Follow by Email

sábado, 12 de março de 2011

VERDADE OU MENTIRA: FILTRO SOLAR ENGORDA E PROVOCA CELULITE

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dr. Lair Ribeiro: Filtro Solar engorda e provoca celulite


Dr. Lair Ribeiro
 Em entrevista concedida ao Arrase! o dr. Lair Ribeiro faz revelações surpreendentes sobre o uso do filtro solar.

Dados que nunca são divulgados, esclarecidos de maneira acessível pelo consagrado médico e autor.





Arrase!: Os filtros solares não funcionam?
Dr. Lair Ribeiro: Os filtros solares brasileiros em sua maioria não funcionam e ainda engordam.

Porque não funcionam: O que causa estragos na pele são os raios UVA, e a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. As pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios que realmente causam os estragos: Os raios UVA.
As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem "proteção UVA/UVB" e logo em seguida citam algo como "proteção de largo espectro". Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas a proteção UVA que é medida em PPD não existe, fica disfarçada com a tal frase "proteção de largo espectro".
Isso é uma forma genérica de não se dizer nada, uma forma de disfarçar a falta de proteção UVA.

Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?
Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida.
E eu perguntei:
Desde quando você está usando esse filtro?
Há alguns meses.
E quantos quilos você engordou desde que começou a usar esse filtro?
Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.

Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado.
Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).
Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.
Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.
O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.
Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.
Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?
Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.

Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?
Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.

Arrase!: O sol afinal é causador de problemas ou não?
Dr. Lair Ribeiro: Em 1903, o Dr. Niels Ryberg Finsen ganhou o prêmio Nobel de medicina estimulando o uso da luz solar na cura de doenças. Ele já sabia na época, que o sol desencadeia a produção de hormônio D3 (o que conhecemos como vitamina D, mas que na verdade é um hormônio).
A partir daí, muitas doenças foram tratadas com a luz solar.

Hoje sabemos que a vitamina D é o hormônio mais poderoso no corpo humano, e é responsável por controlar pelo menos 10% dos genes do corpo de uma pessoa.

Atualmente, existe uma deficiência de vitamina D nas pessoas. Elas acordam, entram no carro na garagem sem sol, dirigem até o trabalho onde passam no mínimo 8 horas sem sol, voltam para casa à noite.
Não tomam sol, e quando tomam, tomam com medo, se instalou uma paranóia de que o sol faz mal, tomam sol cheias de filtros solares que não bloqueiam o que realmente causa danos: raios UVA.
As pessoas têm medo de ficar com melanoma (câncer de pele) se tomarem sol, mas paradoxalmente, quanto menos as pessoas tomam sol no mundo, mais cresce a incidência de melanoma e de cânceres diversos como de pulmão, próstata, colo, e de doenças como o diabetes, o raquitismo, doenças cardíacas, perda de dentes.
A incidência dessas doenças aumenta na medida em que as pessoas se afastam do sol.
O sol diminuiu e o melanoma aumentou.
As pessoas não sabem que a maioria dos casos de câncer de pele aparecem em áreas onde não se toma sol: área interna da coxa, axilas, etc.

Arrase!: E como se proteger do fotoenvelhecimento?
Dr. Lair Ribeiro: De nada adianta tentar combater o fotoenvelhecimento usando filtros que não protegem dos raios UVA.
Além disso, o que mais envelhece o ser humano é a falta de produção de vitamina D.
Entre os 20 e os 70 anos de idade, o ser humano vai perdendo a capacidade plena de produção de vitamina D, o que só é conseguido tomando sol diariamente, e não fugindo do sol como as pessoas vêm fazendo.
Usar um filtro que proteja dos raios UVA ajuda muito também.

Arrase!: Como escolher um filtro solar eficiente e que não engorde?
Dr. Lair Ribeiro: Filtro solar eficiente é o que tenha proteção UVA e UVB. Pouco adianta usar um filtro que proteja somente contra raios UVB.
E filtro solar que não engorda não deve conter 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).

Arrase!: Como saber se o filtro escolhido protege contra os raios UVA?
Dr. Lair Ribeiro: Para começar, as pessoas já erram jogando dinheiro fora com filtros solares com altos índices FPS sem saber o que estão fazendo.

