domingo, 25 de dezembro de 2011

TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA DE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hulk

Hulk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hulk
Hulk 004.jpg

O Incrivel Hulk
Dados da publicação
Publicado porMarvel Comics
Primeira apariçãoThe Incredible Hulk #1 (Maio de 1962)
Criado porStan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter egoRobert Bruce Banner
EspécieHumano com mutação genética
AfiliaçõesVingadores
Defensores
Panteão
Pacto de Guerra
Caça-hulks (Bruce Banner)
Mighty Avengers
Os Cavaleiros do Apocalipse
Novo Quarteto Fantástico
OcupaçãoDesempregado, formado como físico nuclear.
Base de operaçõesMóvel
ParentescoBrian Banner (pai, falecido)
Rebecca Banner (mãe, falecida)
Elizabeth "Betty" Ross Banner (esposa, falecida)General Thaddeus "Thunderbolt" Ross (sogro, falecido)Jennifer Walters (prima)
Morris Walters (tio)
Elaine Banner Walters (tia, falecida)
Codinomes conhecidosCicatriz Verde
Golias Esmeralda
Guerra
Gigante Verde
HabilidadesForça física potencialmente ilimitada
Resistência física e mental sobrehumanas
Agilidade, mira e velocidade sobrehumanas
Regeneração celular espontânea (considerado o maior e melhor fator de cura da Marvel)
Resistência elevada contra magia
Comunicação com formas astrais
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada
O Incrível Hulk é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Foi o super-herói da segunda série de histórias criada por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962, dando continuidade à revolução dos quadrinhos iniciada com o Quarteto Fantástico. Seu nome verdadeiro é Dr. Robert Bruce Banner.

 Origens do personagem

Na história original dos quadrinhos, o Hulk é o selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.
Ao invés de perecer pela radiação, o cientista foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado golias verde. Originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.
Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens. Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irado e despertava em si seu lado mais selvagem.
Em uma entrevista, Stan Lee disse que ambos criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (em português, O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro), no monstro Golem da mitologia judaica e no filme de James Whale, Frankenstein.

 Biografia

 Passado

Robert Bruce Banner era o filho do Dr. Brian Banner, um cientista atômico, e sua esposa Rebecca. Embora Rebecca amasse profundamente Bruce, que retribuiu o carinho, Brian odiava o filho. Alcoólatra, Brian Banner foi levado por um ciúme insano por Bruce, por ele ser objeto do amor de Rebeca. Além disso, Brian acreditava que seu trabalho com radiação tinha alterado o seu DNA e lhe deu um filho mutante. Ele finalmente assassinou Rebecca e foi colocado em um hospital psiquiátrico. Bruce, um grande e jovem intelectual, foi criado por sua tia, a senhora Drake, e internalizou sua grande dor e raiva sobre os sofrimentos de sua infância.
Eventualmente, como um adulto e um gênio em física nuclear, Bruce passou a trabalhar em um departamento de Defesa dos Estados Unidos, em um centro de pesquisa nuclear na Base do Deserto, no Novo México. Lá ele conhece Thunderbolt Ross, o oficial da Força Aérea no comando da base, e sua filha Betty. Bruce e Betty Ross se apaixonaram um pelo outro. Bruce desenhou e supervisionou a construção da "Bomba Gama" ou "Bomba-G", uma arma nuclear, possuindo alto rendimento de radiação gama.

 O Nascimento do Hulk

Bruce estava presente no bunker de instrumentação na unidade de teste para o primeiro teste de detonação subterrânea da Bomba Gama. Observando que um civil violou a segurança e entrou na área de teste limitado, Bruce pede ao colega Igor Starsky para atrasar a contagem regressiva quando ele tentou salvar o civil. Starsky, secretamente um agente soviético, não fez nada, confiante de que Bruce morresse na explosão, e que o projeto seria interrompido. Ao chegar no local de teste, Bruce conhece um adolescente chamado Rick Jones, ele o joga em uma trincheira protetora. Antes de Bruce poder ficar a salvo, a bomba detona e intensas ondas de radiação atingem a superfície. Banner é irradiado com partículas carregadas de alta radioatividade. Devido a um fator genético desconhecido em seu corpo, ele não foi morto pela radiação, que em vez disso fez com que ele frequentemente se transforme no monstro humanóide chamado de Hulk pelos militares.
Após a transformação Bruce passou a fugir dos militares, conseguindo manter sua identidade em segredo com o auxílio de Rick.

