segunda-feira, 17 de setembro de 2012

GRANDE MESTRE IVAN GOMES - GUERREIRO BRASILEIRO

IVAN GOMES

NASCE UMA LENDA

Muitos Mestres quando são indagados qual o melhor lutador de todos os tempos apontam Ivan Gomes como o mais completo. Para se ter uma idéia do potencial de Ivan Gomes, basta dizer que ele foi considerado o rival mais difícil (reconhecido por ambos) de Euclides Pereira e Carlson Gracie.

Todavia, foi em 1957 que sua história começaria a ser formada. O professor Biusse Osmar, faixa preta de Jiu-jitsu e aluno de Pedro Hemetério e Jorge Gracie, radicaram-se em CAmpina Grande, acabando por ser Mestre de Ivan por 2 anos.

Também seria aluno de José Maria, quando deu início a seu período de lutas, num total de 40, seja no boxe ou no jiu-jitsu.

Em 1960, Ivan Gomes sofreria nova influência, desta vez através do professor Agantelo, que tinha como especialidade o jiu-jitsu com enfase no Vale-Tudo.

A fama de Ivan já havia alcançado o Rio de Janeiro e a família Gracie enviou um representante, Moacir Luzia do Vale pesando mais de 100 kg e que em seu currículo envergava um empate com Valdemar Santana. 
A luta começou com Moacir montando em Ivan e aos 4 minutos do primeiro round, saiu de baixo para logo em seguida pegar as costas de Moacir; detalhe, nessa época Ivan pesava 78 Kg. Nos rounds seguintes, Ivan derrubou Moacir 3 vezes ao chão e a luta terminou empatada.

Para todos da família de Ivan, essa luta foi um teste planejado pela Academia Gracie, visando avaliar as condições que Ivan teria para enfrentar o melhor do Brasil na época: Carlson Gracie.

Ivan que empatara com Valdemar Santana e já havia enfrentado todos os grandes lutadores do Nordeste, estava prestes a chegar numa encruzilhada inevitável: enfrentar a maior família de lutadores do mundo, os Gracie.

LUTA DE IVAN GOMES E VALDEMAR SANTANA

LUTA DE IVAN GOMES E VALDEMAR SANTANA
Ivan aplicando juji gatame em Valdemar

IVAN GOMES E CARLSON GRACIE

IVAN GOMES E CARLSON GRACIE
Ivan ataca a guarda de Carlson em luta que terminaria empatada

LUTA COM CARLSON GRACIE

Chegou a enfrentar o mega-campeão Carlson Gracie, quando tinha 23 anos de idade, obtendo um empate, pois foi uma luta sem pontos. Carlson na época era o Número 1 do Brasil.

No ano de 1964, resolveu se radicar no Rio de Janeiro, quando recebeu um convite da família Gracie para fazer parte do grupo. Ficou até 1967, escrevendo seu nome como um dos maiores lutadores do Brasil. 

IVAN COM OS GRACIE

Ivan e Carlson, em 1964 se encontraram no Rio de Janeiro e a empatia entre ambos foi instantânea. Logo Carlson o convidou para se mudar para o Rio e juntos montarem uma academia.

A importância desse fato nunca foi devidamente valorizada, mas é importante frisar que nessa época Carlson Gracie era considerado o melhor lutador de VALE TUDO do BRASIL.

Além disso, Carlson foi criado dentro das dirretrizes de seu pai, Carlos, e de seu tio, Hélio, que valorizavam a hegemonia do Clã a Família Gracie. Somente por esses dois fatos já era difícil imaginar que Carlson não só reconheceria o valor de Ivan como também o convidadria para montar uma academia, e consequentemente, compartilhar a experiência dos Gracie. Esse reconhecimento ficou muito mais evidente por Carlson ter um temperamento extremamente confiante, chegando a beira do soberbo. 

DIVULGAÇÃO DA LUTA

DIVULGAÇÃO DA LUTA
Ivan x Gracie - 1963

JORNAL COMMERCIO

JORNAL COMMERCIO
IVAN x CARLSON GRACIE - 1963

Carlson provoca!

Carlson provoca!
Desafio

Ivan retribui

Ivan retribui
Desafio

IVAN GOMES Aceita o desafio!!!

IVAN GOMES Aceita o desafio!!!
Desafio

Ivan atira Carlson fora do ringue

Ivan atira Carlson fora do ringue
Grande luta infelizmente o juiz deu empate???

A sexta queda

A sexta queda
Ivan X Carlson Gracie

As 6 quedas do "Meninão"

As 6 quedas do "Meninão"
Grande Mestre Ivan Gomes - Invicto

IVAN GOMES "JIU JITSU TRADICIONAL"

IVAN GOMES "JIU JITSU TRADICIONAL"

Imprensa comenta resultado da luta!

Imprensa comenta resultado da luta!
Ivan Gomes x Carlson Gracie

O JAPÃO CONHECE IVAN GOMES

O talento de Ivan Gomes começou a tomar proporções tão grandes que ele foi convidado para fazer várias lutas no Suriname, onde ficou alguns meses.