Para entender corretamente, FPS é o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode ficar ao sol sem ficar vermelha.
Se eu for explicar de uma maneira acessível seria assim: uma pessoa vai para o sol ao meio dia, de biquíni, liga o cronômetro e marca quantos minutos leva para sua pele começar a ficar vermelha. Vamos dizer que a pele dela começou a ficar vermelha em 20 minutos.
Se essa pessoa resolver usar um filtro com FPS 15, isso quer dizer que sua pele estaria protegida por um tempo 15 vezes maior: 20 X 15 = 300. Nesse caso isso daria 300 minutos ou 5 horas, o que significa que com esse FPS essa pessoa poderia ficar ao sol por 5 horas sem ficar vermelha.

Se a mesma pessoa resolvesse usar um filtro com FPS 70, estaria protegida por 15 X 70 = 1400 minutos, ou 20 horas.

Mas quem fica 20 horas sob o sol? As pessoas gastam dinheiro com filtros de FPS elevados sem se darem conta de que isso é inútil, dinheiro indo pelo ralo abaixo.
Uma pessoa comum não fica 20 horas sob o sol, quando muito, fica em torno de 4 ou 5 horas.
Assim, usar um filtro solar de FPS 70 no caso dessa pessoa, é uma besteira.
O erro já começa aí.

O índice FPS indica quanto o produto protege contra a radiação UVB.
O índice PPD indica quanto o produto protege contra a radiação UVA.
As pessoas estão acostumadas a ver qual é o FPS, mas o que elas devem checar mesmo é se no rótulo do produto consta o PPD, ou seja, o fator de proteção contra raios UVA.
Somente se estiver escrito o PPD no rótulo, o produto será útil contra os raios UVA.

Arrase!: Qual o índice PPD adequado para proteção contra raios UVA?
Dr. Lair Ribeiro: O índice adequado de PPD é sempre aquele que estiver numa quantidade em ao menos metade do índice FPS. Por exemplo, se você comprar um filtro solar com FPS 30, o fator adequado de proteção PPD será 15. (metade de 30 = 15)
Verifique sempre na embalagem se constam esses dois índices: FPS e PPD.
Se só constar o FPS, não adianta nada.

Arrase!: Como usar corretamente o filtro solar?
Dr. Lair Ribeiro: Primeiro, usando um filtro que proteja dos raios UVA.
Segundo, fazendo uso do filtro de modo adequado: vá para o sol, tome em torno de 20 a 30 minutos de sol sem protetor e somente após esse período passe o protetor.


mais:
Site do Dr. Lair Ribeiro
.
.
.


Comentário pessoal - postado em 11/02/2011

Depois da postagem com a entrevista com o Dr. Lair Ribeiro, percebi nos comentários muitas pessoas indignadas com as informações passadas pelo médico.

Como gente - e não como especialista em química ou saúde - penso como é engraçado, como as pessoas estão chipadas e não gostam de ouvir nada que abale suas crenças.
A entrevista é apenas uma informação, uma porta de entrada para que cada um investigue, procure saber mais sobre o assunto, expanda suas opiniões e seu conhecimento.
Somente os tacanhos vão jogar seus filtros pela janela e tomar sol do meio dia às seis sem filtro porque leram uma matéria na internet.

Percebi também como o lobby do filtro solar é forte, muito dinheiro envolvido.
Na entrevista, o Dr. Lair não recomenda que se abandone o filtro solar, mas atenta para que as pessoas usem um filtro solar que não contenha agentes cancerígenos ou disruptores endócrinos.

A matéria serve para que as pessoas saibam que nem tudo que reluz é ouro, que até o inocente e importante filtro solar pode trazer consequencias indesejadas e impensadas.
Serve para repensarmos nossas escolhas.

Fora do brasil existe uma grande preocupação com os disruptores endócrinos, (o 4mbc existente nos filtros solares é um disruptor endócrino) pessoas optando por bloqueadores solares físicos ou de bebê, tipos de filtros que contém pouco ou quase nada de prejudicial.

