Follow by Email

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PRAIA DE PEDRA DE GUARATIBA - CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO - BRASIL






Possui uma extensão territorial de 944,20 hectares, abrigando 4.380 habitantes (IBGE/2000). O bairro é banhado pelo oceano, bem como pelos canais de acesso à Baía de Sepetiba.
Ao longo da Estrada Roberto Burle Marx podem ser encontrados, ainda hoje, diversos atrativos da flora da Mata Atlântica, grandes bananais, e localidades ainda virgens, a despeito de estarem em pleno município do Rio de Janeiro.
O bairro aguarda o início e a conclusão das obras, já muito anunciadas e debatidas, do Túnel da Grota Funda, que deverá intensificar seu processo de desenvolvimento e urbanização.
Ao longo de sua estrada de acesso, ainda nos dias de hoje encontram-se algumas grandes propriedades remanescentes de um passado rural, já misturadas a novos loteamentos.
Seu nome vem do tupi: “WA’RA” ou “GUARA”, garça, mais o sufixo “Tuba”, sítio: “sitio em que abundam as garças”. O bairro se encontra na faixa entre os grandes manguezais e a Serra Geral de Guaratiba. Na cartografia do século XVII, a área já era chamada de “Barra de Guaratiba”. Em 1640, está denominada, também, como “Barra de Garatuba” na “Carta da Costa”, de João Teixeira, cosmógrafo do Rei.
A área apresenta importantes vestígios arqueológicos, com indícios pré-históricos, de antigo habitante, o “Homem do Sambaqui”. Em documentos de 1590, já se constatava a presença de colonos em partes da região que chamava de “Guarapirangua”. Em Barra de Guaratiba desembarcaram, em 1710, franceses comandados por Duclerc, que marcharam pelo sertão carioca para seu fracassado ataque a cidade do Rio  de Janeiro.
Toda a região fazia part



e da freguesia de Guaratiba, criada em 1755. Uma grande proprietária de terras, a Marquesa Ferreira, casada com Cristóvão Monteiro, tinha uma propriedade naquela praia, segundo documento de 1596.
O Porto Mar de Guaratiba, na barra de mesmo nome, exportava a produção agrícola da Freguesia, com acesso a embarcações de pequeno porte. Na Restinga da Marambaia, as terras de Maria Isabel Breves foram vendidas a uma Companhia de Melhoramentos e negociadas, em 1897, ao Banco da República e à Fazenda Federal, em 1905. Lá, o Exército instalou um polígono de tiro, tornando, toda a restinga, área militar. No sítio Santo Antonio da Bica, o paisagista Roberto Burle Marx localizou o seu viveiro de flores e plantas tropicais, em área estimada de 600.000 m2.
O Bairro tem duas praias: Barra de Guaratiba e a do Canto. Ambas em enseada abrigada pela Ponta do Picão e as encostas do morro de Guaratiba, que tem 355 metros.  Estas praias são muito procuradas por veranistas. O acesso é feito pela antiga estrada da Barra de Guaratiba, atual estrada Roberto Burle Marx. Ao longo dessa via, limitando o extenso manguezal de Guaratiba, encontram-se diversos restaurantes de peixes e frutos do mar. Nas encostas do morro de Guaratiba estão trilhas que dão acesso às praias selvagens voltadas para o Grumari, como dos Búzios, Perigoso, Meio, Funda e do Inferno.

Entre as décadas de 1960 e 1970, ali se refugiavam alguns cariocas ilustres, que avessos às badalações de outros lugares praianos de veraneio, preferiam a tranquilidade das grandes chácaras da Barra de então, tais como Burle Marx, em cuja homenagem fora batizada a estrada, e ainda cujo sítio fora doado por ele próprio, ainda em vida, ao IPHAN, e Antonio Jorge Menezes, cujas propriedades na região foram vendidas ainda nos anos 1970, estando, entretanto, preservado o antigo casarão, que outrora hospedava a cantora Wanderléa - outra fã da paz e do sossego da região - justamente nos tempos da Jovem Guarda.

3 comentários:

  1. Daonde tirou essa Ideia de que Guaratiba é campo Grande? por que ta com o nome de Campo Grande no Endereço?
    Guaratiba Nunca foi e nunca será Campo Grande, a Região Guaratiba é uma Região com História diferente, Possui uma Extensão Territorial Maior que a De Campo Grande.
    Estudem um pouco sobre a Região de Guaratiba e a de Campo Grande.
    São 2 Bairros completamente diferente e sem nenhuma relação.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. TRANSCRITO DE: http://www.historiadorio.com.br/bairros/guaratiba

      Excluir
  2. Isto não é Pedra de Guaratiba. É Barra de Guaratiba!

    ResponderExcluir