Princípios Morais nas Artes Marciais
A conduta ética deve ser parte integrante da vida esportiva, social e profissional de todos aqueles indivíduos envolvidos e compromissados com a saúde, com a educação e com o bem estar da coletividade.
A falta de ética nas ARTES MARCIAIS é facilmente identificada por meio de ações contrárias, seja pelo desequilíbrio emocional ou psicológico, seja pela conduta abusiva e intempestiva durante determinado momento marcial.
O maior propósito das competições é o convívio, a confraternização, o desenvolvimento de dos estilos. Nestes momentos, o espírito esportivo deve prevalecer sempre, em qualquer circunstância, fato que demonstra controle emocional e presença de elevado grau de cultura social.
Dentro deste "Espírito Esportivo" encontramos a a necessidade do auto-conhecimento por parte do atleta, aspecto esse onde a participação do psicólogo dentro de uma equipe pode resultar em grande benefício aos resultados esperados dentro de um contexto competitivo, uma vez trabalhando aspectos individuais e grupais, que venham a fortalecer as características mencionadas.
Por isso, um Evento Marcial, que possui diferentes objetivos, como Lutas, exibições, Lutas Combinadas e Demonstrações de Formas é importante entre outros auto-estima positiva, motivação, disciplina, coragem, persistência, capacidade de tomar decisões, otimismo, raciocínio prático, capacidade de atenção e concentração, extroversão, sociabilidade, capacidade para liderar e ser liderado, valores morais positivos e harmonia familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.