Agora que coincidentemente a Gisele Bundchen abriu o verbo e disse que não usa filtro solar e que prefere tomar sol em horários adequados à passar a química na pele, quem sabe as pessoas e os entendidos aceitem pensar no assunto.

Daqui há alguns anos essa entrevista será óbvia, mas por enquanto o lobby ainda fala mais alto.
Vamos aguardar.

A internet está cheia de sites que descrevem o mal que os disruptores endócrinos causam às pessoas e até ao meio ambiente, já que são excretados pela urina e invadem os rios e os lencóis d'água, ficando por lá permanentemente.


Alguns sites:
Amigos da Cura
Bulkatives
Nosso futuro roubado
Sugestões de pesquisa:
-4mbc
-disruptores endocrinos

29 comentários:


Aline Cota disse...
Olá Dri, tudo bem?? Menina, estou chocada!!! Que revelação. E por que ninguém fala sobre isso?? Seria interessante um próximo post com uma lista de protetores que realmente funcionam e nao engordam. Obrigada pelo excelente post. Abraços
amelinha disse...
Nossa fiquei surpresa!Nunca pensei que engordava! Muito interessante e util a entrevista,adorei! E agora qual usar? bjs Amelinha
Adriana disse...
Amelinha, tudo bem? te amo em!!! Ok, os filtros contem substancias que pertencem ao grupo dos 'disruptores hormonais'. Não é so os filtros que tem isso, um monte de produtos tem, mas o filtro que a gente achava tao inofencivo e benefico, tambem tem os disruptores. Disruptores sao substancias que ativam hormonios no corpo, desencadeando efeitos na pessoa e em todo o meio ambiente. bjsssss!
Adriana disse...
Amelinha, bom, quanto a qual usar, vamos procurar no google filtros com Tinosorb. O Ada Tina não tem o 4 mbc. Bjs!
Adriana disse...
Aline, tudo bem? Me desculpe a demora, muitos compromissos ultimamente. Ok, vou fazer um post sobre os filtros, mas preciso pesquisar antes. Como eu disse para a Amelinha, o Ada Tina não contem 4 mbc. Mas vou pesquisar por outras marcas para postar aqui. Bjsssssssss!
Jussara disse...
Nossa achei super sério isso!!! O pior de tudo que há +ou- 6 meses estou usando o filtro solar em pó da adcos, que contém 4mbc, e desde então engordei 5 quilos. Não fazia idéia pq estava engordando e o pior de tudo fazendo dieta e exercícios e não conseguindo emagrecer!!! Agora ele vai pro lixo! O pior é que acabei de comprar um novinho nem abri o pacote ainda.. 80R$ no lixo...Mas vale pela saúde!! bjus
Adriana disse...
Jussara, eu também, meus filtros estão encostados. Outra coisa é o adoçante que o Dr. lair disse que engorda também. Vou fazer matéria sobre, mas já fica o aviso. bjssssssssss
katia disse...
me admira vcs publicarem esse tipo de noticia sem mostrar nenhum dado cientifico real!!! q absurdo... estou indignada!!! sabe o q engorda!?!?!? comer frango com farofa acompanhado de uma cervejinha bem gelada e se expor ao sol além de vcs ganharem uns belos quilinhos é capaz de ganharem uma queimadura solar e quem sabe até um cancer de pele!!! ABSURDO!!!
Adriana disse...
Katia, as informações são verdadeiras, o dr. Lair Ribeiro é médico e pesquisou muito. Lá fora essa informação já é até velha, mas aqui está aparecendo só agora. É bom que saibamos o que existe por tras dos nomes bonitos. Todos esses elementos abaixo são disruprotes endocrinos e estão presentes na maioria dos filtros: - 4 methylbenzyliden camphor (4MBC) - Benzophenon - 4 - Homosalates - (HMS) - 3 Bezyliden camphor - 3 BC - Octyl Dimenthyl PABA - octylmthoxycinnamate O 4 mbc da postagem é altamente prejudicial e essa informação está muito acessível na internet. Alguns sites: http://forum.aufeminin.com/forum/beaute1/__f52635_beaute1-Pour-punky-filtres-solaires-attention.html (em frances) http://www.fibrocystic.com/xeno.htm (em ingles) http://www.umaoutravisao.com.br/artigos2/Solecancerdepele.html (em portugues) abçs.
