domingo, 19 de fevereiro de 2012

GRANDE MESTRE EUCLIDES PEREIRA


Um mito de valor inestimável para o Vale Tudo teve a vida esmiuçada em entrevista a um fã incondicional e colaborador do blog.
Por mais de 50 minutos o lendário Euclides Pereira, conhecido como “Diabo-Louro”, relembrou seu principais momentos dentro e fora dos ringues. Como, por exemplo, o polêmico combate contra Carlson Gracie e a briga pelo status de atleta imbatível.
Carlson Gracie é um dos maiores nomes do VT no Brasil, e talvez seja o mais importante lutador da Família Gracie. Mas o fato é que ele perdeu o único VT que disputou com Euclides. Houve quatro anos de espera por esta luta, e no período, Carlson treinou com Ivan Gomes, que conhecia bem o Euclides. Não tiveram surpresas.
Ambos sabiam que estariam enfrentando seu mais temível adversário. Carlson, o “Meninão de Ouro” da Família Gracie, que além de muito técnico, tinha força e inigualável coragem. Euclides, o “Diabo-Louro”, mais técnico e completo lutador de VT do Nordeste. A luta foi travada em setembro de 1968 e Euclides venceu com categoria.
Carlson vs Euclides (Clique na foto p/ ampliá-la)
Carlson vs Euclides (Clique na foto p/ ampliá-la)
O renomado atleta Waldemar Santana, que afirmara à imprensa que Euclides não duraria 30 segundos num ringue com Carlson, deu o braço a torcer e declarou que ele o surpreendera. Carlson foi quase nocauteado e só não caiu porque seu tio, Hélio Gracie, gritava vigorosamente para que continuasse de pé.
Foi uma vitória de um lutador que via no Jiu-Jitsu uma das ferramentas essenciais para o VT, mas que também treinava e respeitava diversas outras artes, como o Judô, a Luta-Livre, o boxe, a Capoeira, o Karatê e tudo o mais que lhe pudesse servir. Uma característica do VT do Nordeste era esta abertura ao que hoje se chama “cross-training”, e que na época era moeda corrente. Euclides sempre treinou de tudo e aproveitou o que pôde, nos ringues. Sua maior característica sempre foi a humildade e o respeito.
O número de lutas declarado é muitas vezes exagerado (algumas fontes afirmam que lutou mais de 600 vezes), porém estima-se que ele tenha feito mais de 200 lutas nos ringues (enquanto o Carlson declara que fez 19). Ele venceu o Waldemar cinco vezes, tendo empatado uma vez (o Carlson venceu uma vez e empatou quatro). Ele lutou cinco batalhas com o Ivan, quatro delas resultando em empate e uma não havendo terminado, por falta de iluminação no local (o Carlson lutou uma vez com o Ivan, empatando, para nunca mais). Finalmente, ele venceu o Carlson (coisa que nunca fizeram o Ivan, o Waldemar ou qualquer outro…)…
Waldemar vs Euclides (Clique na foto p/ ampliá-la)
Waldemar vs Euclides (Clique na foto p/ ampliá-la)
O combinado com os Gracie era que, havendo vitória de Euclides, fariam outra luta, desta vez no Rio de Janeiro. O empresário do Euclides viajou para o Rio várias vezes, mas Carlson nunca mais quis saber de lutar com ele. A carreira do Euclides continuou, depois da luta, por quase duas décadas, e nem Carlson nem qualquer outro Gracie voltaram a enfrentá-lo.
Euclides foi também o primeiro a vencer o Zulu. Zulu chegou com todo o gás, de uma série ininterrupta de vitórias, desafiando o Euclides, em 1979. Isso, quando o Euclides já estava quarentão. Euclides o venceu com muita categoria dando-lhe umas boas bordoadas, antes de finalizar, um ano antes do prodigioso Rickson fazer sua estréia, contra o mesmo gigante.
Euclides vs Zulu (Clique na foto p/ ampliá-la)
Euclides vs Zulu (Clique na foto p/ ampliá-la)
O vídeo publicado hoje começou a ser produzido no fim de 2008. Conheça mais sobre Euclides na entrevista abaixo que segue dividida em nove links:
* Agradecimentos especiais a Carlos Eduardo Loddo, grande historiador do MMA e a meu amigo apelidado de “Observador“.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.