A parte do Caratê que se ocupa do estudo da imposição das mãos é conhecida como Te Waza (em japonês: 手技?)[1]. Em que pese referir a mãos, o conjunto de técnicas é de amplo espectro sem, contudo, ter a abrengência e o significado que dado no Judô. A ser considerada em sentido amplo, Tê Waza abrange desde as técnicas de ataque - Ate Waza (em japonês: 当て技?) - e defesa - Uke Waza (em japonês: 受技?) - com as mãos até as de projeção e imbolização.
Em que pese a forma ser com os dedos todos fechados, não se usam deles todos, pois a área de impacto deve repusar sobre os indicador e médio, no fito de formar uma linha diagonal ideal que começa nos dedos referidos e a encerrar no cúbito. E, posto que a forma não seja usada num soco direito (Choku Zuki), a área é a mesma, pois assim a energia do golpe é concentrada num ponto menor, potencializando-o.
É importante que os dedos fiquem arrumados de forma a não flexionarem (o que se consegue somente com muito treino e condicionamento) para trás, haja vista que em tal hipótese podem-se ocasionar ferimentos sérios.
Tal como sucede co'as demais formas de mão aberta, os alvos principais são as partes macias do corpo, como estômago e garganta; um golpe no plexo solar pode deixar o adversário inconsciente. Um lutador experto pode mirar o espaço entre as costelas, ou logo abaixo delas, penetrar o corpo.
O Caratê, como desporto, baniu esta técnica de competições devido sua potencial letalidade, tendo em mente que um ataque à garganta pode resulter em morte.
Seiken Waza
A palavra ken, em japonês, pode significar punho (拳) ou faca/espada (剣). Em Caratê, no conjunto das técnicas de mão quer significar aquelas técnicas em que se usa mormente o punho, isto é, a forma de mão fechada ou semi-fechada, com os dedos cerrados. Costuma-se também dizer que o conjunto de tais técnicas é Seiken Waza, pois seria o conjunto de formas de punho cerrado ou Seiken.Seiken
|Os punhos fechados[2]. Trata-se da mais comum e, crê-se, mais efetiva forma de usar os punhos num enfrentamento e, porque é a mais intuitiva de se fazer, os neófitos são incentivados a treiná-la. A forma é compartilhada por diversar outras artes marciais, como Aikidô, Jujutsu, Boxe ou Savate. Serve para atacar quaisquer áreas e pode ser utilizada também ao s'executar uma defesa. A maneira correcta de produzir a forma é fechando a mão em sequência dos dedos, isto é, primeiro fecha-se o dedo mínimo, depois, o anular e assim por diante até fechar o punho com o polegar por sobre indicador e médio.Em que pese a forma ser com os dedos todos fechados, não se usam deles todos, pois a área de impacto deve repusar sobre os indicador e médio, no fito de formar uma linha diagonal ideal que começa nos dedos referidos e a encerrar no cúbito. E, posto que a forma não seja usada num soco direito (Choku Zuki), a área é a mesma, pois assim a energia do golpe é concentrada num ponto menor, potencializando-o.
Uraken
Forma-se de modo semelhante a Seiken, com os punhos também fechados[2], sendo a área de impacto as juntas dos dedos indicador e médio. Todavia, pode-se utilizar também com a área de impacto sobre as juntas de todos os dedos, mormente quando se treina com Makiwara e, bem assim, os pontos logo inferiores às juntas. |
Tetsui
Com o punho cerrado, a mão bate em forma de martelo[2] e se trata de técnica bastante natural, mormente ao iniciante, tal e qual Seiken. A área de impacto é a lateral carnuda da mão[3], que deve estar tensionada, isto é, com o punho firmemente fechado, pois assim quando o lutador premer a mão no alvo não sofrerá dano mas o adversário, sim. É conhecida também por Kentsuí (em japonês: 拳槌?) ou Shutsuí (em japonês: 手槌?). |
Koken
A mão bate em arco[2], pois é feita ao dobrar o punho para a frente e colocando o polegar rente ao dedo médio, ou seja, o sítio de impacto é a parte exterior exposta do punho. Os alvos comuns, quando usada a técnica como ataque, são várias, indo desde o baço e pernas até o rosto. Quando usada como defesa, é bastante versátil e pode ter a trajetória iniciando em qualquer ponto e indo em qualquer plano. No Caratê desportivo a técnica não tem muito uso. Também conhecida por Kakutô (em japonês: 鶴頭?). |
Heiken
Forma-se à semelhança de Seiken[2]. A área de impacto respousa sobre os dedos e a palma da mão. A forma é conhecida também como "mão de maça". |
Kumade
Dobram-se os dedos sobre eles mesmos. A área de impacto é a palma da mão, que fica bastante rija com a curvatura dos dados. A forma é conhecida também como "pata de urso". |
