sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PrimeirO paraquedista militar do Brasil morreu aos 100 anos


Primeiro paraquedista militar do Brasil morre aos 100 anos

O primeiro paraquedista militar do Brasil, general Roberto de Pessôa, morreu na madrugada de ontem no Rio (17/09/2010), onde morava. Tinha 100 anos e um orgulho: o de ter inspirado a criação da mais poderosa força especial do Exército Brasileiro, a Brigada de Infantaria Paraquedist
a.
A ligação do general Pessôa com a tropa aerotransportada teve início na Alemanha, em 1936, sob o regime nazista. O oficial brasileiro, então com 26 anos, era tenente especializado em educação física e fora enviado a Berlim para aprender, e depois adaptar às condições do Brasil, as avançadas técnicas de treinamento militar praticadas pela Wermach, o conjunto das forças terrestres alemãs.
Visitando um centro de instrução nos Alpes, o tenente Roberto de Pessôa acompanhou "com fascínio e entusiasmo", como escreveu no regresso ao Rio, o adestramento dos batalhões de elite do exército alemão. "A possibilidade de levar a tropa pelo ar e lançá-la diretamente sobre o teatro de operações representa um notável fator multiplicador da capacidade", disse em seu relatório.
Estavam em andamento os Jogos Olímpicos de Berlim. Pessôa tentou inscrever-se no curso de paraquedistas do III Reich. Embora tenha sido aprovado na série de testes de aptidão física, foi vetado - a administração nazista já concentrava recursos na formação dos seus próprios combatentes. Conseguiu, entretanto, o registro na Escola de Planadorismo. Pela proximidade, acompanhou boa parte do ciclo dos paraquedistas. Prolongando sua estada na Alemanha, passou pela rigorosa Academia de Esportes do III Reich. As disciplinas aprendidas e trazidas por ele para o Brasil ainda são empregadas no Exército.
Todavia, a meta de criar a infantaria paraquedista no País ainda estava por ser atingida. Em 1944, em plena 2.ª Guerra Mundial, Pessôa negociou uma vaga em Fort Benning, onde o governo dos Estados Unidos treinava o contingente aerotransportado.Em outubro ele recebia a insígnia da tropa - o primeiro militar brasileiro preparado nessa modalidade de operação. Durante a invasão da Normandia, Pessôa estava lá, agregado à seleta 101.ª Divisão Aerotransportada. No Brasil, depois de arregimentar e selecionar voluntários para Fort Benning, encerrou a carreira em 1966, como comandante do Batalhão de Infantaria Santos Dumont, no Rio. PÁRA-QUEDISMO MILITAR NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS
Em 1944, ainda antes de terminar a 2ª Guerra Mundial, o então Capitão ROBERTO DE PESSÔA frequenta, com aproveitamento, um curso de pára-quedismo nos Estados Unidos da América (EUA).
Uma vez regressado ao Brasil elaborou um extenso e detalhado relatório, onde destacou as vantagens da introdução desta nova especialidade nas Forças Armadas brasileiras, sugerindo a ida de oficiais e sargentos para frequentarem o mesmo curso, nos EUA, com a finalidade (posterior) de activar uma Escola de Pára-quedismo em território nacional brasileiro.
Sob a direcção do próprio Capitão ROBERTO DE PESSÔA foi activado na Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, em Outubro de 1945, um «NÚCLEO DE TREINAMENTO E FORMAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS» com a missão de seleccionar todos os voluntários que iriam viajar para os EUA.
Em 21 de Dezembro de 1945, a primeira vaga de voluntários (15 oficiais e 7 sargentos) terminava em Fort Benning, com êxito, o CURSO BÁSICO DE PÁRA-QUEDISMO.
Em 13 de Março de 1946, também em
 Fort Benning, é brevetada a segunda vaga de voluntários, constituída por 11 oficiais e 2 sargentos.
Em 13 de Maio de 1946, os «PIONEIROS» - nome vulgarmente atribuído aos oficiais e sargentos especializados em pára-quedismo nos EUA - regressam ao Brasil e, com a criação da ESCOLA DE PÁRA-QUEDISTAS (Decreto-lei nº 8.444 de 26DEZ1945), cujo primeiro Comandante foi o Tenente-Coronel Nestor Penha Brasil, dá-se inicio à história do pára-quedismo militar organizado na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Aquela data - 26 de Dezembro de 1945 - é considerada o marco histórico da criação da actual BRIGADA DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA do Exército Brasileiro.

TRANSCRITO DE: http://lagessegal.blogspot.com.br/2010/09/primeiro-paraquedista-militar-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.