quinta-feira, 17 de março de 2011

FRUTINHA GOSTOSA: SERIGUELA

Seriguela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vista de um pé de siriguela no município de Cascavel, no estado brasileiro do Ceará
Seriguela, siriguela, ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária das Américas Central e do Sul, é bastante comum no nordeste do Brasil.

 Origens e habitat

A seriguela encontra-se no sul do México, na América Central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os mil e duzentos metros de altitude. Ocorrem exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros do Rio de Janeiro, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, São Paulo e Espirito Santo, onde é utilizada no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do distrito federal brasileiro. A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de siriguela do Brasil.

 Cultivo

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.
A siriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de sete a doze centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.

 Fruto

É uma drupa elipsoidal de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre dois centímetros e meio e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecido com o cajá, mas, ao contrário deste, é bastante doce.
O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rico em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. A siriguela possui, ainda, outras vitaminas como A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e a diminuição dos glóbulos brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.