 Os Vingadores

Hulk se torna um peão de Loki, que o coloca em confronto com Thor. O plano foi frustrado, levando Hulk, Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vespa a se juntarem e formarem os Vingadores. Juntos, eles derrotam Loki.
Mesmo sendo Hulk um dos fundadores do grupo, após um confronto com o Doutor Destino, a desconfiança do grupo começa a se tornar evidente, até que, manipulados pelo Fantasma do Espaço, solicitam que o Hulk deixe o grupo. Os Vingadores começam então a caçar o ex-companheiro para tentar capturá-lo. Nesse momento, Hulk une forças com Namor e entra em confronto com os heróis, com Thor em especial, mas ele é derrotado e desaparece na água voltando a ser Bruce Banner.

 De Volta a Base Gama

Banner retorna e prossegue a sua tarefa como um cientista na Base Gama, porém o General Ross suspeita que ele seja um espião e que tenha algum tipo de ligação com o Hulk. A Base logo se torna o alvo do Camaleão, que roubar um novo robô experimental projetado por Bruce. A tentativa de parar o espião se torna complicada para Bruce com a chegada do Tenente Glenn Talbot na Base Gama, que também tem as mesmas suspeitas do General Ross. No final o plano do Camaleão falha e Hulk escapa de uma execução militar.
Quando os militares decidem mudar Bruce e sua mais recente invenção para outra base, o Camaleão informa isso ao seu patrão, o Líder, que implanta um humanóide para roubar o experimento. Embora Bruce estivesse sob o olhar atento dos militares, ele enfrenta o humanóide como o Hulk e o impede de roubar o aparelho. Depois de destruir o humanóide e voltar à sua forma humana, ele é preso pelos militares sob suspeita de ter algo a ver com a tentativa de roubo de sua própria invenção. Bruce permanece preso até que seu amigo Rick Jones - confiando a dupla identidade de Bruce ao Presidente dos Estados Unidos - pode obter-lhe um perdão. Após essa confusão, Bruce vai para Astra Island, com o seu novo dispositivo experimental, o Absorbatron. A ilha é atacada pelos humanóides do Líder, mas o Hulk os derrota. A batalha final termina com Bruce sendo capturado por agentes comunistas, fazendo Talbot acreditar que ele seja um traidor de seu país. Bruce se recusa a trabalhar para os comunistas e, finalmente, transforma-se e liberta os outros cientistas capturados. Graças ao sacrifício de um desses cientistas, o Hulk é capaz de lutar à sua maneira e foge da Rússia, mas acaba indo parar na Mongólia.
Mal volta a sua forma humana e Bruce é apanhado pelo ladrão Kangah Kahn. Glenn Talbot é enviado para resgatar Bruce na Mongólia. Transformando-se em Hulk, Bruce deixa Talbot para trás na Mongólia e retorna aos Estados Unidos, onde ele após voltar à sua forma humana, é preso novamente. Ainda perdoado pelo Presidente, Talbot (que tinha retornado aos Estados Unidos) volta à Astra Island para outro teste. Os humanóides do Líder atacam novamente, levando a mais um confronto com o Hulk, tanto o experimento como o próprio Bruce são capturados. De volta ao normal, Bruce usa um dos dispositivos do Líder para levar o exército ao local. Até o momento que eles chegaram, o Hulk volta, enfrenta o Líder e foge. Os militares enfrentam o Hulk, após a batalha eles encontram um Bruce Banner aparentemente morto.
Rick rouba o corpo de Bruce e tenta reanimá-lo em seu laboratório através de um projetor de raios gama, o que provoca uma transformação no Hulk, mas pela primeira vez, Hulk está com a consciência de Bruce. Mas havia um custo: se ele fosse voltar a sua forma humana, ele morreria devido ao estilhaço alojado em seu cérebro. Enquanto isso, O Líder mostra o poder do Absorbatron para potenciais compradores através do envio de um humanóide gigante para atacar a Base Gama. Uma nova batalha se inicia, no entanto, Líder captura o Hulk.
Após a captura, Líder tenta convencer o Hulk a se unir com ele mas ele se recusa e tenta fugir do complexo, enquanto ao mesmo tempo tenta não reverter a transformação. Percebendo que algo está errado, o Líder captura o Hulk novamente e o bombardeia com mais radiação gama (sustentando a sua forma Hulk) e remove os estilhaços de seu cérebro. Ele então envia o Hulk ao planeta do Observador para roubar a máquina Ultimate. Hulk consegue cumprir a tarefa e Líder tenta usar o dispositivo. Os planos dele vão por água abaixo, pois a máquina aparentemente o mata. Retornando à Base Gama, Hulk descobre que Rick está sendo mantido prisioneiro pelos militares (por não revelar a verdadeira identidade do Hulk), ele tenta buscar um perdão presidencial para o seu amigo em Washington DC. Lá ele ironicamente é aparentemente destruído pela última arma que havia inventado para os militares: O T-Ray.

