terça-feira, 10 de abril de 2012

Fatos interessantes sobre a memória humana


Fonte: Learning Mind
Autora: Anna
Tradutor: André Rabelo
O que é a memória?
A memória é uma das funções mentais e tipos de atividade mental direcionada para preservar, armazenar e reproduzir informações.
Graças à memória usamos em nossa vida cotidiana nossa própria experiência e a de gerações prévias. É possível melhorá-la? Do que ela depende? Vamos tentar responder a estas perguntas.

Memória de curto prazo e de longo prazo

A memória tem dois componentes – curto prazo, ou operacional, e longo prazo. Estudantes conseguem “carregar” em suas memórias muitas informações que somem logo após a prova. Pacientes sofrendo do chamado esquecimento senil se lembram em detalhes de eventos que ocorreram na primeira infância ou há muitos anos atrás, mas são incapazes de manter na mente o que ocorreu meia hora atrás.

Memória Fenomenal

As possibilidades da memória são ilimitadas. Acredita-se que um adulto possa lembrar de vinte a cem mil palavras. Algumas pessoas possuem uma memória fenomenal.Alexandre o Grande foi capaz de lembrar os nomes de todos os seus soldados.Mozart foi capaz de tocar e transcrever uma melodia que escutou uma única vez. Depois de ouvir o “Miserere” Allegri (em 9 partes), ele conseguiu escrever de memória toda a partitura desta composição musical, mantido em segredo pelo Vaticano. Depois da segunda audição, Mozart encontrou em sua gravação algumas notas erradas. Um condutor italiano, Arturo Toscanini, possuia a mesma memória musical e lembrou cada nota de 400 partituras. Winston Churchill sabia de coração quase todos os trabalhos de Shakespeare. Dominic O’Brien, um mnemonista britânico e autor de livros relacionados a memória, era capaz de lembrar a localização do cartão da embalagem inteira em 38 segundos. Bill Gates lembra de centenas de códigos da linguagem de programação projetada por ele.

O Cérebro Humano Começa a Lembrar Desde o Útero

De acordo com cientistas, a memória do feto humano começa a trabalhar 20 semanas depois da concepção. Durante testes, um sinal acústico foi enviado pelo abdômen da mãe, e então um scanner ultrassônico foi usado para examinar a reação do feto. Foi encontrado que o feto responde ao som, movendo levemente o corpo ou as pernas. Quando era enviado um sinal 10 minutos ou até mesmo um dia depois, o feto era capaz de reconhecer facilmente o som familiar. Cientistas acreditam que em princípio uma pessoa pode lembrar o que esteve acontecendo com ele no útero.

A Memória é Individual

A memória é influenciada por vários fatores. Algumas pessoas lembram melhor o que viram, outras – o que elas ouviram. Estes são os fenômenos da memória visual e auditiva.
É um fato bem conhecido que sentimentos desempenham um papel importante em lembrar coisas. Em um estado de excitação emocional, a memória às vezes pode trazer coisas, esquecidas há muito tempo atrás.
motivação é muito importante também. Se uma pessoa que se considera totalmente incapaz de aprender línguas se encontrar em uma situação estressante em um país estrangeiro, ela rapidamente aprende a língua.
Em muitos aspectos, a habilidade de memorizar depende de habilidades de aprendizagem. Cientistas britânicos usaram um scanner especial para examinar o lobo frontal do cérebro (que nos da informações sobre a posição do corpo no espaço) de motoristas de táxi e pessoas de outras profissões. Foi encontrado que os motoristas de táxi tem ele muito mais desenvolvido. De fato, quanto melhor um motorista conhecer a cidade e menor o caminho ele consegue encontrar para viajar de um lugar para outro, maior é o tamanho do lobo frontal do seu cérebro. O volume da matéria cinzenta não muda, ele só é distribuido de maneira diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.