – Kendo – Capoeira – Hapikido – Boxe entre outras
O EQUI-DO é uma arte marcial que ensina o caminho que deve ser trilhado em harmonia com todos, evitando assim erros desnecessários.
Este caminho tem sua ética e suas normas, que não estão escritas; está na própria natureza do homem. E quando trilhado corretamente trás vitórias e sucessos.
É, sobretudo uma arte marcial que põe à prova o carater, a personalidade, a alma de quem o pratica. Ao produzir uma luta interior no praticante, faz com que este desafie e vença a si mesmo, adquirindo auto-confiança. Foi criado na necessidade de defender o próprio corpo e na vontade de equilibrar a saúde física e mental.
Nesta atividade são treinados especificamente técnicas de: 
Ataques – Chutes – Defesas – Agarramentos – Acrobacias – Armas Específicas – Quebras de Materias entre outros.
Estimulando o raciocinio e memorização do praticante, através também de exercícios deConcentração, Relaxamento e Meditação.
Além disso, propicia no aluno o desenvolvimento e melhoramento das habilidades motoras, capacidades fisicas, a integração social, aptidão e prontidão, inteligência, sensação, concepção e imaginação
Ajuda no desenvolvimento muscular, cardiovascular, pulmonar, postural, articular e motor o que auxilia no tratamento de bronquite, pé chato, problemas de postura, entre outros.
HIERARQUIA “GRADUAÇÕES”
É a faixa que mostra visualmente o grau de aprendizagem do aluno. O aluno deve respeitar a sua faixa, pois com ela não pode sentar em lugar algum, apenas no chão, não pode beber ou comer, deve sentar com a postura ereta sem encostar-se à parede, não podendo ser lavada, como respeito. E serve também para prender o abdômen, nos exercícios de força.
            No EQUI-DO  existem 3 categorias:
            – Categoria infantil: para crianças de 03 à 08 anos de idade.
           – Categoria juvenil: para crianças de 09 à 13 anos de idade     
           – Categoria adulto: acima de 14 anos de idade.
            As cores das faixas das três categorias são:
clip_image001clip_image002clip_image003clip_image004clip_image005clip_image006clip_image007clip_image008clip_image009clip_image010clip_image011clip_image012clip_image013clip_image014
Existe algumas categorias especiais
Todo aluno atingindo a Faixa Preta Infantil (Branca com as pontas Pretas) seguirá a mesma ordem da categoria juvenil ponta branca sem importar a idade.
Observação: A estatura máxima para que o aluno permaneça na Categoria da Faixa Juvenil com as pontas pretas é de 1,45 MT. de altura. Ultrapassando esta marca, o aluno passa para a Categoria Juvenil correspondente a sua cor de faixa, sem importar a idade.

As faixas se diferenciam pelas pontas:
- Na Categoria Infantil a faixa é toda branca e as pontas coloridas de acordo com a graduação do aluno.

- A Categoria Juvenil a faixa é toda colorida e as pontas são brancas ou pontas pretas.


- E na Categoria Adulto a faixa é inteira da mesma cor.

Categoria Infantil: ( de 03 à 08 anos de idade ) O aluno completando 09 anos de idade sem importar a cor da faixa que está, este  passa para a faixa amarela juvenil após a avaliação.
Categoria Juvenil: ( de 09 à 13 anos de idade ) O aluno completando 14 anos de idade faz avaliação, podendo passar para a mesma cor de faixa da categoria adulto, ou uma cor anterior.
            Estando na faixa preta, a próxima faixa é a preta adulto (professor), sendo que o aluno deverá  ter no mínimo 16 anos de idade para recebe-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.