A Caçada Começa

Hulk consegue se rematerializar em seu laboratório, justo no momento em que Rick (de luto pela suposta morte de seu amigo) acaba de informar o General Ross e Glenn Talbot a verdadeira identidade do Hulk. Após descobrir que o Hulk está bem vivo, Talbot junto com o exército vão atrás dele novamente e substitui Bruce por Konrad Zaxon. Isso leva Rick também informar sobre a identidade do Hulk a Betty. Zaxon não tem motivos nobres para tentar capturar o Hulk, seu plano é usar o Hulk como uma bateria de armas que ele esperava para conquistar o mundo inteiro. Finalmente, o Hulk mata Zaxon, mas os militares perseguem o Hulk sem saber os verdadeiros planos de Zaxon.
Após esse acontecimento entre outros, Bruce passou a viver como um fugitivo. Todas as suas tentativas de controlar o Hulk fracassaram.
 A Morte de Betty
Depois de um bom tempo, Bruce e Betty conseguiram finalmente se casar. No entanto mais uma reviravolta na vida de Bruce estava para acontecer.
Quando tudo começou a ir bem, Betty estava morrendo devido a um envenenamento por radiação gama que resultou de seu tempo com o Hulk. Bruce foi capaz de encontrar uma cura usando seu sangue em uma transfusão. Mas o plano de salvar a amada não dá certo pois o Abominável secretamente transfere seu sangue para Betty em busca de vingança. A morte de Betty faz com que Bruce enlouqueça e ele tenta até se matar segundos depois que Betty é declarada morta. Doutor Samson tenta pará-lo, mas ele vira o Hulk e depois foge da Base Gama. Nesse meio tempo, Bruce tenta de alguma forma cometer suicídio, mas em todas as tentativas ele acaba se transformando segundos antes da morte.
O General Ross começou a caçar o Hulk mais uma vez pois acreditava que Bruce era o responsável pela morte de sua filha. Bruce descobre a verdade por trás da morte de Betty e decide se vingar do Abominável, mas não consegue. Ao enfrentar o General Ross de novo ele diz que Bruce e Emil (nome verdadeiro do Abominável) são culpados pela morte de Betty.

 Planeta Hulk

Bruce procurou se refugiar em paz no Alasca, onde viveu como eremita na comunidade da cidade. Nick Fury da S.H.I.E.L.D, solicita a sua ajuda para derrotar uma arma da Hydra chamada "Godseye" que poderia detonar todas as bombas nucleares no mundo. Enviando-o como o Hulk, ele descobre que o Godseye era realmente uma arma da S.H.I.E.L.D. que pode coincidir com a força de qualquer inimigo. No confronto, o Godseye constatou que embora pudesse tentar, não poderia coincidir com o crescente poder do Hulk, e explode.
A S.H.I.E.L.D. envia um ônibus espacial encomendado para recuperar o Hulk, ou assim ele acreditava. Aproveitando a oportunidade para se livrar do Hulk, um grupo de super-heróis conhecido como os Illuminati decidiram abandonar a nave no espaço, direcionando-a para um planeta sem formas de vida inteligente. Infelizmente, houve um erro de navegação, e o Hulk aterrou no planeta Sakaar, um mundo cheio de tribos bárbaras, lutas de gladiadores e governado por um corrupto império. O planeta foi localizado perto de um portal, que lhe dava acesso a várias culturas e tecnologias. O Hulk foi capturado para se tornar um gladiador, mas ele conduziu uma revolta e derrubou o regime.
Instalando-se como rei, o Hulk se apaixona por uma rainha chamada Caiera Oldstrong. Juntos, inauguram uma nova era de paz e prosperidade para Sakaar. Caiera engravida do Hulk, mas morre quando o ônibus que trouxe o Hulk a Sakaar repentinamente explode, matando toda a população. Guiado por uma raiva jamais vista somada com a sede de vingança, o Hulk jura vingança contra os Illuminati, a quem ele responsabiliza pela morte de Caiera. Ao voltar à Terra, Hulk começa sua guerra ao mundo.

