segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Shobu-ryu - ARTE MARCIAL BRASILEIRA


Shobu-ryu

Shobu-ryu (escola de Lutas) é uma arte marcial brasileira criada em 1974, no Rio de Janeiro, pelos Mestres Emerson Martins e Eromilson Mello.

História do nome do estilo

Inicialmente foi denomidada “Arte Marcial do Brasil”. Entretanto, no momento de sua legalização com a Secretária de Esportes da época, cuja direção era feita por algum militar, este rejeitou os documentos entregues, pois estavam dentro de uma pasta “vermelha”, e dessa forma diziam que os Mestres faziam parte do partido comunista.
16240218
Logo em seguida a Capoeira entrou com um pedido de legalização utilizando o mesmo nome (Arte Marcial do Brasil). Algum tempo depois tentou-se novamente registrar o atual estilo Shobu-ryu com o nome de “Arte Marcial Brasileira”,e foi adotado o novo nome “Shobu-Ryu”, traduzido: “escola de Lutas”.
Tentou-se batizá-lo com um nome em Português, pois todos os movimentos, nomes de golpes, bases e formas foram nomeados com nomes em português, por causa da facilidade do aprendizado, pois os nomes em japonês eram muito difíceis e complicados, inclusive toda a nomenclatura da anatomia humana foi utilizada.
Após anos sem registro e possuindo uma grande quantidade de Mestres, Professores e Alunos o Sensei de Jiu-Jitsu Monir, do Rio de Janeiro, conversou com o recente Professor Sérgio Queiroz sobre o porque que o estilo não ser registrado, e com muito espanto o Professor decidiu levantar os fatos em relação ao que era denominado.
Após ter descoberto que o estilo realmente não existia oficialmente o Professor conversou com o Sensei Monir que indicou o Sr. Carlos Couto, da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, para relacionar todos os documentos necessários para a regularização do estilo. Logo após obter a relação de toda a documentação necessária, o Professor entrou em contato com a diretoria da Federação para que assumisse o caminho que ele havia começado, e logo depois o estilo foi registrado com o nome de “Federação de Artes Marciais Shobu-Ryu”.

A hierarquia das faixas são

  • Branca
  • Laranja
  • Verde
  • Azul
  • Vermelha
  • Roxa
  • Marrom
  • Preta
  • A faixa de Mestre é coral, branca e vermelha. A faixa de 4º Dan é preta ponta vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.