Yubiken Waza
Há técnicas que são o meio-termo entre as técnicas de punho e de dedos, nas quais, posto que seja usado o punho em riste, há certa prevalência de um dedo, como forma de focalizar a energia do golpe num ponto extremamente concentrato.Ippon-Ken
Desde a forma em Seiken adianta-se o dedo indicador, deixando-o semi-cerrado, e deslocando o polegar para o apoiar[3]. As áreas alvo são as mesmas do punho normal, porém com o fito de causar maiores lesões, o que a torna uma técnica perigosa. Além de golpes diretos contundentes, a forma pode ser usada para pressionar certos pontos do adversário, para promover o livramento de técnicas de agarramento, imobilização ou arremesso. É conhecida ainda por Hitosashiyubi Ippon Ken (em japonês: 人差し指一本拳?). |
Nakadaka-Ken
Assemelhada à forma de Ippon Ken comum mas com o dedo médio protuberante[3], difere basicamente porque nesta forma, a mão tende a assumir a forma triangular, o que proporciona alguma estabilidade a mais. Também se conhece por Nakadaka Ippon Ken (em japonês: 中高一本拳?) ou Nakayubi Ippon Ken (em japonês: 中指一本拳?). |
Nihon-Ken
É uma combinação das técnicas dos dedos indicador e médio[3], em cuja as mesmas anotações podem ser feitas. |
Hiraken
Os punhos semi-fechados[2]. |
Oyayubi-Ken
Arma-se o punho em semelhança a Seiken mas com o polegar saliente em triângulo[3], isto é, a ponta do polegar repousa contra do dedo indicador fechado, bem a seu centro. Um golpe desferido com esta técnica é muito poderoso, o que o torna perigoso e inadequado a competições desportivas e, bem assim, sua prática em treinamento deve ser muito cautelosa e jamais usada em kumitê, pois acidentalmente pode causar desmaios e até morte, haja vista que os pontos visados no oponente são, na maioria dos casos, a base das orelhas e a têmpora. |
Yubi Waza
Dentre as técnicas de mão, reúnem-se num grupo as formas que usam como arma de ataque os dedos.Keiko
A mão bate em forma de bico [2], isto é, os dedos são juntados todos no escopo de formar um bico sólido como área de ataque e cujos alvos são principalmente garganta e pescoço. Também conhecida como Washide (em japonês: 鷲手?) e, em alguns estilos, Keito, mas trata-se de outra técnica. |
Nukite
|O golpe é desferido com as pontas dos dedos, em forma de espada ou garfo[2]. Também é conhecida por "mão penetrante, posto nesta técnica, em cuja a mão é posicionada de forma parecida a Shuto mas com os dedos rigidamente unidos e/ou tensionados, o ataque se dá como se fosse um punhal.É importante que os dedos fiquem arrumados de forma a não flexionarem (o que se consegue somente com muito treino e condicionamento) para trás, haja vista que em tal hipótese podem-se ocasionar ferimentos sérios.
Tal como sucede co'as demais formas de mão aberta, os alvos principais são as partes macias do corpo, como estômago e garganta; um golpe no plexo solar pode deixar o adversário inconsciente. Um lutador experto pode mirar o espaço entre as costelas, ou logo abaixo delas, penetrar o corpo.
O Caratê, como desporto, baniu esta técnica de competições devido sua potencial letalidade, tendo em mente que um ataque à garganta pode resulter em morte.
- Variações
Ippon Nukite (一本貫手) | Nihon Nukite (二本貫手) | Sambon Nukite (三本貫手) | Shihon Nukite (四本貫手) | Gohon Nukite (五本貫手) |
Tate Nukite (立て貫手) | Omote Nukite (表貫手) |
Torade
A mão assume a forma de uma garra. Além de aplicar golpes fortes com a ponta dos dedos, pode ser usada para agarrar. |
Koko
Shuto Waza
Outro grupo de técnicas de mão é o composto por aquelas posturas que simulam o emprego de uma faca, ou espada curta, ora com a lâmina, as costas ou a prancha. Tais técnicas utilizam da mão (sempre aberta) como se fosse um punhal, com o qual o atacante pode desferir um golpe cortante (com a lâmina), perfurante (com a ponta) ou contundente (com o cabo).Shuto
O golpe é desferido com a faca da mão[2], cujo fito é atingir geralmente áreas macias do corpo e circulação. Nesta forma, o polegar é dobrado e mantido firme contra a borda da mão que o apoia, os quatro dedos restantes ficam tensos, próximos mas sem ficarem rigidamente unidos. Também é conhecida por Tegatana (em japonês: 手刀 mão de espada?). |
Haito
O golpe é desferido com o lado do polegar[2], isto é, o sítio de impacto respousa entre a base do dedo indicador e o polegar. À semelhança de Shuto, esta técnica serve para golpear partes macias do corpo, como a garganta. Como o seu emprego é mormente penetrante, é usada para golpear têmpora e rins também. Adicionalmente, é conhecida por Segatana (em japonês: い刀 dorso de espada?). |
