Follow by Email

terça-feira, 10 de abril de 2012

PEQUENA PARTE DA HISTÓRIA DO 1º FAIXA PRETA BRASILEIRO


HIEN KARATÊ KYOKAI
1969 / 1978

Início em São Paulo

Benedito Nelson iniciou seus treinos de Karate em São Paulo e permaneceu nesta cidade até 1969 já com seu 2º DAN pela NKK.
img
Treinamento na comunidade de Okinawa - SP
Seki, Tetsuma Higashino, Benedito Nelson, Mexicano, Sagara e Sasaki
Durante algum tempo presenciou as visitas de Lirton dos Reis Monassa (RJ) que vinha a  São Paulo com o intuito de adquirir algum professor de Karate para dar aula no RJ. Monassa trouxe para sua cidade o professor Yasutaka Tanaka, que fundou um clube em Botafogo com o nome de Kobukan. Em seguida veio também para o Rio de Janeiro os professores Sadamu Uriu e Hiroyasu Inoki ( irmão do sensei Juichi Sagara ), fundando a  Shidokan, separando-se depois.
Em 1967, ainda em São Paulo, Benedito Nelson deu aula na Seibukan do Juichi Sagara  para Moisés Leme e Ubirajara dos Santos, no qual Moisés Leme se graduou faixa-preta.

Benedito Nelson chega ao RJ

Foi no ano de 1969 que Benedito Nelson chegou ao Rio de Janeiro vindo de São Paulo com o 2º DAN pela NKK. Ficou hospedado na casa de Hiroyasu Inoki (irmão de  seu professor Juichi Sagara), na Tijuca.
Existiam dois Dojôs de Karate na cidade: Kobukan de Yasutaka Tanaka e Shidokan de Sadamu Uriu.
Yasutaka TanakaSadamu UriuHiroyasu Inoki
Na época que chegou ao RJ, Sadamu Uriu e Hiroyasu Inoki davam aula nas forças armadas para os pára-quedistas e Oswaldo Duncan (aluno de Uriu ) dava aula para os Fuzileiros Navais, sendo um excelente professor que possuía a maior quantidade de alunos do Rio de Janeiro.

Após uma demonstração de Karate na Ilha do Governador no Batalhão Humaitá de Fuzileiros Navais, Benedito Nelson conheceu Joaquim Mamed, responsável por dar um imenso avanço no Judô do Brasil como fundador da CBJ. Mamede era dono de uma grande Academia no local chamado Cacuia ( Ilha do Governador ), onde era professor de Judô e Jiu Jitsu e tinha como professor de Karate Lirton Monassa, que com o aumento dos alunos em Botafogo passou seus alunos da Ilha do Governador para Benedito Nelson. 
Joaquim Mamed
Joaquim Mamed foi um grande amigo que auxiliou Benedito Nelson no início de sua carreira no RJ, adaptando o sistema de ensino que Benedito Nelson aplicava em seus treinos. Benedito Nelson aprendera com Juichi Sagara em São Paulo, um sistema muito rígido e sua natureza já era de uma índole muito dura com os alunos, fazendo com que os alunos não permanecessem nas aulas.



Início da Hien Kan

Após a adaptação feita por Mamede a quantidade de alunos cresceu consideravelmente, incentivando-o a fundar a Academia Hien Khan, junto com o professor Teruo Furusho, que na época era faixa marrom.

Ainda buscando um local para morar, Benedito Nelson encontrou na rua Hadock Lobo no bairro do Rio Comprido um local para residir e ensinar Karate, assim teve início a Hien Khan fundada pelo sensei Benedito Nelson. O símbolo usado pela Hien Khan era a meia lua vermelha que representa a lua na frente do Sol. Seu significado é crescimento e evolução do aprendiz.

Os primeiros alunos a frequentar a academia foram: Kung, Eurico de Oliveira, Verdi Fiuza, Wagner Fiuza, Cesar Valaperdi, Mauro Gomes, Alan Silvério, Airton Benigno, Antonio Carlos Bentes, Hilário Da Costa, Messias Do Carmo Leite, Mineiro(Alan Silvero Dos Reis), e outros membros que participaram da fundação e hoje pertencem a outras Organizações, como: Teruo Furusho ( SKI ), Fernando Gomes ( FKERJ ) e Carlos Alberto Henrique de Melo ( Bukai-Kan ). Os treinos eram 3 vezes por semana divididos em: Kihon na segunda-feira, Kata na quarta-feira e Kumite na sexta-feira. Os exames eram supervisionados pelo seu professor Juichi Sagara
s
Equipe da Aeronáutica com Brigadeiro Vale, Major Roberto, Nagashima Kohara , Benedito Nelson, Furushô e outros
Enquanto isso Benedito Nelson também introduziu o Karate na Aeronáutica no Caju e outros quartéis como na BAF e CDA contando com o apoio do Brigadeiro da Ar. Luiz Freitas do Valle que foi o 1º oficial a se graduar faixa preta de karate como o Brigadeiro Luiz Felipe Pinheiro e o Major Roberto. Nesta época o treino consistia em correr diariamente um mínimo de 5 km, 1 hora de makiwara, 50 katas diários e lutar todos os dias mesmo que fosse com faixas brancas.

Os alunos que acompanhavam Benedito Nelson neste treino eram por antiguidade: Eurico de Oliveira Santos (que fundou o karate no Estado do Amazonas, Manaus e Belém do Pará), que teve como auxiliar e aluno Antônio Carlos Bentes(em Minas Gerais) e Hilário C. Santos e em Roraima Delcimar e Oberlan Jones e em Mato Gosso –Cuiabá o prof. Dulcidio Vaz Campos

Um comentário:

  1. Grande Mestre Yoshimasa Nagashima, 9º grau de judô e mestre em AIKI JUJUTSU!

    ResponderExcluir