quinta-feira, 17 de março de 2011

Primeira ocidental a alcançar o 7o. Dan de Karatê-Do


Marisa Rozalén

A espanhola Marisa Rozalén , vice campeã mundial de karatê e sete vezes campeã da Europa, é a primeira mulher ocidental a obter o 7 º. Dan. Acima de tudo um prêmio em todo o mundo. Só há outras duas japonesas com esse nível. Isso significa o  maior nível de formação mais espiritual que física. 
O grau foi reconhecido pela World Karate Federation (WKF), a única organização mundial de Karatê-Do, registrada pelo Comitê Olímpico Internacional, que exige um mínimo de 30 anos de ininterrupta prática federada, como um requisito prévio para poder prestar os exames.
 
Marisa se tornou a mais jovem 7o. Dan do mundo. Em todo o mundo, e em que a anacrónica e quase lendária figura do "grande mestre", imbuído de conotações contidas não só do ponto de vista técnico, mas marcial filosófico-religioso, que pleiteia respeito e admiração entre os mais veneráveis praticantes de artes marciais. 
Marisa graduada em Ciências da Informática. Ela tem mestrado em programas de melhoria para Universidades. Continua estudando, atualmente ela está fazendo doutorado em gestão apoiado pela Universidade de Seattle, Washington nos Estados Unidos.
Nos últimos 10 anos ela foi desportista de Karatê atuante na comunidade de Madrid na Espanha. Ela possui um projeto de liderança das mulheres no esporte, que ensina como alcançar objetivos pessoais, para atletas de alto nível técnico (alto rendimento). Ela inicia esta nova tarefa como professora, através de uma proposta do grande mestre de José Maria Gasalla da Business School e professor da Universidade Autônoma de Madri. 
O Dan é um número de graus que estão incluídos na faixa preta, e refletindo um aumento não só das habilidades físicas, mas também uma maior profundidade na moral, filosófica e espiritual em torno do esporte desde a sua criação . A partir deste sétimo Dan, é considerado de se ter alcançado todos os conhecimentos e dominar as técnicas de Karatê, indo para outro nível mais espiritual e filosófico. 
Fonte: Europa Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.