quinta-feira, 17 de março de 2011




Mestre Serge Baubil { NOVOS ESTILOS }


ascido em 21 de dezembro de 1949 na cidade de Figeac, na França, Grão-Mestre Serge Baubil é o fundador do Hoshinkido, tendo obtido o título oficial através do Grão-Mestre Chong Kwan Jang, com diploma e placa obtidos na Coréia. Atualmente é 9ºdan em Hapkido tradicional, 5ºdan em Qwankido, 5ºdan em Taekwondo, 4ºdan em Karate, 1ºdan em Aikido e em Judo. Tem ainda o título de Soke, 10ºdan Hoshinkido, emitido em 2007, pela World Sokeship Family Council dos Estados Unidos da América, que se caracterizou por ser a maior associação mundial dos mestres e grão-mestres de artes marciais reconhecidos, tendo sido eleito cinco vezes Grão-Mestre Internacional do ano, entre 1998 e 2007. Em 2008 recebeu o título de Grão-Mestre Histórico, prêmio recebido na cidade de San Antonio, Texas.
O Hoshinkido se encontra registrado na Associação Coreana KIDO (Korea Kido Association), a primeira organização na Coréia amparada pelo governo para registrar e reconhecer as diversas artes marciais tradicionais, fora do Taekwondo. A Federação KIDO foi fundada em 1963, e atualmente todos os grandes mestres de Hapkido passaram e/ou foram diplomados por esta entidade marcial coreana.
Sua trajetória marcial teve início aos 10 anos de idade, em 1959, na França, e suas primeiras modalidades foram o Karate, estilo Shotokan e o Judo, obtendo em 1969 sua primeira faixa preta. Seus conhecimentos foram além destas artes marciais e das fronteiras da França. Nas artes marciais tem conhecimentos em Kung Fu Kempo, adquirido com os mestres vietnamitas Pham Hoi e Pham Kim Ho. Ministrou aulas na Associação da Polícia Francesa, viajou para a África na função de instrutor da escola nacional da Polícia de Libreville, capital do Gabão. Nesta ocasião conheceu Grão-Mestre Yong Man Kim, presidente da escola Moo Moo Kwan, 7°dan de Hapkido, com quem começou a treinar Hapkido e Tang Soo Do. Atuando como treinador nacional da Federação de Taekwondo e de Karate, Baubil conheceu o Grão-Mestre Pham Xuan Tong, fundador do Qwankido, que era também o diretor mundial do Vietvodao. Grão-Mestre Tong estava selecionando pessoas de alta capacidade para poder passar de forma especial os conhecimentos do Qwankido e fazê-las suas representantes nos diversos países do mundo. Baubil foi um dos escolhidos para ser seu representante na América do Sul, com sede no Brasil.
No Brasil Baubil foi o introdutor do Qwankido e diretor regional do Taekwondo no Amazonas, tendo a supervisão do Grão-Mestre Sang Min Cho, o introdutor do Taekwondo no Brasil. Ainda no Brasil, conheceu o Grão-Mestre Yun Sik Kim, apresentado pelo Grão-Mestre Cho, e passou a treinar Hapkido, sendo seu aluno e representante inclusive no Canadá, até 1994. O Grão-Mestre Yuk Sik Kim diplomou Baubil como faixa preta de forma honorífica, 7ºdan, no seu estilo de Hapkido.
Desde o ano de 1993 Baubil era filiado à Federação coreana KIDO, presidida pelo Grão-Mestre In Sun Seo, 10ºdan, atualmente da World Kido Federation e da Hanminjok Hapkido Association, ambas reconhecidas pelo governo coreano. A partir desta época Baubil passou a receber todas as suas graduações em Hapkido diretamente com o Grão-Mestre Seo, até o 9ºdan, que lhe foi conferido em 2004. O Hoshinkido, que significa “o caminho das energias para a proteção do corpo”, é reconhecido pelos coreanos como arte marcial através de uma diplomação emitida no dia 1º de janeiro de 1998. Durante sua estada no Brasil, Baubil participou ativamente dos movimentos envolvendo as artes marciais brasileiras, com destaque para o Qwankido. Ao retornar ao Canadá, este Grão-Mestre ensinava Hapkido e Qwankido, organizando sempre estágios com as presenças dos mestres Yun Sik Kim (Hapkido) e Tong (Qwankido). Porém, no ano de 1994, no Campeonato Mundial de Qwankido, na Itália, foi solicitado a Baubil que escolhesse entre o ensino do Hapkido e do Qwankido; optou pelo primeiro, por ter maior graduação e ter maior afinidade com a defesa pessoal, deixou a docência marcial do Qwankido. Este fato fez com que o estilo perdesse um grande representante no Canadá. Porém, a escolha foi da União Mundial de Qwankido e não de Baubil.
O Hoshinkido é centrado na defesa pessoal e possui influências de vários estilos de Hapkido, das escolas marciais chinesas e vietnamitas, Kuk Sool Won e Kung Jung Um Sul, pois o Grão-Mestre Seo é o mentor marcial de Baubil desde o ano de 1994, ensinando-o através de aulas particulares na Coréia e no Canadá.
Informações: http://www.hoshinkidohapkido.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.