Rino disse...
Total absurdo. É tanta fantasia desse doutorzinho que foi publicada que eu fiquei pasma.
maria_drix disse...
Sinceramente, bem melhor seria uma entrevista com um dermatologista. O Dr. Lair Ribeiro que eu saiba nao eh dermatologista, pois sempre trabalhou com programaçao neurolinguistica. Quando a ter pesquisado la fora, nunca ouvi nada semelhante a tais comentarios de que o filtro solar engorda e da celulite. Uso filtro ha seculos, tanto nacionais quanto importados, todos com aval da minha dermatologista ( especialista em dermatologista com residencia na area) e nunca engordei nem um quilo por esses motivos. Uma pena essa entrevista nesse blog.
Coisas de Mulheres disse...
Nossa menina me surpreendi agora com esse fato da proteção uva que muitos naum tem. O fato de e engodar ou naum é o de menos,repito o que disse a primeira q comentou Seria interessante um próximo post com uma lista de protetores que realmente funcionam e tenha o uva. bjs ,ameiiii seu blog,muito interessante;Foge dos padrões.
Adriana disse...
Coisas de mulheres, realmente, ouvindo o dr. me veio a sensação de entupimento por substancias quimicas que o corpo odeia. Mas ok, ótimo aprender com quem entende, eu tambem não sabia, também fiquei meio chocada. Quanto a lista com os protetores, vou fazer, mas preciso das respostas dos fabricantes e isso as vezes demora. Mas vou publicar. Quanto ao blog fugir dos padroes, tento ir por esse caminho mesmo, que bom ouvir isso. bjsssssssssssssssssss
C.F.Menz disse...
Sem sol as plantas morrem, os animais morrem, a vida desaparece. Sol é vida. 30 minutos diários no horário do sol bom é suficiente. Use chapéu, mangas de tecido leve, evite o sol das 11 às 16. Lembre-se: tudo que você aplica na pele é absorvido pelo organismo e tem as mais diversas reações, positivas ou negativas. Use seu bom senso.
Marcelo Guimarães disse...
Gostaria de saber em qual estudo cientifico foi baseada esta informação? Onde foi publicado pelo CRM? Pelo que saiba nada procede. Senão Dermatologistas de todo o mundo e cirurgiões plásticos não prescreveriam este medicamento para proteção pós-cirúrgica.
Adriana disse...
Marcelo, tudo bem? as informações passadas pelo Dr Lair Ribeiro podem ser checadas com o mesmo. Seu site: http://www.lairribeiro.com.br/ abçs!
Adriana disse...
Maria Drix, tudo bem? Ok, as informações passadas através da entrevista foram importantes para muitas pessoas, para outras talvez nem tanto. Quando soube desses fatos, quis compartilhar com os leitores do blog. Em pesquisa na internet, achei dezenas de sites la fora que condenam o uso do 4mbc. Bjs.
Angélica disse...
Aprendi que temos que passar o protetor ANTES de tomar sol, agora vem essa estória de passar depois. Muitas pessoas terão sérias consequências se tomar sol sem proteção, mesmo que por 30 minutos! Acho que este artigo deveria ser debatido e esclarecido por um dermatologista. Fiquei chocada sim, mas por saber que o tema foi tratado sem o cuidado de passar pelo crivo de um dermatologista. Boa semana!
.Gi.Gavazzi disse...
Olá, Li aqui e fui pesquisar na net. Achei várias pesquisas condenando o uso de protetores que contenham: 4-metil benzilideno canfora = 4-mbc, benzophenon4, homosalates (hms), octyl dimenthy PABA, etc... Não tenho dúvidas de que estão nos enfiando goela abaixo essas porcarias. Aqui pode tudo!!! Aqui todo mundo é bonzinho, acreditam que todo mundo é bonzinho. Gente, acorda. Quem manda é o dinheiro. Alguém duvida?? Tenho que agradecer a Adriana por disponibilizar aqui, pra mim foi o inicio.
alvaroarenhart disse...