 Hulk Contra o Mundo


Ao chegar em Nova York, Hulk exigiu a presença dos membros do Illuminati e deu um prazo de evacuação para a cidade. Com o prazo acabado, Tony Stark, usando uma armadura gigante enfrenta o Hulk. A batalha termina com Tony sendo brutalmente derrotado.
General Ross enfrenta o Hulk usando balas de adamantium, mas mesmo assim ele é derrotado. Doutor Estranho entra na briga usando seus poderes mágicos para enfrentar o Hulk. Durante a luta Estranho joga Hulk contra um prédio, obviamente o prédio começa a cair e poderia até ter matado alguns civis que estavam perto para assistirem a luta se não fosse pelo Hulk. Estranho desiste de lutar contra o Hulk por se sentir culpado por quase ter matado inocentes. Hulk o fere brutalmente.
Após ter derrotado todos os membros do Illuminati (com exceção de Charles Xavier), Hulk não os mata, declarando que sua intenção era de justiça e não de assassinato e que ele os enfrentou para envergonhá-los perante todos.
O Sentinela aparece para o confronto decisivo, a luta é tão forte que quase destrói Nova York. Os dois não conseguem derrotar um ao outro e acabam revertendo para suas formas humanas, com isso Bruce consegue derrotar Bob (o alter-ego do Sentinela).
Um sobrevivente do planeta aparece e fere Rick Jones, revelando que ele causou a explosão para se vingar do Hulk, Bruce se transforma no Hulk e quase o mata. Tony aproveita a chance para atacar o Hulk deixando-o inconsciente. Bruce é preso em uma instalação subterrânea da S.H.I.E.L.D. e o filho que ele teve com Caiera surge.

 O Hulk Vermelho

Enquanto Bruce estava preso na Base Gama, um novo mistério se revelou quando o Abominável foi encontrado morto em sua terra natal na Rússia. Uma equipe composta por Homem de Ferro, General Ross, Samson, Mulher-Hulk e Maria Hill começaram a investigar para saber quem era o suspeito, o suspeito só podia ser aparentemente o Hulk. O indivíduo logo se revelou como uma criatura enorme referindo-se a si mesmo como o Hulk Vermelho. Esse novo Hulk derrotou alguns heróis que se opuseram a ele, incluindo Thor.
Bruce escapa da prisão quando o embate entre o Hulk Vermelho e Bomba-A causa um terremoto que danifica a prisão. Bruce se transforma no Hulk e não perde tempo para enfrentar o seu novo inimigo. O Hulk, pego de surpresa pelo estilo de luta do Hulk Vermelho, é derrotado em seu primeiro embate - que termina com o Hulk tendo um braço quebrado. O Hulk então, estava determinado a ter uma revanche contra o ser rubro e vai ao seu encalço. O Hulk novamente encontra dificuldades em lidar com a ameaça, e no momento derradeiro é salvo por Thor, que retorna determinado a acabar com a ameaça vermelha, espancando-o sem dar tempo do mesmo se recuperar. Nesse intervalo o Hulk percebe uma fraqueza potencial no Hulk Vermelho e explora isso para ganhar vantagem. Então no momento em que Thor iria acabar com o Hulk Vermelho, o Hulk intercede e toma a luta para si, afinal, essa era uma luta do Hulk. Thor concorda, mas se o Hulk demonstrasse fraqueza, ele liquidaria o Hulk Vermelho. Após finalmente derrotar o Hulk Vermelho, o Hulk sai antes que ele pudesse descobrir a verdadeira identidade do Hulk vermelho. No entanto, Bruce passou o seu tempo tentando rastrear o Hulk Vermelho antes que ele pudesse fazer mais danos. Mais tarde, através da Mulher-Hulk Vermelha, é revelado a identidade do Hulk Vermelho. General Ross, com a intenção de combater o Hulk de igual pra igual, se transforma para se vingar de Bruce por ter matado sua filha.

 Reinado Sombrio

Hulk enfrenta novamente o Hulk Vermelho em um torneio do Grão-Mestre. Os dois se enfrentam em Atlântida, onde Hulk Vermelho usa um tridente para matar o Hulk. Ele é revivido pelo Grão-Mestre e derrota o Hulk Vermelho.
Depois Bruce é capturado por um robô e detido na Base Gama para ser usado para criar uma radiação gama apoiado pelo General Ross. Peter Parker e Ben Urich são mandados ao local para fotografar o acontecimento. Peter como o Homem Aranha tenta ajudar Bruce a escapar do tanque em que estava. Bruce se transforma no Hulk e enfrenta o Hulk Vermelho com a ajuda do Homem Aranha, os dois Hulks caem em um gerador Gama. Através disso o Hulk Vermelho absorve toda a radiação que deu poder ao Hulk. A base começa a desmoronar e Bruce é salvo por um agora inteligente Bomba-A.
Após a explosão, Norman Osborn envia Ares para saber se Bruce ainda podia virar o Hulk. Ele tenta atacar Bruce mas ele o engana fazendo-o ficar preso numa cela feita para o Hulk. Ele vai para uma sede de Reed Richards onde ele pega de volta a espada que Hulk havia usado para atacar Nova York. Ele enfrenta o seu filho Skaar e o convence a treiná-lo para derrotar o Hulk se um dia ele retornar.
Ao passo que Bruce vai treinando Skaar, muitas batalhas vão surgindo. Juggernaut enfrenta Skaar e é derrotado. Após a batalha, o alter-ego de Skaar surge para Bruce, que na verdade é uma criança. Depois eles enfrentam Wolverine e seu filho Daken, onde a batalha termina com a derrota de Skaar que quase foi morto por Daken mas é salvo por Bruce. Mais tarde eles enfrentam Femme Fatale, Victoria Hand e Miss Marvel (todas à mando de Norman Osborn). Skaar faz um trato e escapa com Bruce. Essa batalha aconteceu em um velho Laboratório Gama, nisso as células de Bruce começam a mudar, significando que o Hulk pode voltar. Bruce também descobre que Betty ainda está viva.
Os dois mais tarde ajudam o Quarteto Fantástico numa batalha. Após várias batalhas, Skaar é visto como o novo Hulk, e Bruce se separa do seu grupo de Vingadores para salvar Betty. Entretanto a moça o rejeita devido a ele ter se casado com outra mulher (no período em que ele esteve exilado). Mas é revelado que o Líder usou Betty como distração para desenvolver outro plano maléfico. Depois de enfrentar o Doutor Destino, Bruce é salvo pela Mulher-Hulk Vermelha, que é revelada como sendo a própria Betty.

