sábado, 7 de janeiro de 2012

Kalari Martial Arts - Kalari payattu - ARTE MARCIAL INDIANA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kalari payattu
കളരിപ്പയറ്റ്
Informação geral
Outros nomesKalaripayat, Kalari Payat, Kalari Payatt, Kalaripayatt, Kalaripayattu, Kalaripayatta, Kalari Payatta
Local de origemÍndia Kerala, Índia
Estilos relacionados
ParentescoHistórico
Outras informações
Esporte olímpicoNão
Linha do tempo das artes marciais · Lista de artes marciais · Projeto Artes Marciais
Kalari payattu (Malaiala: കളരിപ്പയറ്റ്, pronunciado: kaɭəɾipːajətːɨ̆|) é uma arte marcial indiana do estado de Kerala, localizado no sul da Índia. É um dos sistemas de combate mais antigos que existe,[1] considerado como precursor de todas as artes marciais desenvolvidas na região.
É praticada em Kerala e em partes contíguas de Tamil Nadu e Karnataka,[2] bem como nordeste do Sri Lanka e entre a comunidade Malaialese da Malásia. Era praticado principalmente pelas castas marciais de Kerala, como os Nairs,[3][4] e algumas outras castas como os Ezhavas[5], além dos muçulmanos.
O kalari payattu inclui pancadas, pontapés, agarramentos, formas predefinidas, técnicas com armamentos e métodos de cura.[2] Variantes regionais são classificadas de acordo com a posição geográfica em Kerala. Estes são:
  • O estilo do norte de Malaialese;
  • O estilo do sul do Tamil;
  • O estilo central do interior de Kerala.
O estilo do norte é baseado no princípio de técnicas duras, enquanto o estilo do sul segue basicamente as técnicas suaves, embora ambos os sistemas utilizam conceitos internos e externos.
Algumas das lutas coreografadas de kalari payattu podem ser aplicada à dança[2] e bailarinos kathakali que conheciam as artes marciais foram creditados como muito melhores do que os outros artistas. Algumas escolas de dança indiana tradicional ainda incorporam o kalari payattu como parte de seu regime de exercícios.[6]

 Origem

Estado de Kerala no sul da Índia, local de origem do kalari payattu
O kalari payattu originou-se no século XII d.C., como sugerem as evidências históricas.

 Etimologia

O termo kalari payattu significa treinamento de combate (payattu) dentro de um ginásio ou centro (kalari). É tratado como o templo do aprender, possuindo seus próprios rituais.
A pessoa que dá o treinamento de combate é chamado de gurukkal, significando o mestre, que é visto como a incorporação viva do guru.

Medicina

O kalari chikitsa é um sistema inteiro de medicina que evoluiu em volta do kalari payattu e é uma parte integrante de sua tradição.
Os mestres de kalari payattu são especialistas na arte de tratar deslocamentos, fraturas, feridas e outros danos físicos através do ayurveda[carece de fontes?], utilizando-se do conhecimento dos pontos marma associado às massagens e ervas.

Referências

  1. Kalaripayattu no Discovery Channel.
  2. a b c Zarrilli, Phillip B.. When the Body Becomes All Eyes: Paradigms, Discourses and Practices of Power in Kalarippayattu, a South Indian Martial Art. Oxford: Oxford University Press, 1998.
  3. Mircea Eliade, Charles J. Adams. The Encyclopedia of Religion, Volume 9. [S.l.: s.n.]. p. 225.
  4. S. Ramanath Aiyar. A Brief Sketch of Travancore, The Model State of India: The Country, Its People and Its Progress Under the Maharajah. [S.l.]: Modern Star Press, 1903.
  5. Heniger, J.. Hortus Malabaricus: A Contribution to the History of Dutch Colonial Botany. [S.l.]: CRC Press, 1986. p. 50. ISBN 9789061916819. Página visitada em 25 de Novembro de 2008.
  6. Luijendijk 2008


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.