Li materia no msnbc site de 2006 que produtos americanos tbm nao protegem contra raioa UVA. Eles estao send processados por isso. Entao nao Sao apenas produtos nacionais. Nao adianta comprar importados que Mao protegem tbm
Dr. Strangelove disse...
O senhor, "doutor", escritor ou seja lá o que for, Lair Ribeiro fala mais de pseudociência do que de fatos. Fico assustado com pessoas que praticam certo tipo de "terrorismo" contra a sociedade. ele junta cancer de pele, de pulmão e de próstata como se fossem causados pela mesma fonte. Um crime contra a saúde pública. Sorte ter encontrado um outro blog que responde essa matéria com boas intenções, mas com irformações equivocadas deste escritor que se autodenomina "doutor' tendo apenas mestrado. http://adrenergica.wordpress.com/2011/02/05/filtro-solar-engorda-uma-resposta-a-entrevista-do-lair-ribeiro-ao-blog-arrase/
® ∞ AutoFluxo ∞ ® disse...
Um crime contra a saúde pública mesmo e uma irresponsabilidade...que prova e que crédito tem essa pessoa para colocar essas informações? O pior é que as pessoas acreditam e passam adiante esse tipo de informação sem ter nenhuma confirmação da realidade...
comments disse...
Que absurdo! Quanta besteira junta... Quantos neuronios vcs têm? Deve ter meio neurônio pra acreditar que um "Creme" engorda.... Depois de uma publicação dessas a metade das mulheres acerebradas vão se torrar no sol pra não engordar... E esse "Doutor" ganhando rios de dinheiro contando para suas pacientes acerebradas que protetor solar engorda... Ahhhhhhhh tenha dó... E só, para constar... há 16 anos eu li um livro desse "Doutor" chamado Pés no Chão Cabeça nas Estrelas... E tenho certeza que foi o pior livro que li na minha vida.
Cacá Shahrazad. disse...
Quero ver a prova CIENTÍFICA disso, caso fosse verdade eu não passaria toda minha adolescência magricela. Nunca engordei um grama sequer por causa disso. Esse cara deveria ser preso.
Cacá Shahrazad. disse...
Sem contar que se eu tiver 3 celulites é muito. Isso é um crime contra a humanidade. Tá certo que muitas empresas querem é vender e não se importam com a saúde de quem está comprando, mas dai é demais para engolir. E ainda acham que esse cara é sério só pq "estudou" em universidades americanas?
Cacá Shahrazad. disse...
Bem, as que acham que realmente engordam e dá elulites, não usem mais protetor algum e saiam nesse solarão. Depois poste aqui os resultados.
Liliana disse...
Fiquei muito preocupada com esse tipo de declaração.. getemmm vamos fazer um estudo cientifico então??? provas....
Uchiha Itachi Daniele disse...
Benzophenon - 4 é a porcaria que usam nos filtros solares da avon. E namoral,vocês pesquisaram em INGLÊS, as informações que está escrito aqui?Não é só esses filtros solares não, os físicos também são terríveis,óxido de zindo e/ou dióxido de titânio+sol é igual a radical livre que digievoluiu para CÂNCER.O problema é que a Anvisa aqui abre as pernas pros fabricantes de cosméticos e o consumidor que se ferra.Quer ver?Pesquise qual é a composição do Avène Hydrance Optimale UV aqui no brasil e compare com o da União européia.O daqui tem parabeno e DIÓXIDO DE TITÂNIO,o de lá?Tynosorb+nitreto de boro.Olhe também na comu do orkut (picaretologia)um tópico sobre filtros solares.Antes de repetirem tudo igual umas araras é bom pesquisar ¬¬
Alinezinha :D disse...
Só uma coisa .. Fiquei pasma !! depois leio melhor a matéria... Licença !! publiquei seu link em meu blog.. Mil beiiijos http://comprasbacana.blogspot.com

2 comentários:

  1. Esse cara hipnotiza as pessoas... Ele é um cara de pau.

    ResponderExcluir
  2. voce tem umas marcas de protetor para recomendar?

    ResponderExcluir