 Hulk Finalmente Retorna

Bruce fica abalado ao saber que Betty era a versão vermelha da Mulher-Hulk. Enquanto ela explicava como tudo aconteceu, Doc Samson aparece e ela foge. Bruce tenta matar Líder mas ele acaba fugindo. Líder tinha construído uma máquina com geração de radiação gama. Bruce absorve toda a energia contida no gerador dizendo aos que estavam perto :"Cavalheiros... Corram.". Uma explosão ocorre e emergindo dos destroços, Hulk retorna.

 Poderes e habilidades

Cquote1.svgQuanto mais bravo, mais forte o Hulk ficaCquote2.svg
A frase acima representa um dos fundamentos dos poderes do Hulk, cuja força é lendária no mundo dos quadrinhos. O Hulk é considerado o "mortal mais forte da terra". No entanto, a ultra força física não é o seu único poder. Abaixo, uma lista com as habilidades do personagem:
  • Super-vigor: O Hulk é capaz de lutar por dias sem parar, ou mesmo nadar e correr por uma boa quantidade de tempo.
  • Resistência mental sobre-humana: Devido as múltiplas personalidades e a complexidade da mente do Hulk, ele possui grande resistência a ataques mentais, sendo dificilmente vencido ou dominado por este tipo de superpoder.
  • Regeneração celular espontânea (fator de cura):Hulk, quando tem sua integridade física atingida, é capaz de regenerar ferimentos quase que imediatamente sem sequelas. Podem ser citados como exemplos nos quadrinhos, confrontos em que o mesmo teve a maior parte de sua massa muscular derretida e se regenerou sem formar cicatrizes.
  • Transformação rápida: Bruce Banner pode se transformar no Hulk em segundos, como ele fez ao ser alvejado com um tiro de rifle, que o Hulk pegou com os dentes.

 Relacionamentos

Nos quadrinhos e no cinema, Bruce Banner namora Betty Ross, já na série de televisão era casado com a doutora Caroline Fields.

 Inimigos

 1602

Na minissérie escrita por Neil Gaiman chamada 1602, a contraparte do Hulk chama-se David Banner, ele é um servo do Rei James da Escócia, que obedece a todas as suas ordens sem titubear. No final da minissérie, ele se transforma em um monstro bruto e cinza.

 Ultimate Hulk

Assim como diversos personagens Marvel, Hulk também ganhou sua versão Ultimate. Nesta versão o Hulk é semelhante a um lutador de wrestling profissional, daqueles tipos que interpretam personagens grandes e desajeitados. É racional, mas ataca com toda a fúria, fazendo piadas e sarcasmo, mostrando o quanto é poderoso.
O surgimento dele não se deu através da Bomba Gama (Bomba-G), mas em experiências feitas pelo Doutor Bruce Banner, sendo ele mesmo a cobaia, para o projeto do Super Soldado do governo dos Estados Unidos, experiências estas, feitas com material radioativo.
Em sua primeira aparição ele destrói a mansão dos Vingadores, e por pouco não causa um acidente nuclear, além de quase matar os Supremos.