Keito
120px | Semelhante a Haito porém o sítio de impacto reside na base do dedo polegar, isto é, na articulação da base. A vocação da técnica é o contra-ataque diretamente ao membro atacante do adversário. |
Haishu
O golpe é desferido com as costas da mão[4]. Em que pese a forma poder ser usada tanto para atacar quanto para defender, sua vocação é mormente defensiva. |
Teisho
O golpe é desferido com a base da mão[4]. A forma, que pode se empregada tanto no ataque quanto na defesa, possui três variações: com os dedos para cima, para baixo ou o pulso lateral. Os alvos mais comuns são rosto, queixo, costelas e plexo solar. |
Seiryuto
Semelhante Teisho mas o sítio de impacto assenta na intersecção daquela técnica e a de Shuto[4]. |
Toho
Semelhante Koko mas o sítio de impacto assenta na parte média entre indicador e polegar[4]. Também é conhecida como Hirabasami (em japonês: 平挟み?). |
Hiji Waza
Cúbito. Junto com as técnicas de joelho os golpes deferidos com os cotovelos são fortes, pois poucas articulações são empregadas. |
Ude Waza
Além da mão, podem ser usadas outras partes, no caso, o antebraço[4]. Grosso modo, em caratê, segundo o estilo estudado, pode-se referir ao antebraço como Kote, Ude, Shubo, Wan ou Wanto (em japonês: 小手, 腕, 手木, 腕 ou 腕刀?). A técnica tem vocação mor defensiva, mas pode (como toda e qualquer outra) ser usada ofensivamente. Assim, posto que não apareça nas denominações das formas, a se seguir um rigorismo será visível. Por exemplo, a defesa de rosto Ague Uquê também é citada como Ague Udê Uquê. |
- Variações
Torite Waza
Em situações de enfrentamento, em treino ou real, pode ocorrer de ser necessário ou mais adequado agarrar o adversário. Em que pese o Caratê hodierno não fazer ênfase em tais técnicas, posto ser destacado mais o seu aspecto desportivo, a arte marcial possui este conjunto de formas, que são uma parte importante do Caratê tradicional, a qual subsiste mormente nos katas. Tal circunstância leva ao fato de muitos caratecas não saberem lidar contra Ne-Waza ou Nage-Waza[5].As formas de agarramento podem ser aplicadas diretamente ou da transformação de outra, de ataque ou defesa, como, por exemplo, Torade, Kokoken ou Toho.
- Ashidori (em japonês: 足取り?): agarramento da perna
- Katatedori (em japonês: 片手取り?): agarramento do pulso/mão
- Kosadori (em japonês: 交叉取り?): agarramento cruzado
- Katatekosadori (em japonês: 片手交叉取り?): agarramento cruzado do pulso
- Katadori (em japonês: 肩取り?): agarramento dos ombros/superior
- Ryokatadori (em japonês: 両肩取り?): agarramento de ambos os ombros
- Ryotedori (em japonês: 両手取り?): agarramento de ambos os pulsos
- Ryotemochi (em japonês: 両手持ち?): imobilização de ambos os pulsos
- Tekubidori (em japonês: 手首取り?): agarramento do punho
- Ushirodori (em japonês: 後ろ取り?): agarramento por trás
- Ushirokatadori (em japonês: 後ろ肩取り?): agarramento superior por trás
- Ushirokatatedori (em japonês: 後ろ片手取り?): agarramento do pulso por trás
Hikite
Hikite é a mão que se recolhe quando a outra ataca ou defende, é também o deslocamento da mão. Este movimento é de suma importância para a aplicação eficaz de qualquer técnica, funciona como se o corpo fosse uma polia.Referências
- ↑ Shidokan Brasil (em Português). Página visitada em 25.ago.2010.
- ↑ a b c d e f g h i j Federação Paranaense Kyokushinkaikan de Artes Marciais (em português). Página visitada em 26.ago.2010.
- ↑ a b c d e Karate Frascati (em italiano). Página visitada em 29.ago.2010.
- ↑ a b c d e Confederação Brasileira de Bushido Ryu e Budo (em português). Página visitada em 29.ago.2010.
- ↑ Karate-Archiv (em alemão). Página visitada em 26.ago.2010.
[editar] Bibliografia
CUMMINS, William; SCAGLIONE, Robert. Shorin-Ryu: Okinawan karate question and answer book. Tuttle, 1989. ISBN: 0804814260. (em inglês)DEMURA, Fumio. Shito ryu karate. EE. UU.: Ohara, 1971. (em inglês)
GUTIÉRREZ, Raúl. Kenpo karate: Kosho-Shorei ryu kenpo. Madrid: Esteban Sanz Martinez, 1985. (em castelhano)NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do karatê. São Paulo: Cultrix, 1996. 2 v.
________. O melhor do karatê: jitte, hagetsu, empi. 2 ed. São Paulo: Cultrix, 2004. 7 v.
TSU TOO, Henji. Karatê Gojuriu: conheça tudo sobre esta modalidade do karatê. São Paulo: Hemus, 2004.
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