Durante os anos de 1975 e 1977, Ivan morou no JAPÃO, quando fez 86 lutas. Praticou vários treinamentos, sendo professor de jiu-jitsu, mas também sendo aluno, quando começou a treinar Sumô, luta que o Japão domina como ninguém. Seu irmão José Gomes, diz que esse convite para o Japão surgiu de um desafio de Ivan a Antonio Inoki que lhe ofereceu o maior lutador de sua trupe, o alemão Karl Gotch, deixando claro que ele poderia machucá-lo.

"Então bota pra machucar" teria dito o Paraibano. Quando soube a fama do brasileiro o alemão recusou-se a enfrentá-lo. Foi aí que Antonio Inoki convidou Ivan para fazer parte de sua trupe "Estou precisando de um brasileiro no meu grupo" teria dito Inoki. 

O CONVITE

A convite de Antonio Inoki, japonês que morou no Brasil durante sua infância e que falava português fluente. Inoki promovia lutas no Japão e em 1975 convidou Ivan, que passou 11 meses viajando e lutando por todo o país. 

IVAN BRILHA NO JAPÃO

IVAN BRILHA NO JAPÃO

IVAN NO JAPÃO

IVAN NO JAPÃO
Ivan gomes lutando no Japão em 1975
Graças ao pretígio de Inoki e as atuações espetaculares de Ivan, em pouco tempo o paraibano conseguiu o reconhecimento do povo nipônico, coisa que ainda não havia conseguido nem mesmo em seu próprio país.

Outra característica marcante de Ivan era a sua técnica de Judô. Além de seu talento nato, Ivan lutou e treinou ao longo de sua carreira com notáveis senseis como: Hayashi Kawamura, em Recife, e Massaioshi Saitô, em Belém. Essa habilidade foi posta à prova quando enfrentou Willen Ruska, judoca que ganhou a medalha de ouro nos pesos pesados e absoluto nas olimpíadas de Munique, em 1972. 

IVAN GOMES CONTRA WILLEN RUSKA

IVAN GOMES CONTRA WILLEN RUSKA
Luta transmitida pela Rede Globo

A LUTA COM RUSKA

A luta foi polêmica, pois houve supostamente alguns golpes proibidos e a vitória de Ivan foi contestada por alguns presentes.

Um dos principais títulos de Ivan Gomes foi o Sul-Americano de luta Greco-Romana, empatando inclusive com o campeão da Europa. Fez 600 lutas (números extra-oficiais) no Vale Tudo, com 570 vitórias, 30 empates e acreditem SEM DERROTAS.

As lutas que ficaram famosas foram sem dúvida, as contra Valdemar Santana da Bahia, contra o grande campeão Carlson Gracie, contra Euclides Pereira e contra o holandes Willian Ruska, essa última no Maracanãnzinho.

Apesar da vitória de Ivan Gomes estar associada a família Gracie, no início de sua carreira Ivan já possuia um histórico no Vale Tudo. O estilo de luta de Ivan foi forjado através de várias influências, dentre elas o Judô, Boxe, o Jiu-Jitsu de alunos de George Gracie e obviamente das particularidades que Ivan acrescentou a todo esse repertório.

Apesar de declarar-se um "LUTADOR DE VALE TUDO", Ivan adotou o Jiu-Jitsu como arte esportiva e a designação de seu estilo de luta. 

VITÓRIA DE EUCLIDES PEREIRA

VITÓRIA DE EUCLIDES PEREIRA
O único que venceu Carlson Gracie

EUCLIDES PEREIRA

EUCLIDES PEREIRA 

IVAN GOMES E EUCLIDES PEREIRA

IVAN GOMES E EUCLIDES PEREIRA
VITÓRIA DE IVAN
Euclides Pereira

IVAN X EUCLIDES

'DERROTA' DE EUCLIDES PEREIRA PARA IVAN :GOMES:EUCLIDES PEREIRA X IVAN GOMES : ESTA FOTO PROVA A VITÓRIA DE IVAN GOMES SOBRE EUCLIDES PEREIRA (O ÁRBITRO LEVANTANDO A MÃO DE IVAN GOMES). IVAN GOMES NÃO PERDEU NENHUMA LUTA PARA EUCLIDES PEREIRA.

COMENTÁRIO : MESTRÍSSIMO JOSÉ GOMES ; 10° DAN ,FAIXA VERMELHA DO ESTILO IVAN GOMES !!!(IRMÃO DE IVAN GOMES)
‎"PALAVRAS" DO SAUDOSO" GRÃO-MESTRE CARLSON GRACIE" SOBRE EUCLIDES PEREIRA: ---" O 'Euclides' havia vencido o Waldemar,( mas "perdia sempre" para o Ivan Gomes). Fonte:http://
TRANSCRITO NA ÍNTEGRA  DO ESPETACULAR BLOG: http://equiperochajiujitsu.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.