 Hulk no Brasil

A primeira vez que as aventuras em quadrinhos do Hulk apareceram no Brasil foi com a revista Super X da Editora Ebal, lançada em 1966 como parte da campanha promocional dos chamados Super-Heróis Shell, com os primeiros números distribuídos gratuitamente nos postos de gasolina daquela bandeira. Ele dividia a revista com outro super-herói: Namor, o Príncipe Submarino. Mas a primeira vez que o Hulk teve uma revista própria e com seu nome foi em 1972, na breve passagem pela Editora GEA. Em 1975 a Bloch Editores lançou a revista do Hulk, republicando as aventuras desde o número 1 da revista americana. Quando a RGE adquiriu os direitos do personagem, no início da década de 1980, lançou sua revista juntamente com a do Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha, republicando algumas histórias que haviam sido publicadas pela Bloch. Depois de 48 edições, o Hulk passou para a Editora Abril, que o publicou até a virada do milênio. Após este período, o personagem e todos os direitos da Marvel, no Brasil, foram adquiridos pela Editora Panini, gigante mundial no seu segmento. O verdão chegou a ter título próprio, na referida editora, que durou até o #16, sendo cancelado. As aventuras do Hulk podem ser acompanhadas no mix da revista Universo Marvel.

 Adaptações para outras mídias

Animações

  • A primeira foi um segmento de 1966 (The Marvel Super Heroes).
  • O Incrível Hulk de 1996, com a participação da Mulher Hulk.
  • Uma das aparições mais recentes é em Hulk Vs., de 2009. São dois episódios chamados Hulk Vs Thor e Hulk Vs Wolverine.
  • A mais recente aparição do Gigante Esmeralda é em Planet Hulk (Planeta Hulk), de 2010. É uma animação lançada diretamente para DVD e Blu-Ray, que adapta a história em quadrinhos.

 Série de televisão

O maior sucesso do Hulk na telinha foi o da série com atores reais. Apesar dos argumentos previsíveis e das críticas dos jornalistas, essa série teve 80 episódios de uma hora, e cinco filmes para televisão, duas produções antes e três posteriores ao seriado.
O seriado fugia um pouco do conceito original dos quadrinhos, mas conseguiu fazer bastante sucesso. Nele, o Dr. Banner (chamado no seriado de David Bruce Banner) era interpretado com maestria por Bill Bixby, o mesmo ator das séries Meu Marciano Favorito (My Favorite Martian) e O Mágico (The Magician). Para o papel do alter-ego verde de Banner, havia os músculos e os grunhidos do atleta fisiculturista, personal trainer e Mr. Universo Lou Ferrigno. Apesar do orçamento limitado, o produtor Kenneth Johnson (de V - A Batalha Final) tinha o apoio do genial Stan Lee, um dos criadores do personagem. Lee não escondeu, em entrevistas posteriores, que os produtores queriam mudar o nome de Bruce para David, porque não achavam Bruce um nome muito "másculo". Com medo da não aceitação do público ao formato que seria diferente do Hulk dos quadrinhos, foi inicialmente produzido apenas um longa metragem contando a origem do Hulk, que estreou no início de 1977, com o sucesso foi encomendada uma sequência chamada "Morte em Família" que estreou na segunda metade do mesmo ano, e que serviria para confirmar a aceitação do formato e avaliar custos de produção para um possível seriado. O primeiro episódio chamado "Último Round" estreou um ano após a exibição do piloto, tendo como pano de fundo luta de boxe e tráfico de drogas, posteriormente tanto o filme piloto como sua sequência foram divididos em duas partes e exibidos como episódios da chamada primeira temporada que contou com 10 episódios.
A origem do Hulk, é verdade, sofreu várias adaptações para o público aceitar toda a ficção. Uma das mudanças mais significativas é que o Hulk da TV não falava nada, mas fazia muitos ruídos com a boca quando nervoso. O nome completo verdadeiro foi modificado de Robert Bruce Banner para David Bruce Banner (nome visto no túmulo de sua suposta morte) e o nome simples verdadeiro, de Bruce Banner para David Banner.
No filme piloto, depois da morte de sua esposa, David Banner passa a trabalhar no laboratório tentando descobrir uma força que todos os humanos poderiam ter em momentos extremos. David descobre que possui a mesma alteração genética das pessoas que ele examinou, daí quase sem querer descobre que a fonte da chamada "Força Oculta" é um fator externo, neste caso radiação gama, entusiasmado aplica em si mesmo uma dose de radiação, sem saber que o aparelho passava por manutenção para aumento de potência, tomando uma dose excessiva de radiação; contaminado pelos raios gama, o cientista se transforma no terrível monstro verde. Só que o jornalista Jack McGee (interpretado por Jack Colvin)investigando as aparições do Hulk, presencia o Gigante Esmeralda saindo do laboratório em chamas, pois David ao tentar salvar sua colega, a Dra. Elaina se transforma na criatura, o corpo da doutora é encontrado, diferente do corpo de David, que é dado como morto.
A partir daí, o incansável jornalista passou a perseguir David Banner, em todos os episódios procurando o monstro chamado Hulk. Inspirado na série da década de 1960, O Fugitivo, Bruce Banner acusado da própria morte e da morte da sua colega Dra. Elaina, torna-se um foragido da justiça, carregando a maldição de se transformar no gigante.
Os roteiros eram sempre os mesmos: fugindo de Jack McGee, o cientista David Banner mudava de nome, cidade e encontrava alguém passando por problemas. Acontecia um fato que o deixava nervoso e ele se transformava no Hulk. Sem querer, o monstro verde acabava solucionando o problema na força.
No final de cada episódio, uma memorável e melancólica música instrumental ("The Lonely Man") contribuía na dramatização do sofrimento de Banner, que vagava solitário e sem rumo nas estradas americanas, procurando por uma carona.
Vários atores conceituados na televisão, como Pat Morita (de The Karate Kid); Morgan Woodward (de Star Trek) e Gary Graham (de Missão Alien), também fizeram suas participações. A fórmula se esgotou e, mesmo com o protesto dos fãs, Hulk foi cancelado.
Os filmes que lhe deram sequência, alguns dos quais dirigidos pelo próprio Bixby, não foram bem sucedidos. Neles, aparecem outros heróis da Marvel, como O Demolidor e Thor (quase irreconhecíveis em relação aos quadrinhos, para irritação dos fãs).

