Follow by Email

terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema Manguachi

  1204161986_f   O Sistema Manguachi foi desenvolvido pelo professor Altair Toledo no estado do Rio de Janeiro sob a administração do mestre, Emerson Martins de quem foi discípulo desde 12 de Janeiro de 1971 à 1984. No dia 15 do mês de agosto de 1984, o professor Altair Toledo chegou em Pernambuco para divulgar o Sistema Manguachi, onde fundou junto com seus alunos graduados a níveis superiores, a associação pernambucana de Kung Fu Manguachi (A.P.K.M), entidade oficial organizadora do estilo no país, com personalidade jurídica em todo o território nacional.
    Para muitos parecerá estranho que mestres de determinadas artes maciais dominem outros estilos. Porém para os conhecedores deste tema sabem que não é bem assim, muitos estilos de Kung Fu derivam-se de outros e são muitos os que têm coisas em comum.
    O Sistema Manguachi deve sua origem a unificação de dois estilos derivados do Kung Fu chinês: sendo o estilo, Lin Fu derivado do estilo Chan Tao Chuan, que foi desenvolvido das pesquisas dos métodos antigos de Chang Chuan do norte da china e dos métodos ShaoLin da província de Chen Si, pelo grandioso mestre Lee Chang. E o estilo Kuai Tai derivado do estilo Hong Chuan do Sul da China.
    Mangua significa ação CHI significa concentração de energia. Assim o significado do nome Manguachi é: Concentrar a energia na ação.
    O Sistema Manguachi é uma arte marcial brasileira de linha dura, onde se aprende a atacar com energia os pontos vitais do adversário, por meio de percussões, esmagamentos, torções, pressões, deslocamentos e fraturas. Todos os ataques do Sistema Manguachi, tem por objetivo, colocar fora de combate o adversário, por paralisia de um membro, desmaio ou sincope fatal. As armas utilizadas são: O punho fechado, a ponta dos dedos, a palma da mão, o calcanhar da mão, a faca externa da mão, a faca interna da mão, a costa da mão, o cotovelo, o joelho, o tornozelo, a bola do pé, o calcanhar do pé, a faca do pé, a sola do pé e cabeça.
    O Sistema Manguachi é a arte de lutar com a força interior, sem se importar com que arma do braço ou da perna ataca o adversário, desde que alcance o objetivo da técnica.
    O Sistema Manguachi, divide-se em duas fases: Yin e Yang e cinco níveis.  A primeira fase é composta pelo Kati mãos no Sul e pés no norte, sendo cinqüenta por cento mãos e cinqüenta por cento pernas. A segunda fase é composta pelo Kati Vento do Sul e os noves punhos místicos que simbolizam os noves planetas do nosso sistema solar, possui noventa por cento mãos e e dez por cento pernas incluindo as técnicas de bastão e facões.
    Todos os movimentos do Sistema Manguachi, são simultâneos, não há diferença entre defesa e ataque.
    Os cinco níveis são: iniciantes, instrutor, professor, mestre e grão mestre, que simbolizam os cinco pontos de concentração de energia "CHI" localizados em áreas estratégicas do corpo "chákras". O primeiro ponto é chamado Yang Kuan, e está situado entre o anus e a região pubiana, o segundo ponto é o Tan Tien inferior, localizado há 3,5 centímetros do abaixo do umbigo, o terceiro ponto é o Tan Tien Médio, localizado no prexo solar, ligado ao coração, o quarto ponto é o Tzu Chião localizado na cabeça entre as sobrancelhas, e o quinto ponto é o Ni Wan, localizado na parte superior da cabeça.
    Os cincos pontos correspondem aos cinco elementos da natureza, como também as cincos bases principais do Sistema Manguachi. Sendo base do gato, base da garça, base do arqueiro, base do cavaleiro e base da serpente no ninho.
    Há também oito canais psíquicos de conexão, que tanto podem transmitir como armazenar energia, e através destes canais, a energia alcança cada célula do corpo. O conjunto dos oito canais, formam uma rede interligadas de caminhos, onde a CHI flui livremente. Os oito canais são: Tu Mo canal de controle corre ao longo da coluna vertebral, Jen Mo canal de função atravessa o centro e a parte frontal do corpo, quando a língua toca no palado duro da boca, forma uma ponte entre o Tu Mo e o Jen Mo, Tai Mo canal que rodeia a cintura e está ligado aos rins, Cheung Mo canal de impulso localizado nos genitais e estende-se até próximo do coração, Yang Yu Wei Mo canal positivo do braço, Yin Yu Wei Mo canal negativo do braço, Yang Chiao Mo canal positivo da perna Yin Chiao Mo canal negativo da perna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário