quinta-feira, 7 de abril de 2011

KYRA GRACIE - JIU JITSU

Kyra Gracie Guimarães (Rio de Janeiro, 29 de maio de 1985) é uma lutadora brasileira tetracampeã mundial de Jiu-Jitsu e integrante da renomada família Gracie. [1] Família que difundiu o esporte no Brasil e no mundo e se tornou referência mundial com seu estilo próprio de arte marcial brasileira, que sagrou inúmeros campeões em variados torneios.
É uma das poucas mulheres da família a conseguir uma faixa preta em Jiu-Jitsu e, é a primeira a competir ativamente no esporte. [2] Atualmente, vive nos Estados Unidos da América, onde treina na Renzo Gracie Academy, em Nova York, e na Gracie Barra Academy, em Lake Forest, Califórnia. Participa também da Academia Gracie Barra, no Rio de Janeiro.

Carreira no Jiu-Jitsu
Kyra começou [3][4][5] aos onze anos de idade e aos quinze anos era faixa-azul e pesava 50 kg. Seu avô, Robson Gracie, sempre a inscrevia em campeonatos diversos.
Certa vez ela pediu que o avô a inscrevesse no Camponato Estadual, categoria peso-pluma. Chegando ao local, ela percebeu que não estava inscrita nessa categoria e sim em uma categoria dezenove quilos acima do seu peso e em outra, aberta a todos os pesos. Não se intimidando, ela ganhou as lutas e ainda passou a disputar na categoria aberta, que é chamada de absoluto, o que lhe deu mais autoconfiança.
 
Kyra.
A consagração veio aos dezesseis anos, quando ela enfrentou CJ Macue no Camponato Pan-Americano. Embora tensa, ela venceu a luta e conquistou a faixa-roxa. A partir daí, Kyra se tornou uma das maiores estrelas do Jiu-Jitsu mundial, derrotando atletas excelentes e difíceis. Sem dificuldades, ela derrotou uma excelente judoca de Fortaleza, Ceará, duas vezes vencedora do Campeonato Universitário pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará.
Thyciane era tida como uma adversária difícil, em virtude de sua carreira brilhante no Judo, mas Kyra provou ser mais rápida e mais forte, derrotando a oponente em apenas cinco minutos. Ela também impôs notórias derrotas sobre uma excelente competidora cearense (de Jiu-Jitsu) e sobre a lutadora de Submission Drylinie, de Chapecó, Santa Catarina. Mais tarde, Kyra provou sua supremacia no esporte, ganhando da extraordinária lutadora de Jiu-Jitsu Leka Vieira.
No Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu de 2008, Kyra obteve a medalha de ouro no peso-leve, ao vencer a competidora Luana Alzuguir. No Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de 2008, disputado em Long Beach, na Califórnia, ela sagrou-se mais uma vez vencedora nas categorias leve e absoluto.
Em 27 de julho de 2008, Kyra venceu o Rio Open Internacional de Jiu-Jitsu, que foi disputado no Rio de Janeiro. Ela lutou pela categoria leve e venceu Rosalinda Ferreira. Em 14 de novembro de 2008, Kyra venceu o Campeonato Brasileiro de Equipes. Em 20 de dezembro de 2008, Kyra se sagrou campeã do torneio Capital Challenge, realizado na Jordânia, derrotando a competidora Carol DeLazzer em disputa apertada.
No ano de 2009, Kyra foi segunda colocada no Mundial de Jiu-Jitsu nas categorias leve e absoluto e também obteve o segundo lugar no Pan-Americano, na categoria leve. Atualmente ela se prepara para ingressar no MMA[6] e também pretende conquistar uma medalha de ouro de Judo [7] nas Olimpíadas.
Em junho de 2010 [8], Kyra venceu pela quarta vez o Campeonato Mundial de Jiu-Jitu, realizado em Long Beach, na California.

 Títulos

  • Quatro Campeonatos Mundiais (2004, 2006, 2008 e 2010)
  • Dois Campeonatos ADCC World Championship (2005 e 2007)
  • Cinco Campeonatos Pan-Americanos (2001, 2002, 2003, 2005 e 2007)
  • Seis Campeonatos Brasileiros (1998, 1999, 2000, 2001, 2004 e 2008)
  • Seis Campeonatos Estaduais (1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006)
  • Um Campeonato Asiático (2006)

 Linhagem de mestres

 Vida pessoal

Kyra[9][10][11] foi a atleta mais jovem a conquistar o Mundial sem Kimonos, no ADCC, aos dezenove anos. Ela é considerada por muitos como a melhor mulher lutadora da história do Jiu-Jitsu, nunca perdeu para uma adversária com mesma faixa e mesmo peso. Sempre treina com homens e diz que eles são mais "frescos" porque desistem ao primeiro machucado. É sobrinha dos lutadores Renzo, Ralph e Ryan Gracie.
Ela fez um ano e meio de Direito na Universidade Candido Mendes, mas teve que largar a faculdade para poder treinar em tempo integral. Ao ser perguntada sobre sua vaidade, diz que só luta de unha pintada e de cabelo com trança e coque. E, de fato, é linda, já recebeu muitos convites para ser modelo e atriz e já fez um ensaio [12] para a revista VIP. Ela afirma polemicamente que a mulher não perde a feminilidade com o Jiu-Jitsu e que as competidoras masculinizadas tomam anabolizantes.
Sua família é numerosa e uma de suas irmãs é filha do ator Maurício Mattar. Investindo no empresariado, Kyra lançou uma grife de moda esportiva feminina, dentro da linha de roupas da família Gracie, a Fightwear. Kyra namorou por muitos anos (1998-2002) o ator canadense William Hope (de Aliens O Regaste e Hellbound Hellraiser II). Apesar de a relação ter terminado em 2002, Hope seguiu falando muito bem de Kyra e do quanto ela o ajudou a ser uma pessoa melhor. A Academia Gracie Barra, da sua família, possui dezenas de filiais no Brasil e no mundo.
Mas nem tudo são flores. Ela sofreu a experiência do machismo [13] na própria família:
No começo, eles [família] me apoiaram porque acharam que era brincadeira. Quando viram que era sério, disseram que era para eu deixar a luta com os homens. Mas bati o pé e continuei. Depois que comecei a competir e a me destacar, eles deram o braço a torcer e passaram a me apoiar”.
Kyra Gracie

2 comentários:

  1. Enfim, uma lutadora bela como um jardim florido de primavera, suave com uma brisa de outono e poderosa como uma tempestade de verão!

    ResponderExcluir
  2. Parabens, voce é uma mulher de garra. são poucos que não desistem de seus objetivos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.