 O regresso em filmes de TV

No ano de 1988, foi feito um especial chamado The Incredible Hulk Returns (O Retorno do Incrível Hulk), com direção de Nicholas Corea. Nesse filme, o Hulk enfrenta um Thor bem diferente de sua versão dos quadrinhos. O alter-ego de Thor (Don Blake) é mostrado.
O segundo filme para TV foi no ano seguinte e se chamava The Trial of the Incredible Hulk (O Julgamento do Incrível Hulk). O roteiro era de Gerald Di Pego e direção do próprio Bill Bixby. Dessa vez, o Hulk encontrou o herói cego Demolidor, que diferente dos quadrinhos, se vestia de preto e mais parecia um ninja, sem contar o nome dado na versão de então, "Audacioso", que pouco ou nada tem a ver com o homem-sem-medo.
Na história, David Banner era acusado por um crime que não cometeu. Durante um pesadelo sobre o julgamento, no momento mais marcante, ele fica tão nervoso que se transforma no Hulk, destruindo todo o tribunal. O vilão nesse filme é Wilson Fisk, o Rei do Crime.
Em 1990, foi gravado The Death of the Incredible Hulk (A Morte do Incrível Hulk), no qual o personagem da Marvel para evitar a fuga dos bandidos destrói um avião em pleno vôo, cai e acaba falecendo.
O grande sonho de Bill Bixby era fazer uma continuação que se chamaria Rebirth of Incredible Hulk (O Renascimento do Incrível Hulk). Todavia o ator não conseguiu interessados em patrocinar sua idéia. Não bastasse isso, ele não era convidado para papéis importantes na televisão e nem no cinema, porque ficou marcado pelo fato de ter interpretado o personagem.
Bixby teve, inclusive, diversos problemas familiares, como a morte de seu filho, que estava doente e, anos depois, sua esposa cometeu suicídio. Deprimido e sem motivação, ele acabou falecendo no ano de 1993, vítima de câncer na próstata. Seu último trabalho foi como diretor de episódios do seriado juvenil Blossom.

 Cinema

 Hulk (2003)

Hulk foi adaptado para o cinema em 2003, intitulado Hulk (filme) assim como vários outros personagens da Marvel no mesmo período. O filme foi dirigido por Ang Lee (mesmo diretor de O Tigre e o Dragão). Como é tradicional nesse tipo de adaptação, a história (e sobretudo a origem) do personagem foi drasticamente mudada, mas como é imprescindível ao contexto, a essência do personagem foi mantida.
O filme começa com o pai de Bruce, David Banner (Nick Nolte), testando um experimento que poderia criar o ser humano perfeito. Ele testa em si mesmo mas os genes acabam passando para o pequeno Bruce. Tentando achar uma cura, ele chega perto de encontrar mas é impedido por Major Ross. Com medo de que Bruce possa se tornar uma aberração, ele tenta matá-lo com uma faca, mas a mãe de Bruce se põe na frente e ela morre ao invés dele.
Trinta anos depois, Bruce (Eric Bana) se torna um cientista brilhante, que pesquisa os Nanomeds, células que regeneram tecidos mortos. Mas todo teste que ele fazia ao lado de sua colega e ex-namorada, Betty Ross, dava errado. Ao tentar fazer outro teste ocorre um vazamento de radiação gama que estava para ocasionar uma explosão. No momento em que ela ocorre Bruce se põe na frente da máquina que continha a radiação gama, sendo assim atingido. Porém, ao invés de matá-lo, ela deixa Bruce saudável, mas também ativa os genes que haviam dentro dele, com isso causando sua transformação no Hulk. No decorrer do filme, Bruce descobre mais sobre o seu passado e é feito prisioneiro pelo General Ross. Enquanto isso, David, usando o DNA de Bruce, repete o experimento e utiliza a radiação gama, porém ela causa outro efeito, fazendo com que ele possa absorver qualquer tipo de material. Ele se encontra com Betty e aceita se entregar com a condição de ver Bruce pela última vez. Os dois ficam cara a cara, David tenta convencer Bruce a dar o seu poder para ele, mas Bruce se recusa. Nisso ele absorve a energia da base se transformando num ser de energia elétrica. Os dois se enfrentam e David começa a sugar o poder de Bruce, Ross ordena um ataque de míssil para derrotar David, o que causa a morte dele e suposta morte de Bruce.
Ao final do filme é mostrado que Bruce está vivo, vivendo em algum lugar da América do Sul. Quando ele é abordado por guerrilheiros, o filme termina com ele se transformando no Hulk.

