sábado, 16 de abril de 2011

Significado de DHARMA



Para aqueles que são curiosos e perguntam-me constantemente o que significa Dharma, aqui a definição. Garanto-vos, contudo, que não sou a namorada de Greg... ;-)
"O Dharma (Sânscrito धर्म) ou Dhamma (Pali) significa Lei Natural ou Realidade. Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o Caminho para a Verdade Superior. O Dharma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia.
A mais antiga dessas, conhecida como Hinduísmo, é a Sanatana Dharma (ou Dharma Eterno). No Budismo, no Jainismo e no Sikhismo, o Dharma também tem um papel axial. Nessas tradições, seres que vivem em harmonia com o Dharma alcançam mais rapidamente o Moksha, o Dharma Yukam, o Nirvana ou libertação da Roda das Samsara ou ciclo de reencarnações.
O Dharma também se refere aos ensinamentos e doutrinas de diversos fundadores de tradições, como Siddhartha Gautama no Budismo e Mahavira no Jainismo. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude."

FONTE: http://dharma-tudoparanada.blogspot.com/2007/07/significado-do-meu-nick-dharma.html

Darma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Darma ou Dharma (em sânscrito: धर्म, transl. Dharma; em páli Dhamma) significa "Lei Natural" ou "Realidade". Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o "Caminho para a Verdade Superior". O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia.
A mais antiga dessas, conhecida como hinduísmo, é a Sanatana Dharma (ou Dharma Eterno). No budismo, no jainismo e no sikhismo, o darma também tem um papel axial. Nessas tradições, seres que vivem em harmonia com o darma alcançam mais rapidamente o mocsa, o Dharma Yukam, o nirvana ou libertação da roda das samsaras, ou ciclo de reencarnações.
O darma também se refere aos ensinamentos e doutrinas de diversos fundadores de tradições, como Siddhartha Gautama no budismo e Mahavira no jainismo. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.