segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Juatedo: A Arte da Flexibilidade

O Juatedo é uma arte marcial brasileira, desenvolvida pelo Mestre Carlos Antonio R. Bezerra 7º Dan, no início dos anos 60, com seus princípios fundados nas bases das artes marciais samurai japonesas e na filosofia do Budô, tendo todo os seus ensinamentos passados por seu pai (Antônio Batista Bezerra 1º Dan) e pelo Mestre Takiano Takashi 7º Dan, este vindo diretamente do Japão, no ano de 1949. [Fonte: Wikipédia]
É uma arte formadora de moral que propicia desenvolver a inteligência e os talentos do indivíduo. Em outras palavras, é um caminho que desenvolve toda a potencialidade existente no ser humano; por isso o Juatedo é uma proposta pedagógica e filosófica, tendo como objetivo a formação de cidadãos éticos e auto-suficientes para enfrentar os desafios de sua longa jornada em uma sociedade contemporânea.
O Juatedo se manifesta ao homem como uma forma de elucidação, que tanto favorece a compreensão de si mesmo, como estabelece um caminho estruturado que venha propiciar ao homem uma reflexão crítica e coerente de “visão de mundo” para que o mesmo possa agir ciente e consciente de sua responsabilidade como cidadão.
Nós não “agimos por agir”, agimos sim, por uma certa finalidade que pode ser mais ampla ou mais restrita. As finalidades restritas são aquelas que se referem somente ao bem-estar material e aos benefícios imediatos.
As finalidades mais amplas são aquelas que se referem ao sentido da existência: a busca do bem-estar físico e espiritual, o bem do próximo, da sociedade, doar-se em benefício da educação, lutar pela emancipação dos oprimidos, ser consciente de sua responsabilidade social, lutar pela preservação da natureza, etc.

Sobre Nelson-Sensei

"Eu sou professor do estilo Juatedo em curitiba. Faço artes marciais desde os 10 anos. Passei pelo judô, boxe chinês, e estudei algumas outras artes até chegar onde estou hoje. Não importa o que eu fazia, ou para onde iria… nada me completava. Eu queria algo enaltecedor que trabalhasse o meu corpo, minha mente e meu espírito ao mesmo tempo. Mas eu não conseguia achar isso em nenhuma academia.
Quando conheci o dojo do meu mestre, foi por acaso. Eu estava andando quando vi aquela frente humilde com uns kanjis que eu não conhecia e uma frase em cima da porta: “Jamais se dê por vencido!” Então eu não resisti e entrei.
Fiquei pasmo com o lugar! Um homem aparentando ter um pouco mais de 50 anos veio a mim e me deixou bem a vontade no lugar, esse homem viria a ser o meu Mestre. Era um lugar belo, um dojo de verdade. Diferente de uma academia. Pouco tempo depois descobri que tudo ali tinha sido feito pelas mãos dele. Mas ao invés de mim, ele que me fez as perguntas!
Queria saber tudo ao meu respeito… Conversamos sobre nossas vidas e então com muito custo o convenci a me treinar.
Talvez tenha sido um dos maiores previlégios que tive na vida. O mestre era sempre docil e gentil mas no combate de corpo e de espada, aquele homem vestido de preto era extremamente imponente e forte, sua sabedoria, suas respotas e seus ensinamentos saciavam minha sede de conhecimento. Ele empunhava sua espada e se tornava outra pessoa. Era sem dúvida um Mestre real!
Todo o meu treinamento foi árduo até estar totalmente preparado para seguir meu próprio caminho! Hoje eu sou um dos seus poucos discípulos e tenho autoridade pra ensinar."
"Hoje eu dou aula em curitiba e, assim como o mestre, eu não preso a quantidade de alunos tanto quanto a qualidade deles. Fico feliz por meu Mestre apoiar tanto meu trabalho e por conseguir fazer dos meus alunos, uma família de amigos verdadeiros, um real clã do japão feudal!”
 
Sensei Nelson  explica ainda: 18/03/2010 at 09:17
Minha graduação é 1º dan!
A arte possui apenas até o 7º Dan por seguir uma linha do Ju-jutsu(Não confundir com jiu-jitsu) que existe graduação apenas até o 7º Dan.
Isso porque até o 7º Dan a graduação corresponde ao nível técnico. As graduações que vieram a ser desenvolvidas além do 7º Dan em alguns estilos são graduações por mérito ou merecimento! Não há exame, só outorga!
Não precisamos desse sistema já que não temos exame de faixa! Nós adotamos apenas o sistema de outorga para todas as faixas, que é o sistema antigo. Voce não paga para ser outorgado, voce paga apenas com seu treinamento!
Takiano Takashi O-Sensei foi 7º Dan em Ju-jutsu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.