 Universo Marvel nos Cinemas (2008 - 2012)

  • Dirigido por Louis Leterrier, O Incrível Hulk, segundo filme inspirado no personagem, lançado em junho de 2008, deu um reinício mais fiel aos quadrinhos. A origem do monstro é uma junção da versão Ultimate do herói, com a versão da telessérie de 1978. Neste filme, Banner (Edward Norton) está refugiado no Rio de Janeiro pesquisando um antídoto quando é encontrado e precisa fugir para, posteriormente, enfrentar o Abominável e salvar Nova York da destruição total. Segundo a edição especial de 2 discos em DVD, a altura do Hulk neste filme é de 2,74 m. O filme reconta como Bruce (Edward Norton) se torna o Hulk. Testando um experimento que poderia criar um super-soldado, ele testa em si mesmo, o que ocasiona sua transformação em Hulk e também tornando-o fugitivo do governo dos Estados Unidos. Cinco anos depois, Bruce está morando na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, tentando achar um meio de acabar com o Hulk. Enquanto isso, General Ross (William Hurt) recruta Emil Blonsky (Tim Roth) para capturar Bruce. Quando eles encontram Bruce ele acaba se transformando no Hulk e foge. Ele volta para o Estados Unidos onde se reencontra com Betty Ross (Liv Tyler), ela o acolhe e dá a ele um pendrive contendo tudo sobre o experimento. Para deter Bruce como o Hulk, Ross injeta em Emil um soro similar ao soro do super-soldado que originou o Capitão América. Eles encontram Bruce e o perseguem, ele engole o pendrive para não cair nas mãos dos militares, ele se transforma no Hulk e enfrenta Emil. No entanto, quando Hulk ataca Emil causa a fratura de todos os seus ossos. Bruce e Betty fogem e vão para Nova York, onde eles se encontram com Samuel Sterns, que ajuda Bruce a dar um fim no Hulk. Enquanto isso, Emil se recupera e recebe outra injeção do soro, que começa alterá-lo. Samuel mostra a Bruce dezenas de amostras de sangue que Bruce havia enviado para ele, que poderiam ser usadas para curar todas as doenças existentes. No entanto Bruce diz a Samuel que eles tinham que destruir as amostras de sangue para não cair nas mãos de Ross, que iria usar para criar um exército. Depois eles são pegos por Emil, que interroga Samuel enquanto Bruce e Betty são levados sob custódia por Ross. Emil força Samuel a usar a radiação gama nele, fazendo com que ele se transforme no Abominável. Ele ataca Samuel e foge espalhando caos por Nova York. Bruce pede a Ross para deixá-lo enfrentar Emil. Ele pula do avião, no entanto ele não se transforma no Hulk. Ele cai no asfalto, quando ele se levanta, Hulk está de volta e enfrenta Abominável numa batalha épica pelas ruas de Nova York. Após derrotá-lo, Hulk foge novamente. Ao final do filme, Bruce, agora sob a identidade David Banner, aparentemente aprende a controlar o Hulk. O filme termina com Tony Stark (Robert Downey Jr.) conversando com Ross, provavelmente recrutando o Hulk para Os Vingadores.
  • Embora o Hulk não apareça no filme Homem de Ferro 2 (2010), na cena em que Tony e Nick Fury conversam sobre Os Vingadores, há televisão mostrando o confronto entre o Hulk e os militares.
  • Em Thor (2011), Bruce é mencionado no filme. O Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgård) menciona Bruce como sendo "um amigo especialista em radiação gama".
  • Hulk irá aparecer no filme Os Vingadores mas, dessa vez sendo interpretado por Mark Ruffalo. No filme Bruce trabalhará em conjunto com os outros heróis. Entre eles, ele terá mais atrito com Tony. Quanto aos problemas pessoais, Bruce desejará se livrar do Hulk ao invés de servir como arma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.