quinta-feira, 31 de março de 2011

KAPAP

KAPAP

Kapap ( em hebraicoקפא"פ, קפ"פ ) é a sigla para o Krav Panim el Panim, traduzido para a língua portuguesa: "frente a frente de combate". É um sistema de combate de táticas defensivas, ofensivas e defesa pessoal, desenvolvido para a realidade nos campos de batalha (militar), para lutar desarmado e / ou com uso de armas de fogo, facas etc.

HISTÓRIA

O surgimento do Kapap tem vinculo com a Unidade Palmach, 1ª Unidade das Forças Especiais Israelita, criada em 14 de maio de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. A formação recebida pelos membros dessa unidade é denominada KAPAP que é um acrônimo para o Krav Panim Panim ou "combate corpo a corpo". 
Palmach.jpg  
  Crachá da Unidade Palmch    
  
           
Tornou-se um conceito de luta, em vez de um sistema de combate, devido à contribuição habilidades de luta que deu o praticante.
Foi primeiramente considerada um conjunto de habilidades práticas, que foi adquirida durante o período de treinamento do lutador Palmach.O foco principal era o de atualizar a resistência física, elevar e fortalecer o espírito, desenvolvendo uma habilidade ofensiva e defensivas quando necessário. 

Naquela época Kapap não era uma arte marcial, mas todo o treinamento militar em várias técnicas de combate como o tiro, comunicações, sobrevivência, primeiros socorros, combate corpo a corpo, etc. Ou seja, o KAPAP é o termo que abrange todo o treino. Em relação ao corpo a corpo, o treinamento foi baseado em uma combinação de técnicas extraídas dos sistemas ocidentais, como boxe e greco-romano, com treinamento em armas como a faca, bastão curto e longo e lutas com vara.

Na década de 1970, aperfeiçoou o sistema de luta contendo Kapap e chamá-lo "Be'Terror zehira" (O Lotar a seco), cuja tradução seria "luta Micro."

Na década de 1980, para estender o treinamento de combate para regular as unidades militares e unificar doutrinas, sistematizou o ensino do Krav Maga. No entanto, as unidades das Forças Especiais continuou a usar o Kapap / Lotar.


Entre as unidades continuaram a usar o Kapap, é a elite famoso Counter Terrorist Unit "Yaman", que forneceram as informações dos estudos de caso em que a pesquisa foi baseada permitiu o desenvolvimento Kapap moderna.

PRINCIPAIS CONTRUBUIDORES PARA A CRIAÇÃO KAPAP

Gérson Koplan: Mestre de judô/jiu-jitsu e professor, foi quem organizou e estabeleceu o conceito de formação de auto-defesa, como parte de Kapap no Palmach e Haganá.

Yehuda Marcus: instrutor de judô e jiu-jitsu, que substituiu Koplan Gérson;

Moshe Finkel: Oficial de Fitness Formação Palmach, inclusive dos diferentes tipos de arte no regime de treinamento.

Maishel Horovitz: Instrutor Kapap Palmach gestor, foi responsável pela elaboração de táticas para combater a bola curta e foi o criador do Kapap prazo.

Yitzhak Sade: Palmach comandante que adotaram as doutrinas do treinamento Kapap.

O método de cana-de Auto-Defesa faz parte do programa Kapap, foi adotada pelas forças britânicas em  Portugal e ainda é ensinada como uma resposta à ameaça eventual de alguns árabes que se deslocam equipado com o "Nabut" (1 metro vara longo prazo).
O treinamento fez parte acentuou o uso de varas (curto e longo). O método de vara curta se tornou o mais popular, devido à rápida adaptação que estava entre a geração mais jovem de recrutas.


Image #6: Maishel teaching the late Yitzhak Rabin, 1941.


FORMAÇÃO

A formação Kapap é baseada nos conceitos do que técnicas. Pretende-se que o praticante através do desenvolvimento de exercícios de incorporar os conceitos do sistema, para que então possa desenvolver técnicas específicas para a situação que se apresenta em combate. Esta é uma diferença importante com outros sistemas de controle baseado na criação de reflexos condicionados pela repetição das técnicas.


Alguns desses conceitos são:
  • A técnica de dois pontos. 
  • A posição relativa. 
  • A economia de movimento. 
  • Não quebre contato. 
  • Avaliação e desenvolvimento.

 
Áreas gerais de trabalho são:
  • Combate corpo a corpo. 
  • A resolução de garras e estrangulamentos. 
  • A luta no solo. 
  • Os combates com armas
Um ingrediente principal em exercícios de treinamento Kapap é a incorporação de estresse, através do qual pretende replicar algumas das alterações psico-físico esperado por pessoa por um confronto real.


Entre as armas de combate, treinadas, principalmente:
  • Lutando com uma vara
  • Resolução de assaltos com Blunt 
  • Combate à faca
  • Resolução de assalto com itens farelos 
  • ICPS (Instintiva Point tiro de combate)
  • Resolução de assaltos com armas de fogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.